Lita Ford

Lita Rossana Ford nasceu em Londres, Inglaterra no dia 19 de setembro de 1958. É uma cantora, guitarrista e compositora britânica. Quando estava na segunda série, ela se mudou com sua família para os Estados Unidos, acabando por se instalar na área de Long Beach, Los Angeles. Inspirada por Ritchie Blackmore do Deep Purple, ela começou a tocar guitarra com a idade de 11 anos. Em 1975, aos 16 anos, Lita foi recrutada pelo empresário Kim Fowley para se juntar à banda de rock só de mulheres que ele estava montando chamada The Runaways. A banda logo conseguiu um contrato de gravação e lançou seu primeiro álbum em 1976. Em 1977, os conflitos internos e a escolha do seguimento musical da banda não chegava a um consenso, a banda finalmente se separou em abril de 1979. Em meados da década de 1980, Lita namorou com o guitarrista Tony Iommi do Black Sabbath que co-produziu seu álbum The Bride Wore Black, um álbum que nunca foi lançado. Após a dissolução do The Runaways, Lita começou a se lançar em carreira solo. Seu primeiro álbum solo, Out for Blood, foi lançado em 1983 e foi um fracasso comercial.

 

Seu próximo lançamento, Dancin 'on the Edge de 1984 alcançou um sucesso moderado e a popularidade de Lita começou a subir. Nesse álbum foi  incluído o single "Fire in My Heart", que alcançou o Top 10 em vários países fora dos Estados Unidos. O single de acompanhamento, "Gotta Let Go", teve um desempenho melhor, atingindo o número um nas paradas Mainstream Rock. Lita assinou com a RCA Records, contratou a gestão de Sharon Osbourne e re-emergiu com um som pop metal mais favorável para as rádios. Lita foi casada com o  guitarrista Chris Holmes do W.A.S.P. de 1986 a 1992. Em 1988, ela lançou seu mais comercialmente e bem sucedido álbum, Lita. O álbum contou com vários singles, incluindo "Kiss Me Deadly", "Back to the Cave", "Close My Eyes Forever" e "Falling In and Out of Love", uma canção co-escrita por Nikki Sixx do Mötley Crüe. A balada "Close My Eyes Forever", um dueto com Ozzy Osbourne, continua a ser a sua canção de maior sucesso, chegando a posição 8 nos EUA na Billboard Hot 100. Lita lançou o próximo álbum Stiletto de 1990 que apresentava os singles "Hungry" e "Lisa", uma canção dedicada à sua mãe. No entanto, o álbum não conseguiu igualar o sucesso de seu lançamento anterior.

 

O próximo lançamento de Lita foi Dangerous Curves de 1991, que contou com seu último single nas paradas até o momento, "Shot of Poison". Em junho de 2008, Lita ressurgiu com uma nova banda com Stet Howland do W.A.S.P. na bateria, tocando vários shows de aquecimento em Nova York antes da apresentação no Rocklahoma, um festival de música com camping realizado em Pryor, Oklahoma. Em junho de 2009, ela viajou pelos Estados Unidos e Europa com uma nova formação com o guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal ex-Guns N 'Roses, o baterista Dennis Leeflang e o baixista PJ Farley ex-Deepfield. Depois de um longo hiato de gravação, Lita lançou o novo álbum Wicked Wonderland em 6 de outubro de 2009, pela JLRG Entertainment, depois de quinze anos. O seu oitavo álbum Living Like a Runaway foi lançado em junho de 2012, pela SPV / Steamhammer Records. Em 2013 Lita foi premiado pela revista Guitar Player com o The Certified Guitar Legend Award. Em 2016, Lita lançou o álbum Time Capsule, uma coleção de canções que ela descobriu em fitas antigas dos anos 80. 

 Rockdigital