The Runaways

 

Foi uma banda americana de rock. A banda foi formada no final de 1975 pela baterista Sandy West e pela guitarrista Joan Jett, depois que ambas se apresentaram ao produtor Kim Fowley, que ajudou as meninas a encontrar outros membros. Começando como um trio com a baixista Micki Steele, o The Runaways começaram a se apresentar em festas e clubes em Los Angeles. Elas logo adicionaram a guitarrista Lita Ford. Steele foi demitida da banda, e substituída pela baixista Peggy Foster, que saiu depois um mês. A vocalista Cherie Currie foi encontrada e recrutada em uma boate local Sugar Shack, seguida por Jackie Fox no baixo. O seu primeiro álbum, The Runaways, lançado em 1 de junho de 1976 pela Mercury Records. A banda saiu em turnê pelos EUA. Elas também fizeram a abertura de shows de bandas já consagradas como Van Halen. O seu segundo álbum, Queens of Noise, em Janeiro de 1977, e saíram uma turnê mundial.

 

Elas tiveram muito espaço na TV japonesa, gravando o álbum ao vivo, Live in Japan, que foi gravado em junho. O álbum foi lançado apenas no Japão e em algumas outras regiões, incluindo o Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Não foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ainda no Japão, Jackie Fox deixou a banda. Joan Jett assumiu os baixos temporariamente, e ao voltarem, a vaga do baixo foi preenchido pela garota de dezessete anos, Vickie Blue. A vocalista Cherie Currie deixou a banda, e Joan Jett, que fazia a segunda voz, assumiu o vocal principal. O seu terceiro álbum, Waiting For The Night, foi lançado em outubro de 1977. O álbum entrou na posição 34 na parada sueca de álbuns. Para promover o álbum a banda saiu em turnê mundial com o Ramones. Em 1978, desacordos de ordem financeira fizeram a banda e Kim Fowley romperem com suas relações empresariais. A banda contratou um novo empresário, que também trabalhava para o Blondie e Suzi Quatro. Romperam suas relações também com a gravadora Mercury.

 

Houve troca de acusações entre a banda e o ex-empresário. A baixista Vickie Blue deixou a banda devido a problemas médicos e foi brevemente substituído por Laurie McAllister em novembro de 1978. McAllister foi encaminhada à banda por sua vizinha, Duane Hitchings, que tocou teclados no quarto e último álbum da banda, And Now ... The Runaways, que foi lançado na Europa no final de 1978. Discordâncias entre os membros da banda incluíam o estilo musical, com Joan Jett optando pelo punk rock / glam rock, enquanto Lita Ford e Sandy West queria manter o hard rock / heavy metal, sem acordo. McAllister apareceu no palco com o The Runaways em seus shows na Califórnia durante as últimas semanas de dezembro de 1978. A banda tocou seu último concerto na véspera de Ano Novo de 1978 no Cow Palace, perto de São Francisco. McAllister saiu pouco depois em janeiro de 1979, e a banda terminou oficialmente em abril de 1979.

 

 

 Rockdigital