Jon Anderson

 

Jon Anderson nasceu em Accrington,  Lancashire na Inglaterra no dia 25 de outubro de 1944. É um cantor, músico multi-instrumentista, compositor e poeta britânico. Anderson fundou o grupo de rock progressivo Yes em 1968, juntamente com o baixista Chris Squire. Em 1979, ele saiu alegando que a banda estava sendo pressionada pela gravadora a produzir músicas de sucesso. Jon foi substituído por  por Trevor Horn ex-The Buggles. Jon gravou seu segundo álbum solo, Song of Seven, e depois se juntou ao músico grego Vangelis, que tinha conhecido em 1974 nas audições para o álbum Relayer do Yes. O seu primeiro álbum solo, Olias of Sunhillow, foi lançado em 24 de julho de 1976. O álbum alcançou a oitava posição na UK Albums Chart e na posição 47 na Billboard 200. O seu terceiro álbum solo, Animation, foi lançado em junho de 1982. Logo depois do lançamento do terceiro álbum do Anderson e Wakeman, Anderson se envolveu novamente com o Yes no álbum 90125.

 

O seu quarto álbum, 3 Ships, foi lançado em dezembro de 1985. O seu quinto álbum, In The City of Angels, foi lançado em 17 de maio de 1988. Jon se reuniu com seus antigos ex-companheiros do Yes Bill Bruford, Rick Wakeman e Steve Howe e formaram a Anderson Bruford Wakeman Howe ou ABWH. O ABWH se fundiu com o Yes que foi reformulado em 1991 e os integrantes entraram no estúdio e gravaram o álbum Union. O seu sétimo álbum, Change We Must., foi lançado em 17 de outubro de 1994. O seu décimo primeiro álbum solo, The Promise Ring, foi lançado em 17 de junho de 1997. Em 2006, Anderson formou uma parceria com seu colega de longos anos Rick Wakeman, na qual apresentavam material solo e também do Yes. Dois meses depois do início da Close to the Edge and Back Tour do Yes, Anderson estava com sua saúde mais frágil, teve uma crise de asma e teve que ser hospitalizado.

 

Ele pediu à banda que desse um tempo com as apresentações, que seriam retomadas quando ele estivesse melhor. A turnê foi então cancelada, até que Chris Squire convidou o vocalista Benoît David, de uma banda cover canadense do Yes. Em 2010, Anderson e Wakeman retomaram a turnê como Anderson/Wakeman e lançaram seu primeiro álbum colaborativo, The Living Tree, em 29 de novembro de 2010. O seu décimo quarto álbum solo, Survival & Other Stories, foi lançado em 6 de junho de 2011. Em janeiro de 2016, Anderson anunciou a formação do Anderson, Rabin and Wakeman, um novo grupo formado por Trevor Rabin e Rick Wakeman.  Em abril de 2017, o Yes foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. O seu décimo quinto álbum solo, 1000 Hands: Chapter One, foi lançado em 31 de março de 2019. O grupo Anderson, Rabin and Wakeman se desfez em 2020.

 Rockdigital