Blue Öyster Cult

É uma banda americana de rock. A banda foi formada em 1967, inicialmente com o nome Soft White Underbelly, por estudantes do Stony Brook College de Long Island. A formação original contava com Les Bronstein no vocal, Donald "Buck Dharma" Roeser na guitarra, Alan Lanier nos teclados, Andy Winters no baixo, Albert Bouchard na bateria. As composições e produção dos shows da banda desde o início eram responsabilidade de outras duas pessoas, Richard Meltzer e Sandy Pearlman, um crítico de rock responsável por cunhar o termo heavy metal. A banda mudou de nome para Oaxaca quando o vocalista foi substituído por Eric Bloom. Durante estes dois primeiros anos tiveram seus álbuns recusados pelas gravadoras e lançaram apenas um single com o nome Stalk Forrest Group. Após assinarem com a Columbia Records, mudaram o nome para Blue Oyster Cult. O nome veio de um poema de 1960 escrito pelo produtor Sandy Pearlman. Era parte de sua "Imaginos poesia". Na poesia de Pearlman, o Blue Oyster Cult era um grupo de estrangeiros que tinham reunido secretamente o guia de história da Terra. A adição do trema foi sugerida por Allen Lanier

O seu primeiro álbum, Blue Öyster Cult, foi lançado em 16 de Janeiro de 1972. O álbum alcançou a posição 172 na Billboard 200. O Blue Öyster Cult saiu em turnê com bandas como The Byrds e Alice Cooper. O seu segundo álbum, Tyranny and Mutation, foi lançado em 11 de Fevereiro de 1973. Este foi o primeiro álbum com a contribuição de Patti Smith, que iria passar a co-escrever varias canções para a banda. O seu terceiro álbum, Secret Treaties, foi lançado em Abril de 1974. O álbum ficou 14 semanas na parada de álbuns dos EUA, alcançando a posição 53. O seu quarto álbum, Agents of Fortune, foi lançado em Maio de 1976. O álbum chegou a posição 29 na Billboard's Pop Albums, e o single "(Don't Fear) The Reaper" alcançou a posição 12 nas paradas Pop Singles, se tornando o maior hit da banda. O seu décimo primeiro álbum, Club Ninja, foi lançado em Janeiro de 1986. Este é o único álbum sem o teclista Allen Lanier, que foi substituído por Tommy Zvonchek. A banda fez uma turnê na Alemanha, após a qual o baixista Joe Bouchard saiu e Jon Rogers foi contratado.

 

Após o fim da turnê naquele ano, a banda fez uma pausa temporária de gravação e turnê. O Blue Öyster Cult recebeu uma oferta para fazer uma turnê na Grécia no início do verão de 1987, e a banda se reformou. O projeto Imaginos era um álbum solo do baterista Albert Bouchard que tinha sido demitido em 1981, então Sandy Pearlman conseguiu que ele fosse lançado em 1988 pela Columbia Records como o décimo segundo álbum do Blue Öyster Cult. O seu décimo quarto álbum, Curse of the Hidden Mirror, foi lançado em 2001. A baixa vendagem desse álbum levou a banda a ser descartada pela Sanctuary Records. O Blue Öyster Cult não registrou nenhum outro álbum de estúdio desde então. Em 2012, comemorando o seu 40º aniversário, o Blue Oyster Cult se reuniu pela primeira vez em 25 anos para um evento especial em Nova York. Allen Lanier, tecladista/guitarrista fundador, morreu de doença pulmonar obstrutiva crônica em 14 de agosto de 2013. Em 10 de julho de 2019, foi anunciado que a banda assinou contrato com a Frontiers Music. O site oficial da banda começou a listar o ex-baixista Danny Miranda como membro oficial, afirmando que Miranda havia retornado ao Blue Oyster Cult  no início de 2017.

 Rockdigital