Ten Years After

É uma banda britânica de blues-rock. O núcleo da banda se formou no final de 1960 como Ivan Jay and the Jaycats. Após vários anos de sucesso local na área de Nottingham / Mansfield. Em 1966, mudaram o nome para Jaybirds, formada pelo vocalista Ivan Jay, o guitarrista Alvin Lee, o baixista Leo Lyons e o baterista Ric Lee. Eles se mudaram para Londres para apoiar a Ivy League.  No mesmo ano, Chick Churchill se juntou ao grupo como tecladista. Em novembro, a banda contratou um gerente, Chris Wright, e mudou seu nome para Blues Trip. Usando o nome Blues Yard, eles fizeram um show no Marquee Club, apoiando a Bonzo Dog Doo-Dah Band. Eles finalmente mudaram seu nome, para Ten Years After, em homenagem a Elvis Presley, um dos ídolos de Lee. Isso foi dez anos após o ano de sucesso de Presley, 1956. A banda foi o primeiro cliente a assinar com a Chrysalis Records. Ele garantiu residência no Marquee e foi convidado a tocar no Windsor Jazz Festival em 1967. Essa performance levou a um contrato com a Deram Records, uma subsidiária da Decca. O seu primeiro álbum, Ten Years After, foi lançado em outubro de 1967. 

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Undead, foi lançado em agosto de 1968, contendo "I'm Going Home", um blues de seis minutos, que alcançou as paradas em ambos os lados do Atlântico. Após uma turnê na Escandinávia e nos Estados Unidos, o seu segundo álbum, Stonedhenge, foi lançado em  fevereiro de 1969, e alcançou o Top Ten no Reino Unido no início de 1969. Em julho de 1969, a banda se apresentou no Newport Jazz Festival, no primeiro evento em que as bandas de rock foram convidadas, e em agosto, se apresentou no Festival de Woodstock, onde eles tocaram uma versão de nove minutos de "I'm Going Home". Seu terceiro álbum, Ssssh, foi lançado em agosto de 1969. O álbum alcançou a posição 20 na Billboard 200 e a posição 4 na UK Albums Chart. O seu quarto álbum, Cricklewood Green, foi lançado em agosto de 1970, contendo o single "Love Like a Man", que foi o único hit do grupo na UK Singles Chart, alcançando a posição 10. Em agosto de 1970, eles tocaram no Strawberry Fields Festival, perto de Toronto, e no Festival da Ilha de Wight 1970. O seu quinto álbum, Watt, foi lançado em Dezembro de 1970, e foi o último do grupo gravado pela Decca, após o qual eles assinaram com a Columbia nos EUA, direcionando o seu estilo para mais pop. 

 

O seu sexto álbum, A Space in Time, foi lançado em agosto de 1971, e alcançou a posição 17 na Billboard 200. O Ten Years After se separou após o lançamento do sétimo álbum, Positive Vibrations em abril 1974. Na segunda metade da década de 1970 e início da década de 1980, Alvin fez uma turnê com uma nova banda que ele chamou de Ten Years Later. O Ten Years After original se reuniu em 1983 para tocar no Reading Festival. Em 1988, os membros se reuniram para alguns shows e gravaram o oitavo álbum, About Time, lançado em 22 de agosto de 1989. Em 1994, eles participaram do festival Eurowoodstock em Budapeste. Em 2003, os outros membros da banda substituíram Alvin Lee por Joe Gooch e começaram a excursionar novamente. O seu décimo álbum, Now, foi lançado em 13 de julho de 2004, e também lançou o álbum duplo ao vivo Roadworks em 2005. Alvin Lee morreu no dia 06 de março de 2013 com a idade de 68 anos, devido a complicações de uma cirurgia de rotina. Em janeiro de 2014, foi anunciado que Gooch e Lyons haviam saído da banda, e foram substituídos pelo baixista Colin Hodgkinson e pelo guitarrista Marcus Bonfanti.

 Rockdigital