Joan Jett 


Joan Marie Larkin nasceu em Wynnewood na Filadélfia, Pensilvânia no dia 22 de setembro de 1958, é uma cantora, guitarrista e baixista norte-americana. Joan Jett foi a fundadora do The Runaways juntamente com a baterista Sandy West. Joan era a vocalista e tocava guitarra base na banda. Em 1979, Joan Jett começou a carreira solo. Ela gravou três músicas com Paul Cook e Steve Jones do Sex Pistols uma delas era uma versão da música "I Love Rock 'n Roll", gravada originalmente pelos The Arrows.

 

Em 1979, Joan Jett conheceu o compositor e produtor Kenny Laguna, que ajudou ela a compor as músicas. Eles se tornaram amigos e decidiram trabalhar juntos. O álbum de Jett foi intitulado Joan Jett lançado no dia 17 de maio de 1980. O álbum foi rejeitado por 23 gravadoras, então Jett e Laguna lançaram o álbum independente na gravadora deles Blackheart Records. Joan Jett se tornou a 1ª mulher a começar sua própria gravadora. Com ajuda de Laguna, em 1980, Joan Jett formou o The Blackhearts. Em 1981, Joan Jett relançou o álbum Joan Jett com o nome de Bad Reputation pela Boardwalk Records.

 

Depois de um ano de turnês e gravações, a banda lançou o seu primeiro álbum, I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial, no mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos. Além de ser conhecida e constantemente citada como a Rainha do Rock em 2003, Joan Jett foi nomeada pela revista Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell, que ocupa a 75º posição. Joan Jett & the Blackhearts foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 2015.

 Rockdigital