A Perfect Circle
É uma banda americana de Metal Alternativo. Billy Howerdel, um ex- técnico de guitarra, conheceu o vocalista Maynard James Keenan da banda Tool em 1992, quando a banda estava abrindo para a Fishbone, e os dois se tornaram amigos. 3 anos depois, Keenan ofereceu a Howerdel, que estava procurando por hospedagem, um quarto em sua casa na North Hollywood. Howerdel tocou algumas demos de sua música para Keenan e logo em seguida, A Perfect Circle foi formada. Os dois completaram a formação inicial da banda com o baixista e violinista Paz Lenchantin, o guitarrista Troy Van Leeuwen, e o baterista Tim Alexander. A banda fez o seu primeiro show no Viper Club Reception de Los Angeles em agosto de 1999, e tocou no Coachella Festival no mês de outubro. A banda negociou para lançar o álbum pela Volcano Records, a gravadora do Tool, mas Keenan preferiu trabalhar com a Virgin Records pois ele queria que a banda fosse igualmente importante como a banda Tool, e não apenas um projeto paralelo. Alexander foi logo substituído por Josh Freese. O seu primeiro álbum, Mer de Noms, foi lançado em 23 de maio de 2000. O álbum estreou na quarta posição na Billboard 200, se tornando o álbum de estréia mais vendido para uma banda de Rock. A banda abriu shows do Nine Inch Nails na turnê 2000 Fragility v2.0. Como Keenan era bem conhecido através da sua banda Tool, ele usava perucas nas apresentações.
Em 2000, Keenan retornou ao Tool para terminar a gravação do próximo álbum. Keenan retornou ao A Perfect Circle para a turnê de janeiro a março de 2001, e retornou ao Tool novamente para o resto de 2001 na turnê da banda. Devido a mudanças na programação e discordâncias na direção do álbum da Perfect Circle, o seu lançamento foi atrasado por mais de um ano. O baixista Jeordie White conhecido anteriormente como Twiggy Ramirez, substituiu Lenchantin no baixo em janeiro de 2003. Pouco depois, VanLeeuwen permanentemente deixou a banda, e Danny Lohner preencheu temporariamente como o segundo guitarrista para terminar o álbum. O seu segundo álbum, Thirteenth Step, foi lançado em 16 de setembro de 2002. O álbum alcançou o número 2 na Billboard 200. O seu primeiro single, "Weak and Powerless" foi o single de maior sucesso, alcançando o primeiro lugar nas Mainstream Rock Tracks e Alternative Songs da Billboard. A música foi apresentada no filme Underworld. A turnê de apoio ao álbum começou nos EUA em julho de 2003 e durou até o final do ano, com uma breve passagem pela Europa. Lohner foi substituído permanente pelo guitarrista James Iha. O seu terceiro álbum, Emotive, foi lançado em 2 de novembro de 2004. O álbum estreou no segundo lugar na Billboard 200. A banda não fez turnê de apoio ao lançamento, ao invés disso entrou em um hiato em janeiro de 2005, com os membros se voltando para seus projetos. Keenan saiu do Tool, e começou um projeto solo por conta própria, a Puscifer. O projeto solo de Howerdel, a Ashes Divide foi lançado no início de 2008.
Em setembro de 2010, A Perfect Circle anunciou oficialmente o fim do seu hiato. Keenan, Howerdel, Freese e Iha retornaram, porém, com Lenchantin e White indisponíveis. A banda recrutou o baixista Matt McJunkins. Em 2011, a banda se apresentou no Rock on the Range, no Edgefest, no Bluesfest, no Kanrocksas, no Lollapalooza e uma performance no Red Rocks Amphitheatre. Freese saiu da banda para tocar bateria no Weezer e foi substituído por Jeff Friedl. Em 2012, Keenan e Howerdel estavam voltando para seus respectivos projetos, a banda Puscifer e a Ashes Divide. A Perfect Circle ficou inativa ao longo de 2012, com um único show ao vivo em dezembro. No entanto, pouco antes do show, em outubro, Freese anunciou que estaria deixando a banda permanentemente, com Friedl se tornando seu substituto. A banda tocou em alguns shows ao vivo no início de 2013, incluindo o Soundwave Music Festival na Austrália e o Lollapalooza Chile. A banda novamente caiu em alguns anos de inatividade pública, e se tornou ativa novamente em 2017. O seu quarto álbum, Eat the Elephant, foi lançado em 20 de abril de 2018. Billy Howerdel lançou o seu segundo álbum solo, What Normal Was, em 10 de junho de 2022. A Puscifer, o projeto paralelo de Maynard James Keenan, participou de 2 shows durante a turnê do álbum. Sem planos de reativar a banda novamente, cada um seguiu seus projetos pessoais.