L.A. Guns
É uma banda americana de Hard Rock. A banda foi formada em 1983 em Los Angeles, pelo guitarrista Tracii Guns e pelo baterista Rob Gardner. A primeira formação inclui também o vocalista Michael Jagosz e o baixista Ole Beich. Essa formação gravou o seu primeiro EP, Collector's Edition No. 1, que foi lançado em 1985 pela Raz Records, antes de Jagosz ser substituído por Axl Rose, que liderou a banda Rapidfire antes de formar a Hollywood Rose que se separou em 1984. A Hollywood Rose se reuniu novamente com Axl Rose, Izzy Stradlin, Chris Weber e Steve Darrow e o baterista Gardner do L.A. Guns. Com a saída de Weber, Tracii Guns foi contratado, e a banda mudou o seu nome para Guns N’ Roses. Beich foi substituído por Duff McKagan enquanto Tracii Guns saiu da banda, sendo substituído por Slash. Gardner também saiu e foi substituído por Steven Adler. Mais tarde, em 1985, Tacii Guns e o vocalista Paul Black reformaram o L.A. Guns com Mick Cripps e Nickey Alexander. Inicialmente, a banda deveria ser chamada Faster Pussycat, mas logo adotaram o nome L.A. Guns, e assinaram um contrato com a PolyGram. O seu primeiro álbum, L.A. Guns, foi lançado em 4 de janeiro de 1988 pela Vertigo Records. Foi o único lançamento da banda a apresentar o baterista Nickey "Beat" Alexander, que foi substituído por Steve Riley antes de ser lançado. O álbum alcançou a posição 50 na Billboard 200. O seu segundo álbum, Cocked & Loaded, foi lançado em 22 de agosto de 1989 pela Vertigo Records. O álbum alcançou a posição 38 na Billboard 200.
A canção "The Ballad of Jayne" alcançou a posição 33 na Billboard Hot 100. Em 1992, o baterista Riley foi demitido do LA Guns após a turnê da banda pela Europa com o Skid Row por supostamente agredir Lewis. A banda se reagrupou com o baterista Michael Gersema. O seu quarto álbum, Vicious Circle, foi lançado em 4 de outubro de 1994. Foi o álbum mais fraco da banda até à data. A PolyGram logo cancelou o contrato com a banda, após as baixas vendas do álbum. A formação clássica do L.A. Guns se reuniu com Phil Lewis, Mick Cripps e Kelly Nickels que retornaram a banda. O seu quinto álbum, American Hardcore, foi lançado em 29 de outubro de 1996 pela CMC Internacional. Foi o único álbum a contar com o vocalista Chris Van Dahl. A banda foi renomeada como The LA Guns, na época do lançamento do álbum, adicionando The antes do nome. A banda mudou de vocalista mais uma vez, recrutando Ralph Saenz. O seu EP, Wasted, foi lançado em 15 de setembro de 1998. Cripps e Nickels deixariam a banda na véspera de uma turnê de verão de 2000, sendo substituídos pelo guitarrista Brent Muscat e pelo baixista Muddy. Tracii Guns saiu da banda em outubro, a fim de se concentrar em seu projeto com Nikki Sixx do Mötley Crüe, que nunca saiu. Com Tracii Guns possuindo os direitos para o nome L.A. Guns juntamente com Steve Riley, ele mudou o nome da sua atual banda The Tracii Guns Band para L.A. Guns no verão de 2006, criando um conflito, pois agora havia duas bandas com o nome L.A. Guns.
O seu décimo álbum de estúdio do L.A. Guns de Phil Lewis, Hollywood Forever, foi lançado em 5 de junho de 2012 pela Cleópatra Records. Tracii Guns anunciou em julho de 2012, que havia terminado com a sua versão do L.A. Guns, deixando apenas a versão de Phil Lewis se apresentando com o nome. O L.A. Guns de Tracii Guns tocou na sua turnê de despedida na Europa e, em seguida, adotaram o nome The Tracii Guns League of Gentleman. No dia 9 de março de 2014, o ex-vocalista Michael Jagosz faleceu, com 48 anos. Phil Lewis e Tracii Guns se apresentaram juntos pela primeira vez com o nome de L.A. Guns Phil Lewis + Tracii Guns fazendo vários shows. Em dezembro de 2016, Phil Lewis anunciou que estava deixando o L.A. Guns. O seu décimo primeiro álbum, The Missing Peace, foi lançado em 13 de outubro de 2017 pela Frontiers Records. É o primeiro álbum com Phil Lewis e Tracii Guns em 15 anos. O álbum estreou na posição 16 na Billboard Hard Rock Albums Chart. Em janeiro de 2020, Guns e Lewis processaram Riley pelo uso do nome LA Guns. O L.A. Guns de Riley lançou o seu primeiro álbum de estúdio, Renegades, em 13 de novembro de 2020. Em 2021, eles resolveram essa disputa no tribunal com Guns e Lewis mantendo o nome LA Guns, enquanto Riley foi obrigado a mudar suas versões para Riley's L.A.. Guns. Steve Riley faleceu no dia 24 de outubro de 2023, após sofrer de vários problemas de saúde. O seu décimo quarto álbum, Black Diamonds, foi lançado em 14 de abril de 2023. A Riley's L.A. lançou o seu segundo álbum de estúdio, The Dark Horse, em 2024.