top of page
Rick Wakeman - The Journey Overture
00:00 / 00:25
RicK Wakeman

Richard Christopher Wakeman nasceu em Londres no dia 18 de maio de 1949. É um tecladista de Rock Progressivo britânico. Quando Wakeman completou sete anos, seu pai pagou lições semanais de piano que durou onze anos. Em 1961, na escola Drayton Manor, Wakeman tocou em sua primeira banda de Trad Jazz, a Brother Wakeman and Clergymen. Em 1963, aos 14 anos, Wakeman se juntou ao Atlantic Blues, um grupo local. Em 1966, ele se juntou ao Concordes, mais tarde conhecido como Concorde Quartet. Wakeman usou o dinheiro obtido de seus shows para comprar um Pianet, seu primeiro instrumento eletrônico. Naquele ano, ele também formou a banda Green Dolphin Trio. Em 1967, Wakeman participou da Ronnie Smith Band em Watford. Ele foi demitido no ano seguinte, mas foi reintegrado. Entre suas primeiras sessões ele tocou para a Junior's Eyes Band e em junho de 1969, tocou o mellotron em "Space Oddity" de David Bowie. Wakeman continuou a tocar em várias faixas para o seu segundo álbum, David Bowie. Em 1969, Wakeman tocou piano para o Strawbs, uma banda de Rock Folk como músico de sessão no primeiro álbum, Dragonfly. Em março de 1970, ele se juntou à banda como um membro de tempo integral aos vinte anos. Durante as sessões do próximo álbum do Strawbs, Wakeman retomou o trabalho como músico de sessão. O seu primeiro álbum solo, Piano Vibrations, foi lançado em 1971 pela Polydor Records.

 

O álbum final de Wakeman com o Strawbs, From the Witchwood, foi lançado em julho de 1971. Wakeman entrou para a banda Yes como tecladista no lugar de Tony Kaye em agosto de 1971. No final de 1971, Wakeman assinou um contrato de gravação de cinco álbuns solo com a A & M Records. Em 1972, o Yes lançou o álbum, Close to the Edge, e se tornou o seu álbum mais vendido desde a sua formação. Na The Close to the Edge Tour, marcou a primeira vez que Wakeman usou uma capa no palco. O seu segundo álbum solo, The Six Wives of Henry VIII, foi lançado em janeiro de 1973, o álbum alcançou a sétima posição na UK Albums Chart, e o terceiro lugar na Billboard 200. Em janeiro de 1974, durante uma pausa na Topographic Oceans Tour do Yes, o seu terceiro álbum solo, Journey to the Centre of the Earth, foi lançado em 3 de maio de 1974 pela A&M Records. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart, e o terceiro lugar na Billboard 200. Em 18 de maio de 1974, ele confirmou sua saída do Yes para o seu gerente, Brian Lane. O seu quinto álbum solo, Lisztomania, foi lançado em novembro de 1975 pela A&M Records. Foi o seu primeiro álbum de trilha sonora, produzido para o filme musical de Ken Russell. Em 1976, Wakeman começou um período de vida fora do Reino Unido como um exílio fiscal. O seu sexto álbum solo, No Earthly Connection, foi lançado em abril de 1976. Em novembro de 1976, Wakeman retornou como membro da banda em tempo integral. 

 

O seu oitavo álbum solo, Rick Wakeman's Criminal Record, foi lançado em 9 de novembro de 1977.  Em março de 1980, após várias tentativas de ensaio para um novo álbum do Yes em Paris, Wakeman e Jon Anderson sairam da banda. O seu décimo oitavo álbum solo, Country Airs, foi lançado em 1986, e alcançou o topo na UK New Age Chart. No final de 1988, Wakeman formou a Anderson Bruford Wakeman Howe com os ex-membros da banda Yes. O primeiro álbum, Anderson Bruford Wakeman Howe foi lançado em junho de 1989. O segundo álbum da banda foi interrompido quando os membros das duas bandas se juntaram para formar o supergrupo Yes para uma turnê em 1991. Quando a turnê terminou um ano depois, Wakeman voltou a sair. No final de 1995, Wakeman voltou para o Yes pela quarta vez, mas saiu em 1997 antes da banda sair em turnê. O seu sexagésimo primeiro álbum, Return to the Center of the Earth, foi lançado em 15 de março de 1999 pela EMI Classics, para comemorar o 25º aniversário do seu terceiro álbum solo. O álbum alcançou a posição 34 na UK Albums Chart. A gerência do Yes anunciou o retorno de Wakeman à banda pela quinta vez, em 16 de abril de 2002. Em outubro de 2006, Wakeman e Jon Anderson começaram uma turnê no Reino Unido. Em 2011, Wakeman se juntou à fraternidade dos Cavaleiros Templários. O seu nonagésimo álbum, Piano Portraits, foi lançado em 13 de janeiro de 2017 pela Universal Music Group. O álbum alcançou a sexta posição na UK Albums Chart, e se tornou o maior álbum nas paradas de Wakeman desde 1975. O seu nonagésimo sétimo álbum, A Gallery Of The Imagination, foi lançado em 2023

bottom of page