Big Country

É uma banda de rock escocesa. Stuart Adamson, após um tempo perambulando por bandas de garagem, ele fundou uma formação Punk, inicialmente com relativo sucesso na região, chamada The Skids, mas Stuart Adamson deixou a banda em 1981, disposto a levar adiante seu novo projeto, a Big Country. A banda lançou seu primeiro single em 1982, "Harvest Home". Apesar de não fazer muito sucesso, a banda lançou outro compacto, "Fields Of Fire", que alcançou o Top 10 inglês em pouco tempo. Em 1983, veio o primeiro álbum de estreia, The Crossing. Em pouco tempo a Big Country estava no topo das paradas. O álbum chegou ao Top 20 da Billboard nos Estados Unidos, com "In A Big Country" entrando na lista dos quarenta singles mais ouvidos no país. 

 

A banda lançou seu segundo álbum, Steeltown, em outubro de 1984 com as gravações feitas nos estúdios Polar, em Estocolmo, pertencentes ao ABBA. O disco logo entrou no primeiro lugar das paradas britânicas, puxado pelo single "Flame Of The West". No final de 1984, os quatro integrantes da Big Country participaram do projeto coletivo Band Aid, que lançou o single "Do They Know It's Christmas" em ajuda às vítimas da fome na África. O seu terceiro álbum, The Seer, foi lançado no início de 1986, e alcançou o segundo lugar das paradas britânicas, emplacando três hits no Top 30. O disco chegou ao Top 60 da Billboard americana. O vocalista Stuart Adamson teve um colapso nervoso por conta de stress, quantidades imensas de shows e bebida. Ao longo da década de 1990, a Big Country lançou álbuns fracos, com exceção álbum, Driving To Damascus, de 1999, o último a contar com os vocais de Stuart Adamson, então morando em Nashville, que cometeria suicídio em 16 de Dezembro de 2001 na idade de 43 anos.

 

Ele foi encontrado num quarto de hotel no Havaí, após um mês de desaparecimento. A banda praticamente encerrou suas atividades, restringindo-se a aparições com Bruce Watson, sobretudo para celebrar aniversários da banda e tocar algumas canções em versões acústicas em convenções de fãs. A partir de 2007, celebrando 25 anos da fundação do grupo, Watson, Butler e Brzezicki fizeram uma pequena turnê pelo Reino Unido, com resultados além do esperado. No ano seguinte resolveram voltar à ativa e em 2010 já estavam na estrada novamente. A Big Country lançou o álbum The Journey que é o nono álbum de estúdio da banda, que foi lançado em 08 de abril de 2013 pela Cherry Red Records. O álbum é o primeiro com o vocalista Mike Peters que assumiu no lugar de Stuart Adamson

 Rockdigital