top of page
lita.jpg
Lita Ford - Gotta Let Go
00:00 / 00:25
Lita Ford

Lita Rossana Ford nasceu no dia 19 de setembro de 1958 em Londres, na Inglaterra. É uma cantora, guitarrista e compositora britânica. Quando estava na segunda série, ela se mudou com sua família para os EUA, acabando por se instalar na área de Long Beach, em Los Angeles. Inspirada por Ritchie Blackmore do Deep Purple, ela começou a tocar guitarra com a idade de 11 anos. Em 1975, aos 16 anos, Lita foi recrutada pelo empresário Kim Fowley para se juntar à banda de Rock só de mulheres que ele estava montando chamada The Runaways. A banda logo conseguiu um contrato de gravação e lançou seu primeiro álbum em 1976. Em 1977, os conflitos internos e a escolha do seguimento musical da banda não chegava a um consenso, a banda finalmente se separou em abril de 1979. Em meados da década de 1980, Lita namorou com o guitarrista Tony Iommi do Black Sabbath que co-produziu seu álbum The Bride Wore Black, um álbum que nunca foi lançado. Após a dissolução do The Runaways, Lita começou a se lançar em carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Out for Blood, foi lançado em 1 de maio de 1983 pela Mercury Record, e foi um fracasso comercial.

 

O seu segundo álbum, Dancin 'on the Edge, foi lançado em 28 de maio de 1984, e alcançou a posição 66 na Billboard 200. O single de acompanhamento, "Gotta Let Go", teve um desempenho melhor, alcançando o topo na Billboard Mainstream Rock. O álbum foi nomeado para o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock FemininoLita assinou com a RCA Records, contratou a gestão de Sharon Osbourne e re-emergiu com um som pop metal mais favorável para as rádios. O seu terceiro álbum, Lita, foi lançado em 2 de fevereiro de 1988. O álbum alcançou a posição 29 na Billboard 200. Os singles "Close My Eyes Forever", um dueto com Ozzy Osbourne alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100 e "Kiss Me Deadly" alcançou a posição 12. O seu quarto álbum, Stiletto, foi lançado em 15 de maio de 1990, O álbum alcançou a posição 52 na Billboard 200O seu quinto álbum, Dangerous Curves, foi lançado em 12 de novembro de 1991. O single "Shot of Poison" foi indicado ao Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Feminina de RockO seu sexto álbum, Black, foi lançado em 14 de fevereiro de 1995.

 

No álbum, Lita experimenta outros estilos musicais, como Blues e Grunge, enquanto mantém suas raízes no Metal e no Rock. Em junho de 2008, Lita ressurgiu com uma nova banda com Stet Howland do W.A.S.P. na bateria, tocando vários shows de aquecimento em Nova York antes da apresentação no Rocklahoma, um festival de música com camping realizado em Pryor, Oklahoma. Em junho de 2009, ela viajou pelos EUA e Europa com uma nova formação com o guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal ex-Guns N 'Roses, o baterista Dennis Leeflang e o baixista PJ Farley ex-Deepfield. O seu sétimo álbum, Wicked Wonderland, foi lançado em 2 de outubro de 2009 JLRG Entertainment na Europa, depois de quinze anos. O seu oitavo álbum, Living Like a Runaway, foi lançado em 4 de junho de 2012 pela SPV / Steamhammer Records. Em 2013 Lita foi premiado pela revista Guitar Player com o The Certified Guitar Legend Award. Em novembro de 2014, o guitarrista Patrick Kennison se juntou à banda de Ford. O seu quinto álbum de compilação, Time Capsule, foi lançado em 2016, com uma coleção de músicas que ela descobriu em velhas fitas analógicas da década de 1980, com gravações que ela fez com vários músicos.

bottom of page