banda-taffo.jpg

Banda Taffo

É uma banda brasileira de Hard Rock. Em 1973, Wander Taffo iniciou a sua carreira musical com a banda Memphis. Em 1981, ele fundou a banda Rádio Táxi juntamente com os ex-integrantes da banda de apoio de Rita Lee. Wander deixou o grupo para dar início a sua carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Wander Taffo, foi lançado em 1989. O álbum recebeu o Prêmio Sharp da Música Brasileira na categoria Revelação Pop Rock Masculino em 1989. No ano seguinte, ele foi eleito melhor guitarrista do Brasil pela crítica especializada. Wander formou a Banda Taffo em 1990. A Banda Taffo abriu os shows do Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, que se apresentou nos dias 3, 4 e 6 de agosto de 1990 no Projeto SP, na Barra Funda, em São Paulo. Em 1991, a banda se apresentou no Limelight em Nova York. O seu primeiro e único álbum, Rosa Branca, foi lançado em 1991 pela CBS.

 

Na sua primeira formação, com Wander Taffo, Andria Busic, Ivan Busic e Marcelo Souss, a banda lotava o Aeroanta em São Paulo, sempre em três dias consecutivos. Com covers de Led Zeppelin, Joe Satriani, Rush, acapela com Ivan, Andria e Wander em Rivers of Babilon, além de todas do album Rosa Branca e algumas do Wander Taffo solo. A canção "Rosa dos Ventos" da banda foi gravada originalmente ao vivo em um show da turnê Nagual em 1992. Em 1996, Wander lançou o seu segundo álbum solo, Lola. Em julho de 1997, ele abriu o IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Paralisando os seus projetos musicais, dedicando-se exclusivamente ao projeto. A escola, hoje conhecida como Escola de Música & Tecnologia (EM&T), une alta tecnologia a um centro de conveniência nos moldes do GIT de Los Angeles, algo inédito na América Latina, de onde é considerada a melhor escola musical. Em 2006, Wander voltou com a sua ex-banda Rádio Táxi, e lançou um DVD marcando a volta da banda.

 

Ele planejava ainda a volta da Banda Taffo para julho de 2008, mas esse projeto foi interrompido por sua morte. Wander Taffo faleceu no dia 14 de maio de 2008 em decorrência de parada cardiorrespiratória, apenas 3 dias antes de seu 54º aniversário. "Poder (We were Born to be happy)", é uma canção inédita de Wander Taffo que foi enviada para Fatima Taffo para colocar letra, ainda em fita K7, e ficou durante todo esse tempo arquivada. Para marcar os dez anos sem o Wander, a letra foi finalmente feita e a música gravada em março de 2018. O vídeo da canção foi gravado com a Banda Taffo, com os músicos, Ivan Busic na bateria e voz, Andria Busic na baixo e voz, Edu Ardanuy na guitarra, Marcelo Souss no teclado e Marco Bavini na guitarra e voz. Essa canção também foi o tema do Taffinho, herói da música, livro infantil de Fatima Taffo que foi lançado em abril de 2018.