The Jam

Foi uma banda de punk rock/mod revival britânica. Composta por Paul Weller na guitarra e vocais, juntamente com vários amigos da Escola Secundária Sheerwater. Eles tocaram seus primeiros shows no Michael, um clube local. A formação começou a solidificar em meados de 1970 com a entrada do guitarrista Steve Brookes e do baterista Rick Buckler. Nos primeiros anos, a banda tocava covers de rock and roll. Eles continuaram nessa linha até Weller descobrir o primeiro álbum My Generation  do The Who, e ficou fascinado com a música Mod e o estilo de vida. Brookes deixou a banda, e não foi substituído. Weller tocava baixo e Bruce Foxton foi o segundo guitarrista da banda. A banda foi gerenciada pelo pai de Weller, John Weller. Nos dois anos seguintes, a The Jam tornou-se uma das novas atrações na cena punk local. no início de 1977, eles assinaram com a Polydor Records. Em 29 de abril lançaram o seu primeiro single "In the City", que alcançou o Top 40 na Inglaterra.

 

No início de maio, a banda lançou o seu primeiro álbum, "In the City". O álbum contém as canções "Slow Down" de Larry Williams e a música tema da série de TV Batman de 1960. O seu segundo álbum, This Is the Modern World, foi lançado no final de 1977. A banda lançou o seu terceiro álbum, All Mod Cons, em 1978.  O quarto álbum, Setting Sons, foi lançado em novembro de 1979. O álbum alcançou a posição 4 na UK Albums Chart. O single "The Eton Rifles", foi o primeiro hit Top 10 no Reino Unido, alcançando o terceiro lugar. O quinto álbum, Sound Affects, foi lançado em 1980. A canção acústica "That's Entertainment" alcançou a posição número 21 na UK Albums Chart, um feito inédito. O álbum alcançou a posição 2 no Reino Unido e 72 na Billboard. O seu sexto álbum de estúdio, The Gift, foi lançado em 12 de março de 1982 pela Polydor. Foi um dos álbuns de estúdio mais bem-sucedidos da banda, alcançando o topo na UK Albums Chart. Depois de uma turnê de despedida no Reino Unido e aparições no Top of the Pops e no The Tube para promover o single "Beat Surrender", Weller dissolveu o grupo em dezembro de 1982. Weller formou o The Style Council's em 1983 com Mick Talbot e se separaram em 1989.


Em 2006, o baterista Rick Buckler, formou uma banda chamada The Gift tocando material do The Jam com os músicos Russell Hastings e David Moore. Em 2006, Bruce Foxton se apresentou no palco com o The Gift em seus shows em Chichester, Brighton e Birmingham. Após a separação do The Jam, Weller e Foxton supostamente não falam um com o outro a 20 anos. No entanto, em junho de 2006, foi relatado que Weller e Foxton se encontraram nos bastidores do concerto de Hyde Park do The Who, e uma conversa de dez minutos terminou com um abraço. Foxton afirmou que os dois se tornaram amigos novamente em 2009 e em maio de 2010, eles apareceram juntos no palco pela primeira vez em 28 anos no Albert Hall, em Londres. no entanto, Foxton descartou uma reunião da banda. The Gift mudou seu nome para From The Jam. Eles excursionaram no Reino Unido, terminando com um concerto no Brighton Centre em 21 de dezembro de 2007 para marcar o 25º aniversário do último show do Jam

 Rockdigital