top of page
The Jam - Town Called Malice
00:00 / 00:25
The Jam

Foi uma banda britânica de Punk Rock. A banda foi formada na Sheerwater Secondary School em Woking, Surrey, na Inglaterra, em 1972, com Paul Weller no baixo e vocalista principal com vários amigos. Eles fizeram seus primeiros shows no Michael's, um clube local com Weller, o guitarrista Steve Brookes e o baterista Rick Buckler. Em seus primeiros anos, seus sets consistiam em covers de primeiras canções de Rock and Roll até que Weller ficou fascinado pela música Mod. Eles começaram a usar ternos e tocar covers da Motown, Stax e AtlanticBruce Foxton foi contratado como o segundo guitarrista. Brookes deixou a banda, e não foi substituído. Weller convenceu Foxton a assumir o baixo, e o trio Weller, Foxton e Buckler se manteve até o final da carreira do JamA banda foi gerenciada pelo pai de Weller, John Weller. No início de 1977, eles assinaram um contrato com a Polydor Records. Em 29 de abril lançaram o seu primeiro single "In the City", que alcançou o Top 40 na UK Singles ChartO seu primeiro álbum, "In the City", foi lançado em maio de 1977. O álbum contém a canção cover "Slow Down" de Larry Williams e a canção "Batman Theme", tema da série de TV Batman de 1960. O seu segundo álbum, This Is the Modern World, foi lançado em 18 de novembro de 1977. O seu terceiro álbum, All Mod Cons, foi lançado em 3 de novembro de 1978. 

 

O seu quarto álbum, Setting Sons, foi lançado em 16 de novembro de 1979. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. O single "The Eton Rifles", foi o primeiro hit Top 10 no Reino Unido, alcançando o terceiro lugar. O single não álbum, "Going Underground" foi lançado em março de 1980, e estreou no topo na UK Singles Chart, permanecendo 3 semanas no topo. O seu quinto álbum, Sound Affects, foi lançado em 28 de novembro de 1980. A canção "Start!", estreou na terceira posição e 2 semanas depois alcançou o topo na UK Singles Chart por 1 semana. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. O seu sexto álbum de estúdio, The Gift, foi lançado em 12 de março de 1982. Foi um dos álbuns de estúdio mais bem-sucedidos da banda, alcançando o topo na UK Albums Chart. A canção "Town Called Malice" estreou no topo na UK Singles Chart. Em 30 de outubro de 1982, após uma turnê mundial, Weller anunciou sua intenção de dissolver a The Jam. Depois de uma turnê de despedida no Reino Unido e aparições no Top of the Pops e no The Tube para promover o single "Beat Surrender", que foi o último single não álbum do Jam e foi lançado em 22 de novembro de 1982. O single se tornou o seu quarto e último hit nº 1 da banda na UK Singles Chart por 2 semanas. 

 

A decisão de Weller de terminar a banda, foi anunciada por seu pai, o empresário da banda, em uma reunião no verão de 1982, e foi um choque para Buckler e Foxton, que queriam manter a banda unida. Weller formou a The Style Council's em 1983 com Mick Talbot. O seu primeiro álbum de compilação, Snap!, foi lançado em 14 de outubro de 1983, 1 ano após a dissolução da banda. A The Jam oficialmente se separou em 1989. Em 2006, o baterista Rick Buckler, formou a banda The Gift tocando material do The Jam com os músicos Russell Hastings e David Moore. Em 2006, Bruce Foxton se apresentou no palco com o The Gift em seus shows em Chichester, Brighton e Birmingham. Após a separação do The Jam, Weller e Foxton supostamente não falam um com o outro a 20 anos. No entanto, em junho de 2006, foi relatado que Weller e Foxton se encontraram nos bastidores do concerto de Hyde Park do The Who, e uma conversa de 10 minutos terminou com um abraço. Foxton afirmou que os dois se tornaram amigos novamente em 2009 e em maio de 2010, eles apareceram juntos no palco pela primeira vez em 28 anos no Albert Hall, em Londres. no entanto, Foxton descartou uma reunião da banda. The Gift mudou seu nome para From The Jam. Eles excursionaram pelo Reino Unido, terminando com um concerto no Brighton Centre no dia 21 de dezembro de 2007 para marcar o 25º aniversário do último show do The Jam

bottom of page