

W.A.S.P.
É uma banda americana de Heavy Metal. A banda começou após o término da Circus Circus, uma banda de Los Angeles com Blackie Lawless e Randy Piper. A formação original do W.A.S.P. foi formada em Los Angeles, na Califórnia, em 1982 pelo vocalista e guitarrista Blackie Lawless, o guitarrista solo Randy Piper, o baixista Rik Fox e o baterista Tony Richards. A banda ganhou destaque imediato por suas apresentações teatrais. Lawless era conhecido por amarrar modelos semi-nuas e simulava tortura e degolamentos, e também por lançar carne crua na plateia. Ainda em 1982, a banda lançou o seu primeiro single "Animal (F*ck Like A Beast)", e tanto a letra quanto a arte gráfica causaram espanto e controvérsia. Fox foi demitido, e foi substituído por Don Costa. Pouco depois a sua posição no baixo foi preenchida pelo próprio Lawless. Ao mesmo tempo, o guitarrista Chris Holmes também entrou para a banda. O W.A.S.P. assinou um contrato com a Capitol Records em 1983. O seu primeiro álbum, W.A.S.P., foi lançado em 17 de agosto de 1984. A canção "I Wanna Be Somebody" foi o primeiro single do álbum. Foi classificada na posição 84 na VH1 's 100 Greatest Hard Rock Songs. O seu segundo álbum, The Last Command, foi lançado em 9 de novembro de 1985, e alcançou a posição 47 na Billboard 200.
O álbum marcou algumas mudanças na formação, com Steve Riley substituindo Richards na bateria no início da turnê de 1984-1985. Tony foi expulso pelos seus problemas com drogas. Após a turnê do álbum, Piper deixou a banda por motivos pessoais. O baixista Johnny Rod se juntou ao W.A.S.P., e Lawless voltou a tocar guitarra rítmica. O seu terceiro álbum, Inside the Electric Circus, foi lançado em 08 de novembro de 1986. O W.A.S.P. se tornou alvo da Parents Music Resource Center, uma organização liderada por Tipper Gore e que lutava contra qualquer tipo de música que possuísse conteúdo explícito, seja ele sobre violência ou sexual. As casas de show em que a banda se apresentaria estavam recebendo ameaças de bombas, e os membros estavam recebendo ameaças de morte. Blackie Lawless foi baleado duas vezes em 1987, embora não tenha sido acertado. No entanto, todos esses acontecimentos geraram ainda mais publicidade e os álbuns da banda dispararam em vendas. Steve Riley acabou deixando a banda para se juntar ao L.A Guns. O seu quarto álbum, The Headless Children, foi lançado em 15 de abril de 1989, e foi o primeiro álbum sem nenhuma música com conteúdo sexual explícito. O álbum alcançou a posição 48 na Billboard 200.
O guitarrista Chris Holmes, esposo da Lita Ford deixou a banda em agosto de 1989. A banda se separou efetivamente alguns meses depois, com Blackie Lawless embarcando numa carreira solo de curta duração. Chris Holmes voltou ao W.A.S.P. em 1996 após se divorciar, e deixou a banda mais uma vez em 2002. O seu décimo primeiro álbum, The Neon God: Part 1 – The Rise, foi lançado em 6 de abril de 2004 pela Noise Records, e o primeiro ato de uma Ópera Rock em duas partes. O seu décimo segundo álbum, The Neon God: Part 2 – The Demise, foi lançado em setembro do mesmo ano. Durante a sua turnê, a banda se apresentou pela primeira vez no Brasil em 2005. No início de 2006, o baterista Mike Dupke entrou na banda. O guitarrista Doug Blair substituiu Darrell Roberts. Dupke deixou a banda em 2015, e foi substituído por Randy Black. O seu décimo quinto álbum, Golgotha, foi lançado em 2 de outubro de 2015. O W.A.S.P. fez a sua turnê Re-Idolized: The 25th Anniversary of the Crimson Idol, que ocorreu de setembro a novembro de 2017 na Europa no 25º aniversário do lançamento do álbum, The Crimson Idol. Frankie Banali faleceu de câncer no pâncreas em 20 de agosto de 2020. Steve Riley faleceu em 24 de outubro de 2023, aos 67 anos, após uma grave pneumonia.