top of page
symphony-x.jpg
Symphony X

É uma banda americana de Metal Progressivo. No início de 1994, Michael Romeo, anteriormente das bandas Phantom's Opera e Gemini de Middletown, New Jersey, gravou o seu álbum solo de estúdio, The Dark Chapter, que contou com o tecladista Michael Pinnella. O álbum atraiu bastante atenção, principalmente no Japão. Romeo então recrutou o baixista Thomas Miller, o baterista Jason Rullo e o vocalista Rod Tyler para completar a banda. O primeiro álbum da banda, Symphony X, foi lançado no final de 1994 pela Zero Corporation no Japão. O vocalista Rod Tyler deixou a banda e foi substituído por Russell Allen. O seu segundo álbum de estúdio, The Damnation Game, foi lançado em 1995 no Japão e na Europa pela Inside Out Music. O seu terceiro álbum, The Divine Wings of Tragedy, foi lançado em novembro de 1996. Foi o álbum que primeiro deu exposição ao Symphony X nos círculos do Metal. No final de 1997 e durante parte do ano seguinte, o baterista Jason Rullo teve que se afastar da banda para resolver problemas pessoais. Ele foi temporariamente substituído por Thomas Walling. O seu quarto álbum, Twilight in Olympus, foi lançado no início de 1998. Nesse ano também foram as primeiras apresentações ao vivo da banda, que até então já reunia muitos fãs de todo o mundo. O seu primeiro show oficial aconteceu em 1998, no Japão, e logo foi seguido por uma turnê mundial. O baixista Thomas Miller deixou a banda e foi substituído por Michael Lepond.

 

O álbum de compilação, Prelude to the Millennium, foi lançado no final de 1998. Jason Rullo retornou, e participou do quinto álbum da banda, V: The New Mythology Suite, que foi lançado em 10 de outubro de 2000 pela Inside Out Music. A banda fez uma turnê pela Europa e América do Sul logo após seu lançamento. O seu primeiro álbum ao vivo, Live on the Edge of Forever, que foi lançado em 13 de novembro de 2001. O seu sexto álbum, The Odyssey, foi lançado em 5 de novembro de 2002. Com destaque para a canção “The Odyssey”, uma interpretação musical de 24 minutos do épico homérico. Em 2005, a Symphony X se apresentou no Gigantour, um festival de verão organizado por Dave Mustaine do Megadeth na América do Norte. O seu sétimo álbum, Paradise Lost, foi lançado em 26 de junho de 2007. O álbum incluiu um DVD especial com imagens filmadas pela banda ao longo de sua história. O lançamento coincidiu com uma turnê mundial de 14 meses, incluindo uma turnê por toda a Europa com o Dream Theater no outono de 2007. O álbum estreou na posição 123 na Billboard 200. A banda excursionou pela América do Norte e do Sul de outubro a novembro de 2008, e excursionou pela Ásia em fevereiro de 2009. O seu oitavo álbum, Iconoclast, foi lançado na Europa em 17 de junho de 2011, e estreou na posição 76 na Billboard 200. Em 25 de fevereiro de 2011, a Symphony X fez o primeiro show de sua turnê de 2011 em Stuttgart, na Alemanha.

 

Russell Allen co-fundou o supergrupo Adrenaline Mob de Heavy Metal com o guitarrista Mike Orlando e o baterista Mike Portnoy. Em 27 de fevereiro de 2013, foi anunciado que, durante a semana anterior, o baterista Jason Rullo foi internado no hospital por insuficiência cardíaca. Ele então iniciou um programa de reabilitação que levou um mínimo de 3 a 6 meses sob cuidados médicos. John Macaluso se juntou a eles em turnê para suas datas sul-americanas e europeias, até que Jason Rullo conseguiu se recuperar completamente. O seu nono álbum, Underworld, foi lançado em 24 de julho de 2015 pela Nuclear Blast. A banda entrou em um breve hiato durante 2017 em que não se apresentou, devido ao compromisso de Russell Allen com a banda Adrenaline Mob. Em 14 de julho de 2017, a Adrenaline Mob se envolveu em um grave acidente de trânsito, que resultou em ferimentos graves para Allen e a morte do baixista da banda e seu gerente de turnê. O tecladista Michael Pinnella lançou o álbum solo, Enter by the Twelfth Gate, em 12 de outubro de 2004. Russell Allen também lançou o seu primeiro álbum solo, Atomic Soul, no verão de 2005. O baixista Michael LePond lançou o seu primeiro álbum solo, Mike LePond's Silent Assassins, em 26 de setembro de 2014. O segundo álbum solo de Michael Romeo, War of the Worlds, Pt. 1, foi lançado em 27 de julho de 2018. Foi o primeiro álbum solo de Romeo desde The Dark Chapter, que foi lançado em 1994, e o seu terceiro álbum, War of the Worlds, Pt. 2, foi lançado em 25 de março de 2022.

bottom of page