



Yes
É uma banda britânica de Rock Progressivo. Em 1967, o baixista Chris Squire formou a banda Mabel Greer's Toyshop, com o vocalista, os guitarristas Clive Bayley e Peter Banks e o baterista Bob Hagger. Eles tocaram no Marquee Club em Soho, Londres, onde Squire conheceu o vocalista Jon Anderson, que trabalhava no bar La Chasse. Banks saiu da banda. Em junho de 1968, Hagger foi substituído por Bill Bruford, e Banks retornou, substituindo Bayley como guitarrista. Tony Kaye se tornou o tecladista e o quinto membro. O nome Yes foi sugestão de Banks. O primeiro show como Yes ocorreu em um acampamento para jovens em East Mersea, Essex no dia 4 de agosto de 1968. A banda assinou um contrato com a Atlantic Records. O seu primeiro álbum, Yes, foi lançado em 25 de Julho de 1969. Peter Banks foi demitido, e foi substituído por Steve Howe. O tecladista Tony Kaye decidiu sair, e foi substituído por Rick Wakeman. O seu quarto álbum, Fragile, foi lançado em 26 de novembro de 1971. Bruford deixou o Yes no verão de 1972, e foi substituído por Alan White. O seu primeiro álbum ao vivo, Yessongs, foi lançado em maio de 1973, como um álbum triplo, e alcançou a sétima posição na UK Albums Chart. Rick Wakeman deixou a banda após a turnê de 1973-1974, e foi substituído por Patrick Moraz que chegou durante as sessões de gravação do sétimo álbum, Relayer, que foi lançado em 28 de novembro de 1974.
No final de 1976, Moraz saiu, depois que Wakeman foi recontratado. O seu oitavo álbum de estúdio, Going for the One, foi lançado em 15 de julho de 1977. A canção "Wonderous Stories" foi lançada como o primeiro single do álbum, e alcançou a sétima posição na UK Singles Chart e continua sendo o single de maior sucesso da banda no país. Em outubro de 1979, Jon Anderson deixou o Yes, com Wakeman partindo na mesma época. O seu décimo álbum, Drama, foi lançado em 22 de agosto de 1980 pela Atlantic Records, com Trevor Horn nos vocais principais. Após a turnê do álbum, Horn saiu do Yes, com White e Squire também saindo. Em março de 1981, foi confirmado que o Yes não existia mais. Em 1982, Squire e White e o guitarrista Trevor Rabin se uniram na nova banda Cinema. O tecladista Tony Kaye também foi recrutado. Kaye saiu durante os ensaio. Em abril de 1983, Anderson foi convidado para o projeto como vocalista. Por sugestão dos executivos da gravadora, o Cinema mudou seu nome para Yes em junho de 1983. O seu décimo primeiro álbum, 90125, foi lançado em 07 de novembro de 1983 pela Atco Records. O single do álbum, "Owner of a Lonely Heart" foi sua única música no topo na Billboard Hot 100. Em 1985, a música instrumental "Cinema" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock.
O Yes excursionou em 1984 e 1985, que incluiu 2 apresentações no primeiro festival do Rock in Rio no Brasil. Em novembro de 1995, Anderson, Squire e White ressuscitaram a formação clássica do Yes, convidando Wakeman e Howe de volta à banda. Em 18 de março de 2003, o planeta menor (7707) Yes foi nomeado em homenagem à banda. A 35th Anniversary Tour ocorreu em 2004. Chris Squire faleceu no dia 27 de junho de 2015 em Phoenix, Arizona. Billy Sherwood se tornou o novo baixista do Yes a pedido de Squire. Em 7 de abril de 2017, o Yes foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em Nova York. O nome Yes era propriedade conjunta de Squire, White e Anderson. Com a permissão da esposa de Squire, e após a introdução do Yes no Hall of Fame, Anderson, Rabin e Wakeman se renomearam Yes Featuring Jon Anderson, Trevor Rabin, Rick Wakeman. Ambos os grupos fizeram uma turnê para comemorar o quinquagésimo aniversário do Yes em 2018. Após a turnê, o Yes Featuring ARW se separou após 2 anos. A turnê de 50 anos da banda pela Europa começou em março. Uma turnê nos EUA em junho e julho também incluiu apresentações de Kaye, Horn, Tom Brislin e Patrick Moraz. O baterista Alan White, faleceu no dia 26 de maio de 2022 em sua casa na área de Seattle, aos 72 anos. O seu vigésimo terceiro álbum, Mirror to the Sky, foi lançado em 19 de maio de 2023 pela InsideOut Music e Sony Music.