Tool

É uma banda de metal progressivo americana. Em 1990, Maynard James Keenan, aluno da Kendall College of Art & Design, conheceu Adam Jones, técnico em efeitos especiais, e começaram a compor juntos e chamavam dezenas de músicos para ensaiar. Eles usavam o estúdio de ensaio pessoal de Danny Carey, vizinho de Maynard e amigo de Adam. Danny foi apresentado a Adam pelo guitarrista Tom Morello, com quem Adam havia tocado baixo numa banda chamada Electric Sheep. Por indicação de Morello, Danny Carey se ofereceu para tocar bateria com Maynard e Adam. Na mesma época, Paul D'Amour tinha se mudado para Los Angeles para trabalhar no meio cinematográfico, realizando efeitos especiais para os filmes O Exterminador do Futuro, Jurassic Park e Predador 2, e já estava desistindo de ser músico quando conheceu Adam, que o convidou para tocar baixo. Com a banda formada, eles começaram a ensaiar regularmente na casa de Danny Carey

 

Depois de quase se chamarem Toolshed, eles  simplificaram para Tool. O seu primeiro EP Opiate, foi lançado em Abril de 1992. A faixa "Sweat" foi adicionada à trilha sonora do filme Scape From L.A.. O seu primeiro álbum, Undertow, foi lançado em 6 de Abril de 1993. O álbum ganhou nas categorias de "Melhor Artista Novo" e "Melhor Clipe De Hard Rock/Metal" na MTV Music Award. O Tool foi uma das atrações principais do Festival Lollapalooza '93. O seu segundo álbum, Ænima, foi lançado em 17 de setembro de 1996. Durante o processo de composição do álbum, Paul D'Amour anuncia sua saída da banda, sendo substituído por Justin Chancellor. A banda ganhou o prêmio por Melhor Embalagem de Álbum no Grammy Award de 1996. No ano seguinte, ganha o Grammy Award de Melhor Performance de Metal. Após a turnê do álbum, o Tool resolve dar um tempo. Mais tarde, Maynard restabelece contato com Billy Howerdel, técnico de som das sessões do álbum Ænima.

 

Howerdel mostra suas composições e Maynard se oferece para participar do projeto que ele estava montando com a baixista Paz Lenchantin, que formam a banda A Perfect Circle, que acabaria se tornando a ocupação de Maynard durante um bom tempo. Quando A Perfect Circle deu um tempo, o Tool imediatamente voltou às atividades em 2000. Após cinco anos, O seu terceiro álbum, Lateralus, foi lançado em 15 de Maio de 2001. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. A banda ganha mais um Grammy Award, desta vez com a música “Schism”. Terminada a turnê do álbum em 2002, Maynard volta a se reunir com A Perfect Circle e planeja o lançamento do segundo álbum. O seu quarto álbum, 10000 Days, foi lançado em 2 de maio de 2006. Foi o segundo álbum da banda que alcançou o topo na Billboard 200. O seu quinto álbum, Fear Inoculum, foi lançado em 30 de agosto de 2019. A música "7empest" alcançou a posição 6 na Billboard Hot Rock, e ganhou a Melhor Performance de Metal no 62nd Grammy Awards em 26 de janeiro de 2020.

 Rockdigital