Zakk Wylde


Jeffrey Phillip Wiedlandt, nasceu em  Bayonne, Nova Jersey no dia 14 de janeiro de 1967. É um músico guitarrista e ator americano. Zakk começou a se interessar pelas aulas de guitarra quando tinha 15 anos, na época em que trabalhava na Silverton Music, uma loja de artigos musicais em Silverton, New Jersey. Ele começou a tocar em sua primeira banda, Stone Henge e depois entrou na banda local Zyris. Aos 19 anos, Zakk conseguiu a disputada vaga de guitarrista na banda de Ozzy Osbourne, assumindo também a função de co-autor. Zakk havia entrado para substituir o guitarrista Jake E. Lee, que substituiu Randy Rhoads, que havia falecido aos 25 anos em um trágico e infeliz acidente aéreo em 19 de março de 1982. Zakk foi admitido na banda solo de Ozzy em 1987 e sua primeira participação foi no álbum No Rest for the Wicked de 1988. Mais dois álbuns de sucesso se seguiram, Just Say Ozzy em 1990 e No More Tears em 1991. Em 1992, após o término da turnê do álbum, Zakk acabou saindo da banda de Ozzy e passou a se dedicar aos projetos paralelos que vinha desenvolvendo, lançando então o álbum homônimo da banda Pride & Glory, lançado em 7 de junho de 1994. Em 1994, Zakk volta a trabalhar com Ozzy na gravação do álbum, Ozzmosis.

 

O seu primeiro álbum solo, Book Of Shadows, foi lançado em 18 de junho de 1996 pela Geffen Records, com um álbum acústico. Paralelamente aos álbuns de Ozzy nos quais participou em seguida, Zakk começou a reunir ideias para um projeto solo de criar uma banda própria de Heavy Metal. Em 1998, em parceria com Phil Ondich na bateria, Zakk funda a banda Hell's Kitchen, posteriormente renomeada de Black Label Society. Zakk usava uma guitarra Les Paul, que se tornou conhecida como O Graal, pintada com bullseye. Ele perdeu a guitarra em 2000, depois que ela caiu da carroceria de um caminhão que transportava equipamentos enquanto ele viajava entre os shows no Texas. As recompensas eram oferecidas a qualquer pessoa que tivesse informações sobre a guitarra. Em 2001 Zakk já tinha um set inteiro de músicas prontas para colocar no álbum de Ozzy mas foi rejeitado, e foram todas utilizadas por ele no quarto álbum, 1919 Eternal, do Black Label SocietyZakk só recuperou o Graal anos mais tarde, depois que um fã a adquiriu numa casa de penhores e percebendo se tratar da guitarra autêntica através do número de série presente na mão da guitarra e as iniciais Z.W. gravadas nas costas da guitarra. Em 17 de Janeiro de 2006, em uma cerimônia aberta ao público, Zakk Wylde recebeu uma homenagem no Hollywood Rock Walk of Fame, localizado na 7425 Sunset Boulevard.

 

Ozzy anunciou Zakk como guitarrista oficial de seu álbum, Black Rain, lançado em 2007. O oitavo álbum de estúdio da banda, Order of the Black, foi lançado na América do Norte em 10 de agosto de 2010 pela E1 Music, e alcançou a quarta posição na Billboard 200. Desde 2014, Zakk liderou uma banda cover do Black Sabbath chamada Zakk Sabbath, na guitarra e vocal. A banda faz turnês intermitentes e lançou um single de três faixas ao vivo, Live In Detroit, em 2016. Zakk, Steve Vai, Nuno Bettencourt, Yngwie Malmsteen e Tosin Abasi, estiveram presentes na turnê Generation Axe em 2016, 2017 e 2018. Zakk se juntou à banda de Ozzy por um número selecionado de datas durante a turnê de verão de 2017, e então se apresentou como parte da turnê No More Tours II. Em agosto de 2009, ele foi hospitalizado devido a coágulos sanguíneos e posteriormente foi forçado a cancelar sua turnê com Mudvayne e Static-X. Após sua hospitalização, ele parou de beber álcool. Ele também se juntou a Ozzy para a turnê Ozzy and Friends em 2012, tocando em uma série de datas europeias, incluindo Graspop Metal Meeting na Bélgica. Em 8 de abril de 2016, Zakk Wylde lança o seu segundo álbum solo, Book of Shadows II. O álbum alcançou a posição 18 na Billboard 200