Theory of a Deadman


É uma banda de rock canadense. A banda é formada por Tyler Connolly nos vocais, guitarra, piano, Dave Brenner na guitarra e vocal de apoio, Dean Back no baixo e vocais de fundo e Joey Dandeneau na bateria e vocal de apoio. O Theory of a Deadman se tornou o primeiro artista a assinar com a gravadora 604 Records de Chad Kroeger, vocalista do Nickelback em 2001. Eles lançaram o seu primeiro álbum, Theory of a Deadman, em 17 de setembro de 2002. O nome da banda vem de uma música de seu primeiro álbum, cujas letras descrevem um homem se preparando para cometer suicídio. Essa faixa foi renomeada mais tarde para "The Last Song". O seu segundo álbum, Gasoline, foi lançado em 29 de março de 2005. Esse é o único álbum da banda a não conter o adesivo Parental Advisory que tem a intenção de alertar os pais sobre material potencialmente inadequado para crianças.

 

O seu terceiro álbum, Scars & Souvenirs, foi lançado no dia 1 de abril de 2008. O álbum estreou no topo na Billboard Top Hard Rock albums e na posição 26 na Billboard 200.  Em 6 de abril de 2008, eles apareceram no Juno Awards em Calgary, Alberta, depois de fazer várias paradas pelo Canadá em uma promoção conhecida como Journey to the Junos. Juntamente com a banda Hinder, eles apoiaram o Mötley Crüe durante a turnê 2008/2009. Eles também tocaram no Crüe Fest 2. O seu quarto álbum de estúdio, The Truth Is..., foi lançado no dia 12 de julho de 2011. O álbum alcançou o topo na Billboard Rock Albums, na Billboard Alternative Albums, na Billboard Hard Rock Albums e na posição 8 na Billboard 200. Em 2011, Theory participou do segundo Carnival of Madness Tour com o Alter Bridge. O seu quinto álbum, Savages, lançado em 29 de julho de 2014. O álbum alcançou o topo na Billboard Alternative Albums e na Billboard Hard Rock Albums e alcançou a posição 8 na Billboard 200.  Em 28 de abril de 2015, a banda lançou o EP acústico Angel, com 5 faixas.

 

Em 11 de novembro de 2016, a banda lançou um cover da música "Hallelujah", de Leonard Cohen, uma homenagem à sua morte no dia 7 do mesmo mês. O seu sexto álbum de estúdio, Wake Up Call, lançado no dia 27 de outubro de 2017. O single "Rx (Medicate)" alcançou o topo na Billboard Mainstream Rock. Com o lançamento do novo álbum, a banda decidiu mudar de nome, abreviando para Theory. O grupo citou que discussões envolvendo o nome de sua banda com pessoas que não estão familiarizadas com sua música eram desafiadoras. Para promover o álbum, a banda lançou uma turnê de 33 cidades nos Estados Unidos durante o outono de 2017. A turnê foi estendida em 2018 para incluir shows no oeste do Canadá e na Europa, e o grupo fez uma turnê na Austrália pela primeira vez em sua carreira em junho de 2018. O seu sétimo álbum, Say Nothing, foi lançado no dia 31 de janeiro de 2020. O álbum alcançou a posição 5 na Billboard Top Alternative Albums.

 Rockdigital