Billy Talent

É uma banda de rock canadense. A banda Pezz se reuniu durante um concurso de talentos no colégio, e foi formada por Benjamin Kowalewicz no vocal principal, Ian D'Sa na guitarra e teclados, Jonathan Gallant no baixo e Aaron Solowoniuk na bateria e percussão. A banda obteve atenção e credibilidade local, e depois em Toronto na  cena de música indie. Sua primeira gravação foi a demo Demoluca de 4 faixas, gravada no porão de Ian D'Sa em julho de 1994. Em janeiro de 1995, eles gravaram a demo Dudebox no estúdio Signal to Noise. Originalmente, duas faixas da Demoluca e quatro faixas recém-gravadas foram compiladas nele, mas um ano depois a banda gravou mais quatro músicas ao vivo no estúdio e as relançou. Após esses lançamentos e suas performances, a Pezz estava ganhando seguidores em Mississauga e continuou a se espalhar. O seu primeiro álbum, Watoosh!, foi lançado em 1999. O álbum foi lançado de forma independente. A Pezz descobriu que uma banda americana já usava esse nome desde 1989. A banda mudou o seu nome para Billy Talent, inspirado no guitarrista Billy Tallent do romance Hard Core Logo de Michael Turner. A adaptação para o cinema foi a inspiração para a banda. Seu som começou a se mover em uma direção mais agressiva e punk rock. Em 2002, a banda se reuniu com executivos de gravadoras e acabou assinando um acordo com a Atlantic Records e Warner Music Canada. O seu primeiro álbum, Billy Talent, foi lançado em 16 de setembro de 2003. O álbum obteve considerável sucesso. "Try Honesty" foi o seu primeiro single de sucesso. A banda fez shows com ingressos esgotados no Canadá e nos Estados Unidos e teve sucesso na Europa.

 

A banda ganhou dois Juno Awards de Melhor Álbum do Ano e Melhor Banda do Ano, e passaram o final de 2004 e a maior parte de 2005 em turnê. A faixa do álbum "This Is How It Goes" era sobre a luta de Aaron Solowoniuk contra a esclerose múltipla. Em 17 de março de 2006, Solowoniuk revelou em uma carta pessoal aos fãs que ele era o amigo naquela música. O seu segundo álbum, Billy Talent II, lançado em 27 de junho de 2006. O álbum ficou em primeiro lugar nas paradas canadenses. Ele também teve um sucesso significativo na Alemanha, onde também estreou no número 1 nas paradas de álbuns, e foi um dos 10 álbuns mais vendidos no país. A banda se aventurou em outra turnê pelo Reino Unido, e em países onde eles não haviam se apresentado antes. Durante a turnê, os shows em Londres e Manchester nos dias 8 e 16 de setembro e lançado em formato de CDs de edição limitada como um álbum ao vivo, Live from the UK Set./2006, lançado em 16 de setembro de 2006. A banda iniciou sua primeira turnê em uma arena canadense. Após a turnê canadense, a banda se aventurou em sua primeira turnê em clubes nos EUA. O seu segundo álbum em DVD ao vivo, 666, foi lançado em 27 de novembro de 2007, apresentando imagens e áudio das apresentações da banda na Brixton Academy de Londres, Philipshalle de Düsseldorf e festival alemão Rock am Ring em Nürburgring. Em 2008 eles abriram os shows para a My Chemical Romance nos EUA, e participaram de vários festivais e fizeram shows no Canadá e depois na Europa. A banda se apresentou na Austrália no Festival Soundwave em fevereiro.

 

Depois da Austrália, a banda seguiu para a América do Norte, onde tocou durante três dias no Festival Coachella. Em 26 de fevereiro, a banda foi anunciada para o Download Festival no Reino Unido. Eles também tocaram em Columbus, Ohio, no Rock on the Range, em maio de 2009. O Billy Talent também tocou nos Festivais de Reading e Leeds em 2009. O seu terceiro álbum, Billy Talent III, foi lançado em 10 de julho de 2009 na Europa, 13 de julho no Reino Unido e 14 de julho no Canadá. O álbum foi lançado em 22 de setembro nos EUA pela Roadrunner Records. A banda iniciou sua turnê européia em 19 de outubro de 2009. Em 16 de fevereiro de 2010, o Billy Talent lançou o EP iTunes Session, através do iTunes. O Billy Talent tocou no palco principal nos Festivais de Reading e Leeds no verão. Essa foi a última apresentação da banda na Billy Talent III Tour. Em 2 de fevereiro de 2012, Aaron Solowoniuk foi submetido a uma cirurgia de coração aberto. O seu quarto álbum, Dead Silence, foi lançado em 4 de setembro de 2012. O seu quinto álbum, Afraid of Heights, foi lançado em 29 de julho de 2016, alcançando o primeiro lugar na parada de álbum canadense. Em 16 de julho de 2016, a banda abriu os shows para o Guns N 'Roses no Rogers Centre. A Afraid of Heights Tour iniciou no dia 29 de maio de 2016 no Zeleniy Theatre em Moscou, na Rússia e terminou no dia 13 de outubro de 2018 no Espirit Arena em Dusseldorf, na Alemanha.

 Rockdigital