Joan Jett 


Joan Marie Larkin nasceu em Wynnewood na Filadélfia, Pensilvânia no dia 22 de setembro de 1958, é uma cantora, guitarrista e baixista norte-americana. Sua família se mudou de Rockville, Maryland para West Covina, Califórnia, no condado de Los Angeles. Pouco depois da mudança, seus pais se divorciaram e ela mudou seu nome para Joan Jett, porque achava que soava mais como uma estrela do rock. Em Los Angeles, o local noturno favorito de Jett era a Rodney Bingenheimer's English Disco, uma boate localizada na Sunset Boulevard na Sunset Strip, no estilo glam rock. Jett se tornou uma membro fundadora do The Runaways, ao lado da baterista Sandy West, e com a baixista Micki Steele, Jackie Fox, Lita Ford e Cherie Currie para completar a banda. A banda se separou na primavera de 1979. No mesmo ano, Jett gravou três músicas com Paul Cook e Steve Jones do Sex Pistols, um das música foi o cover "I Love Rock 'n' Roll" do The Arrows. Mais tarde naquele ano, ela voltou para Los Angeles, onde começou a cumprir uma obrigação das The Runaways de concluir o filme We All Crazee Now!, baseado na carreira da banda, com três atrizes substituindo as meninas que partiram.

 

Enquanto trabalhava no projeto, Jett conheceu o compositor e produtor Kenny Laguna, que foi contratado por Toby Mamis para ajudar Jett a escrever algumas faixas para o filme. Eles se tornaram amigos e decidiram trabalhar juntos. Nos EUA, depois que o seu primeiro álbum solo foi rejeitado pelas gravadoras, Jett e Laguna lançaram independentemente em seu novo selo, a Blackheart Records. A versão original foi vendida diretamente para os frequentadores dos shows e lojas de discos no porta-malas de Laguna. O seu primeiro álbum, Joan Jett, foi lançado em 17 de maio de 1980. Neil Bogart da Casablanca Records contratou Jett no seu novo selo, a Boardwalk Records, e relançou o álbum como Bad Reputation, em 23 de janeiro de 1981. O álbum alcançou a posição 51 na Billboard 200. Com a ajuda de Laguna, Jett formou  a The Blackhearts, a sua banda de apoio, num anúncio no LA Weekly. Joan Jett & the Blackhearts fez vários shows no Golden Bear, em Huntington Beach, Califórnia, e no Whiskey a Go Go em Hollywood antes de embarcar em sua primeira turnê europeia. Jett e Laguna usaram suas economias pessoais para imprimir cópias do primeiro álbum e montaram seu próprio sistema de distribuição, às vezes vendendo os álbuns no porta-malas do Cadillac de Laguna no final de cada show.

 

Um concerto na primavera de 1981 no Palladium em Nova York foi uma performance que definiu a carreira de Joan Jett & the Blackhearts. O seu segundo álbum, I Love Rock 'n Roll, foi lançado em 18 de novembro de 1981. O primeiro single do álbum, "I Love Rock 'n' Roll", alcançou o topo na Billboard Hot 100 por sete semanas consecutivas. É a música número 56 da Greatest Songs of All Time na Billboard. O seu terceiro álbum, Album, foi lançado em julho de 1983, e alcançou a posição 20 na Billboard 200. O seu sexto álbum, Up Your Alley, foi lançado em 23 de maio de 1988. O single "I Hate Myself for Loving You", alcançou a oitava posição na Billboard Hot 100. O ex- guitarrista dos Rolling Stones, Mick Taylor, tocou o solo de guitarra na canção. O seu décimo primeiro álbum, Sinner, foi lançado 13 junho de 2006. Em 2010, foi lançado o filme The Runaways, sobre a banda de Jett, estrelado por Kristen Stewart como Jett e Dakota Fanning como Currie. O seu décimo segundo álbum de estúdio, Unvarnished, foi lançado em 30 de setembro de 2013, alcançou a posição 47 na Billboard 200Joan Jett foi nomeada pela revista Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell, que ocupa a 75º posição. A Joan Jett & the Blackhearts foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 2015. O single "I Love Rock 'n Roll", foi introduzido no Grammy Hall of Fame em 2016.

 Rockdigital