The Zombies
Foi uma banda britânica de Rock. Três membros da banda, Rod Argent, Paul Atkinson e Hugh Grundy, foram juntos pela primeira vez para uma jam no final de 1961, em St Albans, subúrbio londrino. Colin Blunstone e Paul Arnold se juntou aos outros três para formar a banda em abril de 1962, enquanto todos os cinco membros estavam na escola. Eles realizaram os ensaios no Pioneer Club, situado em Hatfield Road, utilizando equipamento emprestado pela banda local, o The Bluetones. Inicialmente a banda era chamada de The Mustangs, mas perceberam que havia outro grupo com esse nome. Foi Arnold, que sugeriu The Zombies, de acordo com Blunstone. Arnold perdeu o interesse na banda e optou por se tornar um médico, e foi substituído por Chris White. Depois de vencer uma competição patrocinada pela London Evening News, eles assinaram um contrato com a gravadora Decca e gravaram seu primeiro hit, "She's Not There". O single foi lançado em meados de 1964 e alcançou a posição 12 na Uk Singles Chart, tornando-se a único hit UK Top 40. A música começou a tocar nos EUA e alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100. O seu primeiro álbum, The Zombies, foi lançada em janeiro de 1965 pela Parrot Records nos EUA, e a versão inglesa do álbum, Begin Here, foi lançado em 9 de abril pela Decca Records.
A canção "Tell Her No" se tornou outro grande sucesso nos EUA em 1965, alcançando o sexto lugar na Billboard Hot 100. Em 1967, o The Zombies assinou um contrato com a CBS Records. O seu primeiro álbum, Odessey and Oracle, foi lançado em abril de 1968 no Reino Unido. O álbum não foi bem sucedido. Em 1968, Argent e White começaram a trabalhar o material para uma possível nova banda quando foram abordados pela CBS para fazer um outro álbum. O álbum, RIP, foi programado para ser lançado em 1969, mas foi cancelado. Após o The Zombies dissolverem, Rod Argent formou a banda Argent em 1969. Em 1990, Blunstone, Grundy e White se reuniram brevemente como o The Zombies com o tecladista e guitarrista Sebastian Santa Maria. O seu terceiro álbum, New World, gravado em 1990, foi lançado em abril de 1991. Várias faixas foram lançadas na Europa em 1990 no álbum, The Return Of The Zombies. Argent, Atkinson e uma série de guitarristas convidados também fizeram aparições no álbum. O álbum que foi programado para ser lançado em 1969, RIP, foi finalmente lançado no Japão em outubro de 2000 pela Imperial Records. No dia 1 de abril de 2004, Paul Atkinson, guitarrista do The Zombies, morreu devido a doença hepática e renal, aos 58 anos. Ele sofria de câncer há algum tempo e teve dois transplantes de fígado. O seu quarto álbum de estúdio, As Far As I Can See, foi lançado em 5 de maio de 2004.
O seu quinto álbum, Breathe Out, Breathe In, foi lançado em 9 de maio de 2011. O seu sexto álbum, Still Got That Hunger, foi lançada em 9 de outubro de 2015. O The Zombies excursionou pelos EUA no outono de 2015, para promover o álbum e se reuniram com os ex-membros White e Grundy, juntamente com Darian Sahanaja e a esposa de White, Viv Boucherat nos vocais de apoio para reproduzir todo o álbum Odessey & a Oracle. Em 30 de outubro de 2015, o The Zombies fez uma aparição especial no The Late Show with Stephen Colbert. Em 2017, os quatro membros originais sobreviventes, Colin Blunstone, Rod Argent, Chris White e Hugh Grundy, se reuniram para realizar uma turnê norte-americana marcando o 50º aniversário da gravação do álbum Odessey and Oracle. A primeira parada na turnê foi uma apresentação pela primeira vez na Jamaica, como o artista destaque no Flower Power Cruise no Celebrity Summit, no porto de Falmouth. Jim Rodford faleceu após uma queda em 20 de janeiro de 2018, aos 76 anos. Ele foi substituído por Søren Koch. A banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2019. O The Zombies fez a turnê Something Great From '68, com Brian Wilson e Al Jardine dos Beach Boys, e contou com os quatro membros originais sobreviventes, Colin Blunstone, Rod Argent, Chris White e Hugh Grundy, além da formação atual da banda.