The Soup Dragons

Foi uma banda de rock alternativo escocesa. A banda foi formada na cidade de Bellshill em 1985 pelo vocalista e guitarrista Sean Dickson, o guitarrista Jim McCulloch que substituiu Ian Whitehall e o baterista Sushil K. Dade. A banda gravou sua primeira demo You Have Some Too, depois de tocar em alguns shows locais, e lançaram o single "If You Were the Only Girl in the World". A banda assinou um contrato com a The Subway Organization no início de 1986 e lançou o seu primeiro single em EP “The Sun in the Sky”. O grande avanço da banda veio com seu segundo single "Whole Wide World" pela Subway Records, que alcançou a segunda posição na UK Independent Chart do Reino Unido em 1986. Dickson e McCulloch também tocaram no filme BMX Bandits. A banda lançou o seu álbum de compilação, Hang-Ten!, lançado apenas nos EUA em 1986.

 

A banda assinou um contrato de gravação com a Sire Records em 1988. O seu primeiro álbum, This Is Our Art, foi lançado em 1988. Foi uma coletânea de hard rock, funk e pop. O álbum alcançou a posição 60 na UK Albums Chart. Depois do lançamento do single "Kingdom Chairs", eles retornaram ao selo original Raw TV e Big Life Records. O baterista Ross A. Sinclair, deixou o grupo para seguir carreira na arte, e foi substituído por Paul Quinn. No ano seguinte, houve uma mudança de som indie rock, para o som crossover de dance-dance, e usaram sampler e uma bateria eletrônica. O seu segundo álbum, Lovegod, foi lançado em 12 de Julho de 1990.  O álbum alcançou a posição 7 na UK Albums Chart. Esta mudança pode ser atribuída à ascensão da cena rave e da acid house alimentada com ecstasy no Reino Unido.

 

O single cover "I'm Free" do álbum, apareceu na trilha sonora britânica do filme de comédia e ficção científica The World's End. O seu terceiro álbum, Hotwired, foi lançado em 21 de abril de 1992, incluiu o single "Divine Thing", que alcançou a posição 26 na Billboard Hot 100, e também alcançou o terceiro lugar na parada Modern Rock. O seu quarto álbum, Hydrophonic, foi lançado em abril de 1994. Nessa fase, o vocalista Sean Dickson foi o único membro original da banda, trabalhando com vários músicos de sessão. Após as decepcionantes vendas do álbum, Dickson terminou o Soup Dragons em 1995, e formou a banda The High Fidelity, e lançou o EP em 1996 e uma série de singles e o seu primeiro álbum, Demonstration, lançado em 2002.

 Rockdigital