Tygers of Pan Tang

Tygers of Pan Tang é uma banda britânica de heavy metal. A banda foi formada pelo vocalista Jess Cox, o guitarrista Robb Weir, o baixista Richard "Rocky" Leis e o baterista Brian Dick. Começaram tocando em clubes de operários e foram os primeiros a assinarem com a gravadora independente local Neat Records, e somente depois assinaram com a MCA Records. Depois de vários singles, eles gravaram o seu primeiro álbum, Wild Cat, foi lançado em 23 de agosto de 1980. O álbum alcançou a posição 18 na UK Albums Chart. Posteriormente John Sykes foi recrutado como segundo guitarrista. Jess Cox, em seguida, teve desavenças com os demais e foi substituído por Jon Deverill. Esta formação gravou o seu segundo álbum, Spellbound, foi lançamento em abril de 1981. Com a chegada de Deverill, o número de seguidores da banda aumentou consideravelmente após o lançamento do álbum. Sykes saiu para a audição na banda de Ozzy Osbourne, após o terceiro álbum, Crazy Nights, lançado em novembro de 1981. Sykes foi substituído por Fred Purser, que teve que aprender todo o set dois dias antes da turnê. O quarto álbum, The Cage, foi lançado em agosto de 1982.

 

A banda teve um grande desentendimento com a MCA, que não estavam preparada para promovê-los, a menos que tocassem mais covers. Eles tentaram rescindir seu contrato, mas devido as exigências da MCA para liberar a banda, eles se separaram em 1983. Em 1985, Jon Deverill e Brian Dick reformaram a banda com Steve Lamb e Neil Sheppard na guitarra, e o Clin Irwin no baixo. Dave Donaldson entrou mais tarde substituindo Clin Irwin. Robb Weir e Jess Cox formaram a banda derivada Tyger-Tyger. O seu quinto álbum, Wreck-Age, foi lançado no verão de 1985, pela Music For Nations, e depois gravaram o álbum, Burning in the Shades, lançado em maio de 1987 pela Zebra Records. O álbum recebeu críticas ruins e a banda mais uma vez se dissolveu. Durante o festival Wacken Open Air de 1998, Jess Cox entrou no palco com a banda Blitzkrieg, tocando três músicas antigas do Tygers. A resposta do público foi muito positiva, e um ano mais tarde, para comemorar o vigésimo aniversário do Tygers of Pan Tang e o décimo festival Wacken Open Air, a banda foi convidada novamente para tocar no palco principal.

 

A gravação do show com a performance da banda deu origem ao álbum, Live at Wacken, lançado em 2001. Robb Weir decidiu reformar a banda novamente, sendo o único membro original. Eles gravaram o sétimo álbum, Mystical, lançado em 2001 pela Z-Records. A banda saiu em turnê por vários festivais, mas acabaram perdendo o contrato da Z-Records em 2002 por baixas vendas. O seu oitavo álbum, Noises in the Cathouse, foi lançado em 2004 pela Communique Records, e foi lançado com o vocalista Richie Wicks. Mas no mesmo ano, ele deixou a banda e foi substituído por Jacopo Meille. O seu nono álbum, Animal Instinct, foi lançado em 19 de Maio de 2008. Em 2011, o baixista Gavin Gray retorna à banda para substituir Brian West. Em 15 de julho de 2011, foi anunciado que a banda assinou um contrato com a Rocksector Records. O seu décimo álbum, Ambush, foi lançado em 24 de setembro de 2012. Em janeiro de 2013, a banda anunciou em seu site oficial que o guitarrista Dean Robertson havia deixado a banda e no mês seguinte, Micky Crystal foi anunciado como seu novo guitarrista. O seu décimo primeiro o álbum, Tygers of Pan Tang, foi lançado em 2016. 

 Rockdigital