The Strokes

 

É uma banda de rock americana. O vocalista Julian Casablancas, o baterista Fabrizio Moretti e o guitarrista Nick Valensi começaram a tocar juntos em 1997 enquanto frequentavam a Dwight School em Manhattan. Logo depois, eles conheceram o baixista Nikolai Fraiture, que participou do Lycée Français no Upper East Side, e o adicionaram. Em 1998, o guitarrista Albert Hammond Jr. veio de Los Angeles para frequentar a escola de cinema da NYU e foi convidado para a banda por Casablancas. Os dois se conheceram no L'Institut le Rosey na Suíça quando eram crianças. Casablancas oficialmente batizou o quinteto do Strokes em 1999. A banda passou a maior parte do ano escrevendo e ensaiando material no New York City's Music Building. Eles fizeram seu primeiro show no Spiral. Também se apresentaram no Luna Lounge e depois no Mercury Lounge em Manhattan. Ryan Gentles, contratante do Mercury Lounge, deixou seu emprego para se tornar gerente da banda. Para gravar sua demo de três músicas, o Strokes recrutou Gordon Raphael, iniciando uma parceria criativa de longa data.

 

A Rough Trade lançou a demo da banda como The Modern Age EP em janeiro de 2001, o que desencadeou uma guerra de lances da qual a RCA assinou um contrato com a banda. No Reino Unido, o singles "Hard to Explain" estreou na posição 16 na UK Singles Chart. A banda ganhou o NME Carling Awards de 2001 de Melhor Atuação Nova, Banda do Ano e Álbum do Ano. A banda também ganhou um Brit Award de Melhor Iniciante Internacional. Eles fizeram turnês extensivas ao longo de 2002, incluindo uma série de datas em Nova York e Detroit com o White Stripes e nos festivais de verão em Reading e Leeds. Durante esses shows, a banda abriu para o Rolling Stones. O seu segundo álbum, Room on Fire, foi lançado em outubro de 2003. O álbum alcançou o número quatro na Billboard 200 e o número dois na UK Albums Charts. O seu terceiro álbum, First Impressions of Earth, foi lançado em janeiro de 2006. Foi primeiro álbum no topo na UK Albums Charts e ficou entre os cinco primeiros no Canadá e nos EUA. Em fevereiro de 2006, o Strokes ganhou o prêmio de Melhor Banda Internacional no NME Awards.

 

O Strokes abriu shows para Tom Petty and the Heartbreakers por cinco shows durante sua turnê Highway Companion. No final da turnê nos EUA, Casablancas declarou aos fãs que a banda faria uma pausa extensa. O seu quarto álbum, Angles, foi lançado no dia 22 de março de 2011. O álbum alcançou a posição 4 na Billboard 200 e na posição 3 na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Comedown Machine, foi lançado em 23 de março de 2013. Em maio de 2014, o Strokes fez seu primeiro show nos EUA em três anos no Capitol Theatre em Port Chester, Nova York. O seu primeiro show de 2016 foi no Galaxy Life Fest da Samsung, em Austin, Texas. O seu segundo EP, Future Present Past, foi lançado em 3 de junho pela Cult Records de Casablancas. Precedido por shows que incluem um concerto de véspera de Ano Novo de 2019 no Brooklyn e um comício de fevereiro de 2020 para o candidato presidencial Bernie Sanders, o seu sexto álbum, The New Abnormal, foi lançado em 10 de abril de 2020. 

 Rockdigital