The Romantics

É uma banda de pop rock americana. A formação inicial da banda foi o vocalista e guitarrista Wally Palmar, o guitarrista Mike Skill, o baixista e backing vocal Rich Cole e o baterista Jimmy Marinos. Durante três anos a banda estava na estrada, tocando na costa leste e no meio-oeste. A primeira gravação da banda foi um EP em 1978 pela Spider Records. Eles assinaram um contrato com a Nemperor Records, depois de um show no Hurrahs, e em setembro de 1979, a banda gravou seu primeiro álbum, The Romantics, que foi lançado em 1980. As músicas do EP fizeram parte do álbum. O álbum rendeu o hit "What I Like About You", que alcançou a posição 49 nos EUA, oitavo na Holanda e segundo lugar na Austrália. Mike Skill deixou a banda após o lançamento do segundo álbum, National Breakout, em 1980. Ele foi substituído pelo guitarrista Coz Canler. Esta formação gravou o seu terceiro álbum, Strictly Personal, que foi lançado em 1981. Devido a frustrações com as composições apresentadas no álbum, Rich Cole foi substituído por Skill que retornou como baixista da banda. 

 

O seu quarto álbum, In Heat, foi lançado em 1983. O álbum foi o maior sucesso comercial do The Romantics. O primeiro single do álbum, "Talking in Your Sleep", alcançou a posição 4 por quatro semanas na Billboard Hot 100, e alcançou o topo nas paradas de Album Rock Tracks e na Hot Dance Club Play. Durante 1983, o The Romantics fez turnês nos EUA e se apresentou em programas de TV. Em 1987, o baterista Jimmy Marinos deixou a banda e foi substituído por David Petratos, que ficou até 1990. Essa formação lançou o seu quinto álbum, Rhythm Romance, em 1985. Devido à turnê do álbum ter sido prejudicada pela baixa venda de ingressos e pela crescente tensão entre a banda e sua administração, a banda foi despedida pela Sony. No final dos anos 80, o The Romantics descobriram que seus gerentes estavam desviando os lucros obtidos pela banda de seus álbuns e dos shows ao vivo. A banda entrou com um processo contra a sua administração e foram impedidos de gravar novas músicas até meados da década de 1990.

 

O ex- baterista do Blondie, Clem Burke substituiu David Petratos em 1990. A ação judicial contra sua antiga gestão liberou a banda para gravar novamente e garantiu que os ganhos futuros das músicas fossem para a banda. O seu segundo EP Made In Detroit, foi lançado em 1993, somente no Reino Unido. O baterista Jimmy Marinos retornou temporariamente à banda em 1996. Marinos partiu novamente, com Clem Burke retornando em 1997. Vinte anos após o lançamento de seu álbum de maior sucesso comercial, In Heat, a banda lançou o seu sexto álbum, 61/49, em 2003 pela Web Entertainment. Em 2004, o álbum foi nomeado como o Melhor Álbum Independentes no Detroit Music Awards, e em junho de 2011, o The Romantics foi eleito para o Michigan Rock and Roll Legends Hall of Fame. O baterista Brad Elvis substituiu Clem Burke como baterista em 2004, depois que Burke voltou em tempo integral para o retorno do Blondie. Rich Cole retornou à banda depois de uma longa ausência em 2010. O guitarrista de longa data Coz Canler deixou a banda em 2011, permitindo que Skill retornasse a guitarra. 

 Rockdigital