


Symphony X
É uma banda americana de Metal Progressivo. Michael Romeo participou das bandas Phantom's Opera e Gemini de Middletown, New Jersey. Em 1992, Romeo gravou um álbum demo em seu apartamento, que foi enviado para várias gravadoras. A fita atraiu a atenção da gravadora Zero Corporation no Japão. O seu primeiro álbum solo de estúdio, The Dark Chapter, foi lançado em abril de 1994 pela Zero, que contou com o tecladista Michael Pinnella. O álbum atraiu bastante atenção, principalmente no Japão. Romeo recrutou o baixista Thomas Miller, o baterista Jason Rullo e o vocalista Rod Tyler, com Pinella permanecendo nos teclados. A banda Symphony X gravou a fita demo, Danse Macabre, em 1994. O seu primeiro álbum de estúdio, Symphony X, foi lançado em 1994 pela Zero Corporation no Japão. Após o lançamento do álbum, Rod Tyler deixou a banda devido a diferenças criativas e foi substituído pelo vocalista Russell Allen. O seu segundo álbum de estúdio, The Damnation Game, foi lançado em 1995 no Japão e na Europa pela Inside Out Music. O seu primeiro álbum foi relançado na Europa em 1996 pela Inside Out Music. O seu terceiro álbum, The Divine Wings of Tragedy, foi lançado em novembro de 1996. Foi o álbum que primeiro deu exposição ao Symphony X nos círculos do Metal.
No final de 1997 e durante parte do ano seguinte, Jason Rullo teve que se afastar da banda para resolver problemas pessoais, e foi temporariamente substituído por Thomas Walling. Em 1998, foram as primeiras apresentações ao vivo da banda, que até então já reunia muitos fãs de todo o mundo. O seu quarto álbum, Twilight in Olympus, foi lançado no início de 1998. O seu primeiro show oficial aconteceu no Japão, e logo foi seguido por uma turnê mundial. O baixista Thomas Miller deixou a banda e foi substituído por Michael Lepond. O seu primeiro álbum de compilações, Prelude to the Millennium, foi lançado em 2 de fevereiro de 1999 pela Inside Out Music. Jason Rullo retornou, e participou do seu quinto álbum, V: The New Mythology Suite, que foi lançado em 10 de outubro de 2000 pela Inside Out Music. A banda fez uma turnê pela Europa e América do Sul logo após o seu lançamento. O seu primeiro álbum ao vivo, Live on the Edge of Forever, foi lançado em 13 de novembro de 2001. O álbum foi gravado no Élysée Montmartre, em Paris, durante a sua turnê europeia em 2000. O seu sexto álbum, The Odyssey, foi lançado em 5 de novembro de 2002. Em 2005, a Symphony X se apresentou no Gigantour, um festival de verão organizado por Dave Mustaine do Megadeth na América do Norte.
O seu sétimo álbum, Paradise Lost, foi lançado em 26 de junho de 2007. O álbum estreou na posição 123 na Billboard 200. O seu oitavo álbum, Iconoclast, foi lançado em 17 de junho de 2011 pela Nuclear Blast, e estreou na posição 76 na Billboard 200. A canção "The End of Innocence" foi lançada como single do álbum. Em 25 de fevereiro de 2011, a Symphony X fez o primeiro show de sua turnê de 2011 em Stuttgart, na Alemanha. Em 27 de fevereiro de 2013, foi anunciado que o baterista Jason Rullo foi internado no hospital por insuficiência cardíaca. Ele então iniciou um programa de reabilitação. John Macaluso se juntou a eles em turnê para suas datas sul-americanas e europeias, até que Jason Rullo conseguiu se recuperar completamente. O seu nono álbum, Underworld, foi lançado em 24 de julho de 2015 pela Nuclear Blast. A banda entrou em um breve hiato durante 2017 em que não se apresentou, devido ao compromisso de Russell Allen com a sua banda Adrenaline Mob. Em 14 de julho de 2017, a Adrenaline Mob se envolveu em um grave acidente de trânsito, que resultou em ferimentos graves para Allen e a morte do baixista da banda e seu gerente de turnê. A Symphony X retornou aos palcos em maio de 2019 com uma turnê europeia. A Symphony X realizou seus shows de 25º aniversário na América do Sul em agosto de 2021, e na América do Norte em maio de 2022.