T. Rex

Foi uma banda de rock inglesa. Depois de vários singles solo sem sucesso e uma breve carreira como guitarrista na banda de rock psicodélica, John's Children, e depois de um desempenho desastroso do quarteto no Covent Garden, em Londres e sua separação, Marc Bolan então funda o Tyrannosaurus Rex em agosto de 1967, contratando os serviços do percussionista Steve Took, começou a apresentar material acústico como um duo com um repertório de canções de influência oriental. My People Were Fair and Had Sky in Their Hair... But Now They're Content to Wear Stars on Their Brows é o álbum de estreia da banda, lançado em 5 Julho de 1968 pela Regal Records produzido por Tony Visconti. Ele também incluiu o disc jockey John Peel, que leu uma história infantil escrita por Bolan para a faixa de encerramento do álbum, "Frowning Atahuallpa". O álbum Unicorn é o terceiro álbum de estúdio da banda. Foi lançado em 16 de maio de 1969, e foi o último álbum do Tyrannosaurus Rex com Steve Took. A relação de Bolan com Took terminou depois disso, embora eles tenham sido contratualmente obrigados a fazer uma turnê nos Estados Unidos que estava condenada antes de começar. 

 

Assim que ele retornou ao Reino Unido, Bolan contratou o percussionista Mickey Finn, e eles completaram o quarto álbum, A Beard of Stars, e seu último antes de mudar seu nome para T. Rex. Foi lançado em 13 de março de 1970. O álbum T. Rex é o quinto álbum da banda e o primeiro lançado com o novo nome da banda. Foi lançado em 18 de dezembro 1970 pela Fly Records na Inglaterra e pela Reprise Records nos EUA. O álbum marcou a mudança de estilo para o rock. Depois que a atriz Chelita Secunda acrescentou dois pontos de brilho sob os alhos de Bolan antes de uma aparição no Top of the Pops, nasceu o glam rock. Em Setembro de 1971, o T. Rex lançou seu segundo álbum, Electric Warrior, lançado em 24 de setembro de 1971, que contou com o baixista Steve Currie e o baterista Bill Legend e alcançou o número 32 na Billboard 200 e ficou no topo na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, The Slider, foi lançado em 21 de julho de 1972, e alcançou o número 4 na UK Albums Chart e o número 17 na Billboard 200. O quarto álbum, Tanx, foi lançado em 16 de março de 1973, marcaria o fim da formação clássica do T. Rex. Durante a gravação, os membros começaram a sair, começando com Bill Legend em novembro.

 

O quinto álbum, Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow foi lançado em 01 de fevereiro de 1974, e alcançou o número 12 no Reino Unido. O tecladista Dino Dines entrou na banda em 1974. O sexto álbum, Bolan's Zip Gun, foi lançado em 16 de fevereiro 1975. Depois do lançamento do álbum, Mickey Finn deixou o T. Rex. O sétimo álbum de estúdio, Futuristic Dragon, foi lançado no mundo inteiro exceto América do Norte em 30 de janeiro 1976. O seu oitavo e último álbum, Dandy in the Underworld, foi lançado 11 de março de 1977. Gloria Jones bateu o Mini 1275GT roxo de Bolan em uma árvore, na Queens Ride, Barnes, sudoeste de Londres. Enquanto Jones foi gravemente ferida, Marc Bolan foi morto no acidente, duas semanas antes de completar 30 anos. Com a morte de Bolan, a banda terminou. Steve Took morreu de asfixia por uma cereja de cocktail depois que sua garganta estava anestesiada por uso de morfina e cogumelos mágicos em 1980, Steve Currie também morreu em um acidente de carro, em 1981, Mickey Finn morreu em 2003 de uma possível insuficiência hepática e renal. O tecladista Dino Dines morreu de ataque cardíaco em 2004, aos 59 anos. O T. Rex foi induzido no Rock & Roll Hall of Fame em 2020, mas por causa da Pandemia do Covid-19, a cerimonia foi adiada para uma data futura.

 Rockdigital