10cc.jpg
10cc

 

É uma banda de rock inglesa. Na adolescência, Kevin Godley e Lol Creme se conheciam, e Graham Gouldman e Kevin Godley frequentaram a mesma escola secundária em Manchester. Sua primeira colaboração gravada foi em 1964, quando a banda de Gouldman, The Whirlwinds, gravou a composição de Lol Creme, "Baby Not Like You". A banda mudou de membros e nome, se tornando The Mockingbirds, que gravaram cinco singles sem nenhum sucesso, antes de se separarem em 1966. O guitarrista Eric Stewart foi um membro do Wayne Fontana and the Mindbenders. Quando Fontana deixou a banda em outubro de 1965, o grupo ficou conhecido simplesmente como The Mindbenders, com Stewart como vocalista principal. A banda fez uma aparição no filme To Sir, with Love de 1967 com 2 canções. Em março de 1968, Gouldman se juntou a Stewart no The Mindbenders, como baixista e tocando em algumas datas de turnê. O The Mindbenders se separou após uma curta turnê em novembro pela Inglaterra. Em julho de 1968, Stewart ingressou como sócio no Strawberry Studios. No final do ano, Gouldman também se tornou sócio financeiro dos estúdios. Em 1969, Gouldman levou a dupla para uma sessão de gravação no Marmalade Records e o chefe da gravadora, Giorgio Gomelsky ofereceu um contrato. Em setembro de 1969, Godley & Creme gravou algumas faixas básicas no Strawberry Studios, em Stockport, na Inglaterra, com Eric Stewart na guitarra e Gouldman no baixo. Os produtores e escritores americanos Jerry Kasenetz e Jeffry Katz da Super K Productions reservaram o estúdio por três meses para os três, e resultou em uma série de faixas que apareceram sob vários nomes de bandas de propriedade de Kasenetz-Katz.

 

Quando o contrato de produção de três meses com Kasenetz-Katz terminou, Gouldman voltou a Nova York para trabalhar como compositor na Super K Productions. Godley, Creme e Stewart gravaram o single, "Neanderthal Man", lançado sob o nome de Hotlegs, em julho de 1970, subiu para o segundo lugar na UK Singles Chart, e se tornou um sucesso mundial. Como HotlegsGodley, Creme e Stewart gravaram o álbum Thinks: School Stinks, que incluía "Neanderthal Man", no início de 1971. Eles então chamaram Gouldman para uma curta turnê de apoio ao The Moody Blues, antes de lançar o single seguinte "Lady Sadie". Stewart ligou para Jonathan King, um empresário extravagante, produtor e artista de gravação, que ouviu a faixa e assinou com o grupo no seu selo UK Records em julho de 1972, e os apelidou de 10cc. "Donna", foi lançado como o primeiro single do 10cc, e foi escolhido pelo disc jockey Tony Blackburn da BBC Radio 1 como seu disco da semana, ajudando a lançá-lo no Top 30. A canção alcançou o segundo lugar na UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Sheet Music, foi lançado em maio de 1974, e se tornou o álbum de sucesso e abriu caminho para uma turnê pelos EUA. Em fevereiro de 1975, a banda anunciou que estava se separando de Jonathan King e que havia assinado com a Mercury Records. O seu terceiro álbum, The Original Soundtrack, foi lançado em 11 de março de 1975. Foi um sucesso de crítica e comercial. Seu maior sucesso "I'm Not in Love", que deu à banda seu segundo single no topo na UK Singles Chart. A canção lhes proporcionou o seu primeiro sucesso na Billboar Hot 100, quando alcançou o segundo lugar. O seu quarto álbum, How Dare You!, foi lançado em janeiro de 1976. As relações pessoais e de trabalho entre os quatro membros começaram a se desgastar, e esse foi o último álbum com a formação original.

 

No início das sessões do quinto álbum da banda, Godley e Creme deixaram o 10cc. Stewart e Gouldman optaram por continuar com a banda, trabalhando com o baterista Paul Burgess. O seu sétimo álbum, Look Hear?, foi lançado em 28 de março de 1980. Após a turnê de apoio, os membros da banda novamente embarcaram em vários projetos paralelos. Gouldman e Stewart reformularam o 10cc com músicos de sessão. A banda embarcou em sua turnê de 10º aniversário no início de 1982. A banda fez uma turnê pelo Reino Unido, que acabou sendo sua última turnê até que eles se reformularam, oito anos depois em 1991, quando os quatro membros originais se reuniram e gravaram o seu décimo álbum, ...Meanwhile, que foi lançado em 11 de maio de 1992. O álbum apresentava músicos de sessão de destaque, como Jeff Porcaro do Toto na bateria, e acredita-se que seja a última sessão de trabalho de Porcaro antes de morrer de ataque cardíaco. O seu décimo primeiro álbum, Mirror Mirror, foi lançado em Junho de 1995, sem a participação de Godley e Creme. Na primavera de 1995, a banda fez uma turnê pela Europa e Japão. Stewart deixou a banda após essa turnê. Em 1999, Gouldman reuniu uma nova formação do 10 cc. Essa versão fez seu primeiro show no Ronnie Scott's Jazz Club em Birmingham e depois começou a fazer turnês regularmente em 2002, e contou com participações ocasionais de Godley. Para comemorar o 40º aniversário da da banda, o 10cc realizou um concerto no Royal Albert Hall no dia 10 de maio de 2012 com Godley tocando várias músicas com a banda. Em dezembro de 2015, a BBC 4 lançou o documentário I'm Not in Love: The Story of 10cc.