Tom Waits

Thomas Alan Waits nasceu em Pomona, Califórnia no dia 7 de dezembro de 1949, é um músico, instrumentista, compositor, cantor e ator norte-americano. Foi inspirado por personagens como Dean Moriarty, o herói vagabundo de Jack Kerouac do livro 'On the Road'. Waits encontrou a sua fonte de inspiração musical no jazz de Charlie Parker e Miles Davis. Após uma série de serviços de biscates, tais como lavagens de carro, motorista de táxi, vendedor de sorvete e bombeiro, Waits concentrou toda a sua energia sobre a composição de canções. Também atuou como guitarrista e cantor com The Systems, uma banda com um repertório de rhythm and blues e música negra.

 

Em 1972 ele tocou num trio de jazz. Tom atraiu a atenção de Herb Cohen, ex-gerente de Frank Zappa, e foi contratado pela Asylum. Em 1973 ele lançou seu primeiro álbum, Closing time. Muitas de suas canções têm um vago estilo country-folk, mas sua originalidade é manifesta. Tom preparou o terreno para suas futuras apresentações com baladas narrativas. Com o lançamento do segundo álbum, The Heart of Saturday Night, em 1974, o artista estabeleceu sua reputação como autor de baladas de blues, perfeitamente construída. 1978 marcou também sua estréia no cinema com uma aparência e uma nota cantada em Paradise Alley, com Sylvester Stallone. No entanto, a música permaneceu no seu terreno favorito, e o álbum de 1978, Blue Valentine, passou de jazz a uma instrumentação mais elétrico do rock, esta tendência intensificou-se, com alguma melhora no álbum de 1980, Heartattack and vine

 

Em 1980, Waits casou-se com a ruiva irlandesa Kathleen, que trabalhou na 20th Century Fox. Depois de seu casamento começou a ficar mais interessado no mundo do cinema, sendo contratado por Francis Ford Coppola para preparar a trilha sonora de One from the heart de 1982. Em 1983, Tom Waits mudou para a gravadora Island britânica, e também o estilo musical, deixando na mão os antigos fãs. Com swordfishtrombones sua voz ficou completamente renovada, no estilo jazz, blues e folk. Em 1987 veio o álbum da trilha sonora do musical Frank's wild years representada em Chicago pela Steppenwolf Theatre Company em 1986. Waits aparece ao lado de Iggy Pop no filme Coffee and Cigarettes em 2003. 

 Rockdigital