

The Jam
Foi uma banda britânica de Punk Rock. A banda foi formada na Sheerwater Secondary School em Woking, Surrey, na Inglaterra, em 1972, com Paul Weller no baixo e vocalista principal com vários amigos. Eles fizeram seus primeiros shows no Michael's, um clube local com Weller, o guitarrista Steve Brookes e o baterista Rick Buckler. Em seus primeiros anos, seus sets consistiam em covers de primeiras canções de Rock and Roll até que Weller ficou fascinado pela música Mod. Eles começaram a usar ternos e tocar covers da Motown, Stax e Atlantic. Bruce Foxton foi contratado como o segundo guitarrista. Brookes deixou a banda, e não foi substituído. Weller convenceu Foxton a assumir o baixo, e o trio Weller, Foxton e Buckler se manteve até o final da carreira do Jam. A banda foi gerenciada pelo pai de Weller, John Weller. No início de 1977, eles assinaram um contrato com a Polydor Records. Em 29 de abril lançaram o seu primeiro single "In the City", que alcançou o Top 40 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, "In the City", foi lançado em maio de 1977. O álbum contém a canção cover "Slow Down" de Larry Williams e a canção "Batman Theme", tema da série de TV Batman de 1960. O seu segundo álbum, This Is the Modern World, foi lançado em 18 de novembro de 1977. O seu terceiro álbum, All Mod Cons, foi lançado em 3 de novembro de 1978.
O seu quarto álbum, Setting Sons, foi lançado em 16 de novembro de 1979. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. O single "The Eton Rifles", foi o primeiro hit Top 10 no Reino Unido, alcançando o terceiro lugar. O single não álbum, "Going Underground" foi lançado em março de 1980, e estreou no topo na UK Singles Chart, permanecendo 3 semanas no topo. O seu quinto álbum, Sound Affects, foi lançado em 28 de novembro de 1980. A canção "Start!", estreou na terceira posição e 2 semanas depois alcançou o topo na UK Singles Chart por 1 semana. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. O seu sexto álbum de estúdio, The Gift, foi lançado em 12 de março de 1982. Foi um dos álbuns de estúdio mais bem-sucedidos da banda, alcançando o topo na UK Albums Chart. A canção "Town Called Malice" estreou no topo na UK Singles Chart. Em 30 de outubro de 1982, após uma turnê mundial, Weller anunciou sua intenção de dissolver a The Jam. Depois de uma turnê de despedida no Reino Unido e aparições no Top of the Pops e no The Tube para promover o single "Beat Surrender", que foi o último single não álbum do Jam e foi lançado em 22 de novembro de 1982. O single se tornou o seu quarto e último hit nº 1 da banda na UK Singles Chart por 2 semanas.
A decisão de Weller de terminar a banda, foi anunciada por seu pai, o empresário da banda, em uma reunião no verão de 1982, e foi um choque para Buckler e Foxton, que queriam manter a banda unida. Weller formou a The Style Council's em 1983 com Mick Talbot. O seu primeiro álbum de compilação, Snap!, foi lançado em 14 de outubro de 1983, 1 ano após a dissolução da banda. A The Jam oficialmente se separou em 1989. Em 2006, o baterista Rick Buckler, formou a banda The Gift tocando material do The Jam com os músicos Russell Hastings e David Moore. Em 2006, Bruce Foxton se apresentou no palco com o The Gift em seus shows em Chichester, Brighton e Birmingham. Após a separação do The Jam, Weller e Foxton supostamente não falam um com o outro a 20 anos. No entanto, em junho de 2006, foi relatado que Weller e Foxton se encontraram nos bastidores do concerto de Hyde Park do The Who, e uma conversa de 10 minutos terminou com um abraço. Foxton afirmou que os dois se tornaram amigos novamente em 2009 e em maio de 2010, eles apareceram juntos no palco pela primeira vez em 28 anos no Albert Hall, em Londres. no entanto, Foxton descartou uma reunião da banda. O The Gift mudou seu nome para From The Jam. Eles excursionaram pelo Reino Unido, terminando com um concerto no Brighton Centre no dia 21 de dezembro de 2007 para marcar o 25º aniversário do último show do The Jam.