The Archies

Foi uma banda de garagem de ficção americana. O The Archies é uma banda fictícia americana de Riverdale que apareceu na série de TV animada The Archie Show. O The Archies apareceram pela primeira vez na história em quadrinhos, Life with Archie # 60 em abril de 1967. A banda fictícia foi inspirada no sucesso da série de TV The Monkees de 1966. No contexto da série, a banda foi fundada pelo vocalista e guitarrista Archie Andrews, o baixista Reggie Mantle, a baterista Forsythe Jughead Jones, a vocalista e tecladista Veronica Lodge e a vocalista, guitarrista e percussionista Betty Cooper e Hot Dog como mascote e condutor. Os vocais masculinos para o The Archies foram fornecidos por Ron Dante e os vocais femininos por Toni Wine. Um conjunto de músicos de estúdio foi montado pelo produtor Don Kirshner. O seu primeiro álbum, The Archies, foi lançado em 1968 pela Calendar Records. O seu primeiro single foi "Bang-Shang-A-Lang" e alcançou o número 22 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a posição 88 na Billboard 200.

 

O seu segundo álbum, Everything's Archie, foi lançado em 14 de novembro de 1969. O single "Sugar, Sugar" foi o número um na parada pop e foi premiado com um disco de ouro. O single foi classificado como a música número um do ano na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a posição 66 na Billboard Top LPs. Os vocais masculinos foram realizados pelo vocalista Ron Dante e os vocais femininos por Toni Wine, que só foi pago pela sessão de gravação e abandonou o grupo quando a música se tornou um grande sucesso. O seu terceiro álbum, Jingle Jangle, foi lançado em 1969. Foi o primeiro álbum lançado pela Kirshner Record. O álbum apresenta o single "Jingle Jangle" que alcançou a posição 10 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a posição 125 na Billboard Top LPs. O seu quarto álbum, Sunshine, foi lançado em 1970 pela Kirshner Records. O single "Sunshine" alcançou a posição 57 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou a posição 137 na Billboard Top LPs. Os vocais feminino foi realizado por Donna Marie, e os vocais masculinos pelo vocalista Ron Dante

O seu quinto álbum, This is Love,  foi lançado em 1971 pela Kirshner Records. com os vocais femininos de Merle Miller. A única música do The Archies que não apresentou Ron Dante foi "Love Is Living In You" de 1971, cantada por Bob Levine. O seu último single, "Strangers in the Morning" foi lançado em 1972. O seu sexto álbum de estúdio, The Archies Christmas Album Featuring Betty and Veronica, foi lançado em 30 de setembro de 2008. É o primeiro álbum do Archies desde 1971. Apresenta os vocais de Ron Dante como Archie, além de Danielle Van Zyl como Betty Cooper e Kelly-Lynn como Veronica. No início de 2017, a Archie Comics explorou o nascimento de sua banda de rock The Archies, com uma cena emocionante de Alex Segura e Matt Rosenberg, com arte de Joe Eisma na The Archies # 1. Em 2020, o grupo fez sua segunda aparição ao vivo em Riverdale, com Kevin Keller substituindo Reggie Mantle como o novo baixista da banda.

 Rockdigital