

Tenacious D
É um duo americano de Comedy Rock. Os atores Jack Black e Kyle Gass se conheceram em Los Angeles em 1986, como membros da trupe de teatro Actors' Gang. A trupe viajou para a Escócia para o Festival Fringe de Edimburgo em 1989 para apresentar a peça Carnage de Tim Robbins e Adam Simon. Após a viagem, Black e Gass se uniram por meio da música. A dupla se autodenominou Responsive Chord enquanto ensaiava o ato de comédia. A primeira aparição da banda foi no Highland Grounds em Los Angeles, uma cafeteria, onde se apresentaram como The Axe Lords Featuring Gorgazon's Mischief. A primeira apresentação da banda em um evento musical real foi uma curta aparição no Al's Bar no verão de 1994, abrindo para The Abe Lincoln Story. Maynard James Keenan, vocalista principal da banda Tool, convidou Black e Gass para apoiar 3 shows do Tool na Califórnia em dezembro de 1995. O Tool foi o primeiro grande ato de apoio para o Tenacious D. Black e Gass foram convidados a tocar a curta música "5 Needs" no filme Bio-Dome de 1996. Foi sua primeira aparição na tela como Tenacious D. Em 1997, o Tenacious D se tornou um ato popular na cena musical de Los Angeles, se apresentando no The Viper Room. A sua primeira fita demo, a Tenacious Demo, foi lançada no final dos anos 1990. A série de TV, Tenacious D, estreou na HBO em 1997 com 3 episódios. Eles começaram a abrir shows de grandes nomes, incluindo Beck, Pearl Jam e Foo Fighters.
Em maio de 2000, o Tenacious D assinou com a Epic Records. O seu primeiro álbum, Tenacious D, foi lançado em 25 de setembro de 2001, e alcançou a posição 33 na Billboard 200. A canção "Tribute" foi o segundo single do álbum, e alcançou o topo na UK Rock & Metal. Foi apoiado por uma banda completa, composta por Grohl na bateria e guitarra, o tecladista Page McConnell do Phish, o guitarrista Warren Fitzgerald do The Vandals e o baixista Steven Shane McDonald do Redd Kross. O seu primeiro EP, D Fun Pak, foi lançado em 2002. O filme, Tenacious D em: The Pick of Destiny, estreou no Reino Unido em 1 de novembro de 2006, no cinema Vue West End em Londres, Inglaterra. O seu segundo álbum, The Pick of Destiny, foi lançado em 14 de novembro de 2006 pela Epic Records, e alcançou a oitava posição na Billboard 200. O Tenacious D embarcou na The Pick of Destiny Tour, pelos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A turnê incluiu a primeira aparição da banda no Madison Square Garden de Nova York. A turnê contou com uma banda de apoio, com John Konesky na guitarra, John Spiker no baixo, Brooks Wackerman na bateria. O seu terceiro álbum, Rize of the Fênix, foi lançado em 15 de maio de 2012 pela Columbia Records. O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200. O seu segundo EP, Jazz, foi lançado em 23 de novembro de 2012.
O seu primeiro álbum ao vivo, Tenacious D Live, foi lançado em 27 de novembro de 2015 pela Columbia Records. O filme, Tenacious D in Post-Apocalypto, foi lançado com 6 episódios individuais no YouTube de 28 de setembro a 2 de novembro. O seu quarto álbum, Post-Apocalypto, foi lançado em 2 de novembro de 2018 pela Columbia Records. Em junho de 2024, a banda anunciou a turnê Rock D Vote se apresentando em 5 estados indecisos antes das eleições nos EUA. Em 14 de julho de 2024, o Tenacious D comemorou o 64º aniversário de Gass durante sua apresentação no ICC Sydney Theatre. Um bolo de aniversário foi trazido e Black encorajou Gass a fazer um pedido. Gass respondeu: "Não perca Trump da próxima vez", referindo-se à tentativa de assassinato de Donald Trump no dia anterior. Dois dias depois, Black escreveu nas redes sociais que foi surpreendido pelo comentário de Gass e que não tolerava discurso de ódio ou violência política de nenhuma forma. O Tenacious D cancelou o resto de sua turnê mundial. Gass se desculpou nas redes sociais. Ele foi posteriormente dispensado por seu agente de talentos de longa data, Michael Greene. Gass apagou seu pedido de desculpas mais tarde naquela semana. Em fevereiro de 2025, o Tenacious D contribuiu com um cover de "Keep On Loving You" do REO Speedwagon para o álbum de compilação Good Music To Lift Los Angeles, que é uma coletânea beneficente de 90 faixas para auxílio aos incêndios em Los Angeles. O álbum foi lançado em 7 de fevereiro de 2025.