The Buggles

Foi um duo britânico de new Wave. Trevor Horn e Geoffrey Downes se encontraram pela primeira vez em 1976 numa audição para a banda de apoio de Tina Charles. Horn conheceu o músico Bruce Woolley ao tocar guitarra baixo na banda da casa no Hammersmith Odeon. Em 1977, Horn, Downes e Woolley se reuniram e começaram a gravar uma seleção de demos em uma pequena sala acima de um depósito de construção em Wimbledon, sudoeste de Londres, incluindo "Vídeo Killed the Radio Star", "Clean, Clean" e "On TV". E começou a regravar as músicas em um estúdio no norte de Londres. A demo de "Video Killed the Radio Star" chamou a atenção do produtor Chris Blackwell da Island Records e assinou um contrato de gravação com a  banda. Inicialmente, a demo de "Video Killed the Radio Star" com vocais de Tina Charles, que também ajudou a financiar o projeto. A música foi uma composição de Woolley, que terminou a sua associação com Horn e Downes antes do lançamento do single para formar a The Camera ClubDebi Doss e Linda Jardim, são as vozes femininas na música "Video Killed the Radio Star", e contribuíram com suas vozes para outras canções do álbum. 

 

"Video Killed the Radio Star" foi lançado como single do álbum, em setembro de 1979, superando as paradas em 16 países. O seu vídeo musical, foi o primeiro que foi ao ar na MTV nos EUA em 01 de agosto de 1981. O seu primeiro álbum, The Age of Plastic, foi lançado em Janeiro de 1980, e alcançou a posição 27 na UK Albums Chart. O The Buggles se apresentou duas vezes na BBC Radio 1. No início de 1980, Horn e Downes começaram a trabalhar num segundo álbum do Buggles em Londres, em um estúdio ao lado da banda Yes, que havia perdido o vocalista Jon Anderson e o tecladista Rick Wakeman nas sessões de gravação para um novo álbum. Por sugestão de Brian Lane, gerente das duas bandas e do baixista Chris Squire, eles foram convidados para substituir Anderson e Wakeman como membros do Yes. Horn e Downes aceitaram a oferta, e se juntou ao Yes para gravar o álbum Drama. O Yes se dissolveu em Dezembro de 1980, após o fim da turnê do álbum Drama. No início de 1981, após a dissolução do Yes, Downes e Horn voltaram a se reunir para gravar o segundo álbum do The Buggles. No entanto, Downes deixou o grupo durante a gravação do álbum para começar a ajudar a formar a banda Asia.

 

A editora francesa Carrere ajudou a financiar o álbum e Horn completou a maior parte do segundo álbum com vários artistas adicionais. O seu segundo álbum, Adventures in Recording Modern, foi lançado em novembro de 1981. O álbum alcançou a posição 161 na Billboard 200. Na época do lançamento do álbum, Horn, também estava produzindo o álbum, The Lexicon of Love da banda ABC que foi a banda de apoio que marcou o fim do Buggles. Sendo basicamente uma banda de estúdio, os Buggles nunca viajaram em turnê. A primeira apresentação ao vivo da dupla foi em 3 de Dezembro de 1998, numa vitrine para novas bandas da ZTT Records na Mean Fiddler, no noroeste de Londres. Em 11 de Novembro de 2004, o The Buggles se reuniu na Wembley Arena num concerto de caridade. Em 28 de Setembro de 2010, o The Buggles realizou o seu primeiro concerto, anunciado como The Lost Gig, no Supperclub em Notting Hill, oeste de Londres, para  angariar fundos para o Hospital Real de Neuro-deficiência. Em 25 de outubro de 2011, o The Buggles se reuniu para tocar na British Music Experience na O2 Arena. Em março de 2015, Downes se juntou à Trevor Horn Band no palco do Shepherd's Bush Empire para tocar "The Plastic Age" e "Video Killed the Radio Star". 

 Rockdigital