top of page
triumph.jpg
Triumph

É uma banda canadense de Hard Rock. A banda Abernathy Shagnaster foi composta por Fred Keeler na guitarra, Peter Young no órgão, Mike Levine  no baixo e Gil Moore na bateria e vocais. A banda assinou um contrato com a Attic Records do Canadá em 1975 e lançou o single "Hobo" / "Got To Get You Back In My Life". Keeler e Young deixaram a banda logo após o lançamento do primeiro single. Moore e Levine assistiram uma apresentação no The Hollywood Tavern, em Toronto, onde Rik Emmett estava tocando a banda ACT III. MooreLevine e Emmett se juntaram posteriormente e Emmett concordou em se juntar como um parceiro fundador. O primeiro concerto do Triumph foi no Simcoe High School em 19 de setembro de 1975. Em 26 de agosto de 1978, eles foram a banda principal no Canadá Jam Festival em Mosport Park. O seu primeiro álbum, Triumph foi lançado somente no Canadá em 13 de outubro de 1976. O seu segundo álbum, Rock & Roll Machine, lançado em 3 de novembro de 1977. Em meados de 1978, o Triumph substituiu Sammy Hagar em uma data de promoção da estação de rádio FM em San Antonio, Texas. O seu terceiro álbum, Just a Game, foi lançado em 10 de janeiro de 1979, apresentou um hit "Hold On", que alcançou a posição 38 na Billboard Hot 100. O Triumph assinou um contrato com a MCA RecordsA banda adicionou o tecladista Rick Santers e o Triumph viajou com o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen pelos EUA.

 

Em 1987, a banda tentou um retorno às origens com o seu nono álbum, Surveillance, lançado 27 de julho de 1987. A turnê de 1988 foi concluída em meio a crescente desarmonia sobre decisões de negócios e direção artística. Seu último show da formação clássica foi em 3 de setembro de 1988 no the Kingswood stage at Canada's Wonderland, no norte de Toronto. No final de 1988, Rik Emmett fez uma pausa total com o Triumph. Depois de alguns anos de inatividade, Moore e Levine recrutaram o guitarrista Phil X para substituir Emmett e lançaram o seu nono álbum, Edge of Excess, lançado em 27 de outubro de 1992. A gravadora do Triumph, uma subsidiária da Polygram, se dissolveu inesperadamente em 1993. Depois desta desaceleração, os membros restantes de Triumph efetivamente se separaram. Em 1998, Moore e Levine compraram e adquiriram de volta todo o seu catálogo de álbuns da MCA e lançou o seu próprio selo, a TML Entertainment, e continuam a lançar gravações ao vivo e vídeos de sua longa carreira. Em 10 de março de 2007, o Triumph foi nomeado para o Canadian Music Industry Hall of Fame em uma cerimônia no Fairmont Royal York Hotel de Toronto. Todos os membros da formação clássica, Emmett, Moore e Levine, estiveram presentes no evento. Embora não houvesse planos para uma reunião do Triumph, e Moore tivesse seguido uma carreira em tempo integral na Metalworks, os membros da banda não descartaram futuras colaborações.

 

Em 6 de abril de 2008, o Triumph foi incluído no Canadian Music Hall of Fame como parte do Juno Awards. Em 2008, a formação clássica do Triumph se apresentou ao vivo pela primeira vez em 20 anos, no dia 7 de junho no Sweden Rock Festival em Solvesborg, Suécia, e no dia 11 de julho no festival de música Rocklahoma em Pryor, Oklahoma. Em 2011, a banda relançou o álbum, Allied Forces, como uma embalagem de vinil para seu 30º aniversário. O seu álbum ao vivo, Live at Sweden Rock Festival, foi lançado em 28 de agosto de 2012 pela Frontiers Records na Europa e no selo TML no Canadá e nos EUA, com um pacote CD + DVD de seu show de reunião do dia 7 de junho de 2008 na Suécia. Em 2013, o Triumph foi incluído no Legends Row na cerimônia inaugural realizada na Prefeitura de Mississauga. Em 2016, Rik Emmett lançou o álbum RES9, que incluía a música "Grand Parade", na qual Gil Moore tocava bateria e Mike Levine tocava baixo. Em 2019, o Triumph foi nomeado Legends Of Live no 2019 Live Music Industry Awards na Canadian Music Week. Em 16 de novembro de 2019, o Triumph se apresentou pela primeira vez em onze anos em um evento exclusivo para convidados no Metalworks Studios em Mississauga, Ontário. Esta performance foi gravada para o documentário, Triumph: Rock 'n Roll Machine, da Banger Films em 2021. No mesmo mês, o Triumph foi incluído na Calçada da Fama do Canadá

bottom of page