top of page
violeta.jpg
Violeta de Outono - Dia Eterno
00:00 / 00:25
Violeta de Outono

É uma banda brasileira de Rock Progressivo. Fabio Golfetti e Cláudio Souza fundaram o Violeta de Outono em 1985. Ambos haviam recentemente saído da banda New Romantic Zero. Angelo Pastorello mais tarde se juntaria a eles, e com esta formação, eles lançaram a fita demo, Memories, no mesmo ano. A fita chamou a atenção da gravadora independente Wop-Bop Records, e o seu primeiro EP, Reflexos da Noite, foi lançado em 1986. O seu primeiro álbum, Violeta de Outono, foi lançado em 7 de julho de 1987 pela RCA Records, destaque para acanção "Dia Eterno" e o cover da canção "Tomorrow Never Knows" dos Beatles. O seu segundo EP, The Early Years, foi lançado em 1988, contendo covers de "Citadel", dos Rolling Stones, "Interstellar Overdrive", do Pink Floyd, "Within You Without You", dos Beatles, e "Blues for Findlay", do Gong. O seu segundo álbum de estúdio, Em Toda Parte, foi lançado em 1989 pela Ariola Records. A partir desse álbum, o Violeta de Outono abandonou sua sonoridade Pós-Punk anterior e rumou a uma direção mais experimental, influenciada pelo Rock Progressivo.

 

Em 1990, Cláudio Souza deixou a banda, e foi substituído por Cláudio Fontes. Em 1993, Souza retorna, e o Violeta entra em um hiato, retornando à ativa e os eu primeiro álbum ao vivo, Eclipse, foi lançado em 1995. O seu terceiro álbum de estúdio, Mulher na Montanha, foi lançado em 1999. O álbum começou a ser gravado em 1995. O seu segundo álbum ao vivo, Live at Rio ArtRock Festival '97, foi lançado em 2000, gravado no Rio ArtRock Festival no Rio de Janeiro em 1997. Em 2000, o Violeta de Outono mudou sua formação com Gregor Izidro substituindo Cláudio Souza e Sandro Garcia substituindo Pastorello. Porém, ambos retornaram para a gravação do seu quarto álbum, Ilhas, que foi lançado em 2005. O seu primeiro DVD, Violeta de Outono & Orquestra, foi lançado em 2006, gravado em São Paulo em 2004, com a participação especial da Orquestra Sinfônica da USPNo mesmo ano, Pastorello deixou novamente a banda e foi substituído por Gabriel Costa, e Fernando Cardoso assumiu a posição de tecladista.

 

O seu quinto álbum de estúdio, Volume 7, foi lançado em 2007. O seu segundo DVD, Seventh Brings Return: A Tribute to Syd Barrett, foi lançado em 2009, no qual fizeram covers ao vivo de Pink Floyd e Syd Barrett, e também tocaram o seu primeiro álbum na íntegra em um show no Teatro Municipal de São Paulo. No mesmo ano, Cláudio Souza deixou a banda pela terceira vez. Fred Barley entrou no seu lugar, mas Barley deixou a banda em 2011 para se juntar ao Terço, e foi substituído por José Luiz Dinola. O seu sexto álbum, Espectro, foi lançado em 2012. O seu sétimo álbum, Spaces, foi lançado em 2016. No mesmo ano, a revista Rolling Stone Brasil o elegeu o 25º melhor álbum brasileiro de 2016. A partir de maio de 2017, Golfetti, Pastorello e Souza voltou a se reunir para shows, celebrando o relançamento do seu primeiro álbum pela Voiceprint Records. O seu oitavo álbum, Outro Lado, foi lançado em 2022.

bottom of page