Guns N' Roses

É uma banda de rock americana. Formada no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose, o vocalista Axl Rose e o guitarrista Izzy Stradlin e os membros do L.A. Guns, o guitarrista Tracii Guns, o baixista Ole Beich e o baterista Robbie Gardner. A nova banda criou o seu nome a partir da combinação dos nomes dos dois membros do grupo, Tracii Guns e Axl Rose. O baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan enquanto a falta de Tracii Guns nos ensaios levou à sua substituição por Slash. O baterista Rob Gardner saiu e foi substituído por um amigo de Slash, Steven Adler. Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP Live ?!*@ Like a Suicide, lançado de forma independente, composto por quatro faixas de fitas demo da banda. O seu primeiro álbum, Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987 pela Geffen Records. O álbum liderou a Billboard 200 e se tornou o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos, bem como o décimo primeiro álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos. "Sweet Child o 'Mine" é o terceiro single do álbum, e liderou a parada Billboard Hot 100, tornando-se o único single número 1 da banda nos EUA. O segundo álbum de estúdio, GN 'R Lies, foi lançado em 29 de novembro de 1988. "Patience" foi o único single lançado e alcançou a posição quatro na Billboard Hot 100. O álbum foi composto de apenas quatro composições novas e das quatro gravações do EP Live ?!*@ Like a Suicide de 1986. 

 

Em 1990, durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado em cocaína e heroína. Como resultado, Adler foi demitido em julho de 1990 e foi substituído pelo baterista Matt Sorum. Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo quando ele se juntou como membro oficial. Use Your Illusion I, é o terceiro álbum de estúdio da banda, lançado em 17 de setembro de 1991. Ele foi um dos dois álbuns lançados em conjunto com a Use Your Illusion Tour. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard. O quarto álbum, Use Your Illusion II, foi lançado no mesmo ano. O quinto álbum de estúdio, The Spaghetti Incident?. O álbum é composto por covers de punk rock mais antigo, hard rock e outras músicas. O álbum apresenta o guitarrista Gilby Clarke, que substituiu Izzy Stradlin, durante a Use Your Illusion Tour em 1991, bem como o último álbum a apresentar o guitarrista Slash, o baixista Duff McKagan e o baterista Matt Sorum. É também o único álbum da banda que não foi promovido com uma turnê. A gravação de "Sympathy for the Devil", bem como a tensão entre Slash e Axl, levou Slash a deixar a banda oficialmente em outubro de 1996. Ele foi substituído pelo guitarrista de turnê Robin Finck do Nine Inch Nails em janeiro de 1997. Matt Sorum foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan se demitiu em agosto de 1997. Em agosto de 1999, o guitarrista Robin Finck saiu para retornar ao Nine Inch Nails, em turnê.

 

Em março de 2000, o guitarrista Brian Carroll, mais conhecido como Buckethead substituiu Finck. O Guns N' Roses é uma das principais atrações do festival Rock in Rio III realizado em janeiro de 2001 no Rio de Janeiro. Este show foi marcado como a volta do Guns N' Roses e também por ser o maior público na história da banda. Em 2002, o show em Vancouver foi cancelado quando Axl não apareceu. Uma revolta se seguiu. Um segundo tumulto dos fãs na Filadélfia, quando a banda não apareceu novamente, cancelando o restante da turnê. A banda entrou em hiato em 2003. A banda estava programada para tocar no Rock in Rio Lisboa em maio de 2004. O guitarrista Buckethead deixou a banda em março daquele ano, cancelando o show em Lisboa. Chinese Democracy, é o sexto álbum da banda, que foi lançado em 23 de novembro de 2008. O álbum estreou na posição três nas paradas da Billboard 200. A banda se apresentou no Rock in Rio no Rio de Janeiro no dia 2 de outubro de 2011. Em 14 de abril de 2012, os ex-membros, Slash, Duff McKagan, Gilby Clarke, Steven Adler e Matt Sorum se reuniram na indução da banda no Rock and Roll Hall of Fame. Os primeiros shows programados da banda com Slash e McKagan ocorreram na T-Mobile Arena, em 8 e 9 de abril de 2016. Durante o show da banda em 6 de julho de 2016, em Cincinnati, Steven Adler se juntou à banda na bateria.  Foi a primeira vez desde 1990 que Adler se apresentou com a banda.

 Rockdigital