The Troggs

É uma banda de rock britânica. O vocalista Reg Presley e o baterista Ronnie Bond eram amigos de infância e no início dos anos 60 formaram uma banda de R&B em sua cidade natal, Andover. Em 1964, eles foram acompanhados pelo baixista Pete Staples e pelo guitarrista Chris Britton, e formaram o Troggs. Eles assinaram com Larry Page, gerente do Kinks, em 1965. Eles gravaram com a Page One Records, e também gravaram na CBS o single de estreia "Lost Girl". O seu primeiro álbum, From Nowhere, foi lançado em 1966. Por causa de uma disputa sobre os direitos de distribuição nos EUA, o single "Wild Thing" foi lançado com o primeiro álbum e com o nome Wild Thing em dois selos, a  Fontana e a Atco. O single "Wild Thing", que foi o seu hit mais famoso, que com a ajuda de divulgação na TV no programa Thank your Lucky Stars alcançou o número 2 no Reino Unido e número 1 nos Estados Unidos em julho de 1966. O sucesso da banda nos EUA também foi limitado por não viajar em turnê até 1968. O seu segundo álbum, Trogglodynamite, foi lançado em 1967 pela Page One.

 

Com os gráficos de sucessos posteriores mascarados, eles se separaram em março de 1969. Ronnie James Bond foi o primeiro a lançar um álbum solo, com o single "Anything For You" em março de 1969, seguido em abril por Reg Presley com "Lucinda Lee". Chris Britton lançou um álbum solo, As I Am, no mesmo ano. O The Troggs se reformou naquele mesmo ano, com o baixista Tony Murray, substituindo Staples, e Richard Page ocasionalmente preenchendo a vaga de Britton que parou temporariamente a música para administrar uma boate na Espanha. Em 1974, depois de um período com a Pye Records, em uma tentativa de recriar seus sucessos de 1960, o Troggs se reuniu com Larry Page, agora pela Penny Farthing Records. Na década de 1980, A banda assinou com a gravadora francesa New Rose, lançando o álbum Black Bottom de 1982 e o AU em 1990. Em 1991, eles gravaram o nono álbum Atenas Andover, uma colaboração de onze músicas com três membros do R.E.M. que foi gravado na cidade natal da banda em Athens, Georgia, e foi lançado em março de 1992. 

 

A banda tentou capitalizar esta nova exposição com várias colaborações bizarras em novas versões de "Wild Thing". Em 1992 eles se juntaram ao ator Oliver Reed e ao jogador de bilhar Alex Higgins, com outra versão no ano seguinte, com Wolf do programa de TV Gladiators, que chegou ao número 69 no UK Singles Chart. Em 1994 com uma versão de "Love Is All Around" do Wet Wet Wet que ficou no topo das paradas no Reino Unido por 15 semanas. O baterista original da banda, Ronnie Bond, morreu em 13 de novembro de 1992. Em janeiro de 2012, depois de mais de 40 anos de turnê, Reg Presley se aposentou devido ao câncer de pulmão, aparentemente terminando o Troggs. No entanto, os membros restantes, Chris Britton, Pete Lucas e Dave Maggs e o novo vocalista Chris Allen, continuou a banda, voltando à estrada. Reg Presley morreu em 4 de fevereiro de 2013 aos 71 anos.  
 

 Rockdigital