Blackfoot

É uma banda americana de southern rock. Em 1969, Rickey Medlocke e Greg T. Walker conheceram o vocalista de Nova York, Charlie Hargrett em Jacksonville e formaram a banda Fresh Garbage, com Medlocke na bateria e vocais, Walker no baixo, Hargrett na guitarra e Ron Sciabarasi nos teclados. Eles tocaram no The Comic Book Club em Forsyth Street. No mesmo ano, a banda foi dissolvida após a saída de Sciabarasi. Eles se reagruparam e formaram a banda Hammer com o baterista Jakson Spiers, o tecladista DeWitt Gibbs e o guitarrista Jerry Zambito. Eles logo se mudaram para Gainesville, na Flórida, para tocar no Dub's, um bar de topless na periferia da cidade. Em 1970, a banda se mudou para Manhattan. Depois de descobrirem que outra banda na Costa Oeste usava o nome Hammer, decidiram mudar seu nome para Blackfoot por representarem a herança indígena dos seus membros. Charlie Hargrett foi o único homem branco da formação original e clássica. Gibbs saiu da banda e Medlocke começou a tocar guitarra em tempo integral. Em 1971, Medlocke e Walker aceitaram uma oferta para se juntar ao Lynyrd Skynyrd, e o Blackfoot acabou por um tempo. Houve uma breve tentativa de reagrupamento em 1972, mas Medlocke desistiu.

 

Em agosto de 1972, Medlocke deixou o Lynyrd Skynyrd para reformar novamente o Blackfoot. Danny Johnson foi contratado como segundo guitarrista, mas logo saiu da banda. Em 1973, Stadler deixou a banda depois que um tumor foi descoberto em um de seus pulmões, e depois de um tratamento, se recuperou, mas ele decidiu deixar a música para se juntar a um grupo evangélico metodista. Greg T. Walker foi convidado para se juntar novamente à banda. Em 1974, a banda retornou para New Jersey. Medlocke perdeu temporariamente sua voz por ter desenvolvido nós em suas cordas vocais. Outro vocalista, Patrick Jude foi contratado. A voz de Medlocke retornou e Jude foi dispensado. O seu primeiro álbum, No Reservations, foi lançado em setembro de 1975 pela Island Records. No final do ano eles abriram shows para o The Who no Silverdome em Pontiac, Michigan. Durante o início dos anos 80, o gênero Southern Rock foi considerado ultrapassado, e então a banda começou a tentar mudar seu estilo musical. O organista Ken Hensley foi contatado, e o seu sexto álbum, Siogo, que foi lançado em maio de 1983. Hargrett saiu da banda em janeiro de 1984.

 

Ken Hensley saiu no final do ano e foi substituído por Bobby Barth. Em dezembro de 1985, com a popularidade em declínio, a banda decidiu acabar. Medlocke decidiu continuar com uma nova formação. Em 1987, foi lançado o seu oitavo álbum, Rick Medlocke and Blackfoot. O seu décimo álbum, After the Reign, foi lançado em 24 de maio de 1994. Em 1996, Medlocke voltou ao Lynyrd Skynyrd, mas ele continuou a excursionar com o Blackfoot até 1997, e então se desfez da banda para se concentrar no Lynyrd Skynyrd. Durante 2004, uma segunda ressurreição do Blackfoot ocorreu. Jakson Spiers morreu repentinamente em 16 de março de 2005, aos 53 anos, de um aneurisma. Christoph Ullmann foi contratado como novo baterista. Em novembro de 2006, Ullman saiu da banda para retornar à Áustria e foi sucedido por Mark McConnell. Em 2009, Scott Craig foi contratado como baterista. Em 2012, Medlocke reformou o Blackfoot com uma formação nova e se reagruparam sob o nome Fired Guns, com o guitarrista e vocalista Tim Rossi, os vocais de Jeffrey Shields, o guitarrista de Seth Lester, o baixista de John W Lee e o baterista de Wesley JamesRickey Medlocke continua a se apresentar com o Lynyrd Skynyrd. O décimo primeiro álbum da banda, Southern Native, foi lançado em 5 de agosto de 2016. 

 Rockdigital