The Seeds

 

É uma banda americana de rock garage e psicodélico. A banda foi formada em 1965 quando o vocalista Sky Saxon se mudou de Salt Lake City para Los Angeles. O tecladista Daryl Hooper, os guitarristas Jan Savage e Jeremy Levine, juntamente com o baterista Rick Andridge, completaram o quinteto original, mas Levine saiu pouco depois das primeiras sessões de gravação por motivos pessoais. A banda foi uma das primeiras a utilizar o keyboard bass, para substituir o baixo. A banda conseguiu shows regulares no clube Bido Lito de Los Angeles e rapidamente ganhou uma reputação local com suas performances ao vivo. O seu primeiro single, "Can't Seem Make You Mine", foi um sucesso regional no sul da Califórnia em 1965. A banda teve um hit single Top 40, "Pushin 'Too Hard" em 1966. O seu primeiro álbum, The Seeds, foi lançado em abril de 1966 pela GNP Crescendo Records. O álbum alcançou a posição 132 na Billboard 200. O seu segundo álbum, A Web of Sound, foi lançado em outubro de 1966.

 

O seu terceiro álbum, Future, foi lançado em meados de 1967. O álbum foi uma mudança na direção musical da banda, quando se afastaram do garage rock, e começaram a experimentar o rock psicodélico. Após seu lançamento, o álbum alcançou o Top 100 na Billboard 200. O The Seeds também gravou o álbum, A Full Spoon of Seedy Blues, lançado em novembro de 1967, dedicado ao blues com membros da banda de Muddy Waters, com o nome artístico de Sky Saxon Blues Band. A banda lançou seu último álbum, Raw & Alive: The Seeds in Concert at Merlin's Music Box, lançado em maio de 1968, e foi comercializado como um álbum ao vivo, mas todo o conteúdo do álbum foi concluído em um estúdio. A banda foi renomeada para Sky Saxon and the Seeds em 1968, quando o guitarrista Bob Norsoph e o baterista Don Boomer substituíram Savage e Andridge. Saxon continuou a usar o nome The Seeds, utilizando vários músicos de apoio até 1972 quando se separaram.

 

O álbum de compilação, Fallin 'Off the Edge, foi lançado pela GNP Crescendo em 1977. O primeiro álbum do gênero a compilar as músicas da banda. Em 2003, Saxon reformou a banda com o guitarrista original Jan Savage, o baixista Rik Collins, o guitarrista Mark Bellgraph e o tecladista Dave Klein. Savage partiu no meio da turnê européia de 2003 devido a sua saúde. Saxon permaneceu o único membro original do The Seeds, que continuou a viajar pela Europa e pelos Estados Unidos. Saxon morreu em 25 de junho de 2009 de insuficiência cardíaca e renal. O baterista original Rick Andridge, morreu em 2011. Em 24 de julho de 2009, foi realizado um concerto em memória à Sky Saxon no Echoplex em Los Angeles. Em 2007, foi lançado o documentário de longa metragem, Pushin 'Too Hard sobre o The Seeds. A banda se reuniu pela primeira vez em mais de 30 anos na estreia do documentário, quando decidiram reformar a banda. Esta nova formação inclui o membro fundador Daryl Hooper nos teclados e Jan Savage na guitarra, Don Boomer,  o guitarrista Jeff Prentice, o vocalista Paul Kopf e o baixista Alec Palao e Paul Kopf nos vocais principais, e fizeram a sua primeira apresentação depois de assistir ao documentário no Center for the Arts em Grass Valley, Califórnia. A banda continua se apresentando até hoje. 

 Rockdigital