the_bolshoi.jpg
Bolshoi

Foi uma banda inglesa de rock gótico. A banda foi formada em 1984 em Trowbridge, Wiltshire, na Inglaterra, pelo vocalista / guitarrista Trevor Tanner, o baterista Jan Kalicki e o baixista Graham Cox. Tanner e Kalicki já haviam tocado juntos na banda punk Moskow, onde Tanner se apresentou como Trevor Flynn. Os primeiros shows apoiaram nomes como The Cult, March Violets e Lords of the New Church. Após 8 shows, o baixista Graham Cox foi substituído por Nick Chown. Em 1985, a banda começou a se apresentar intensamente nos clubes de Londres. No mesmo ano, o The Bolshoi lançou os singles "Sob Story" e "Happy Boy". A banda se mudou para Londres e sua formação expandiu para incluir Paul Clark nos teclados. O seu EP, Giants, foi lançado em 1986 pela IRS Records, e seu hit "Happy Boy". A banda tocou no 86 Reading Festival.

 

O boca a boca foi tal que o The Bolshoi conseguiu esgotar muitas de suas primeiras apresentações como atração principal. O single “Books on the Bonfire”, foi lançado em 18 de agosto. O seu primeiro álbum, Friends, foi lançado em 22 de setembro de 1986, e abriu a turnê de Peter Murphy pelo Reino Unido em outubro, expandindo sua agenda de turnês para os EUA, América do Sul e Polônia. O seu segundo álbum, Lindy's Party, foi lançado em 1987 pela Beggars Banquet, no qual o som era mais pop. A banda foi descrita como uma banda proto-gótica, semelhante em seu ato ao vivo do Bauhaus. Problemas com o gerenciamento de sua gravadora impediram o lançamento do seu terceiro álbum, e eles se separaram no final dos anos 1980.

 

O seu álbum de coletânea, A Way - Best of the Bolshoi, foi lançado em 16 de novembro de 1999 pela Beggars Banquet. Em 2003, o guitarrista Trevor Tanner participou da banda Rathkeltair, e o seu primeiro álbum solo, Eaten by the Sea, foi lançado em 2008. O terceiro álbum do Bolshoi, Country Life, gravado em 1988, que não foi lançado na época, e estava perdido há anos, foi lançado em 2015 pela Beggars Banquet com extensa ajuda do atual chefe da gravadora e Diretor de Criação de Tanner, David Paul Wyatt Perko. Esse lançamento foi disponibilizado como um dos cinco CDs na caixa de 5 CDs da Beggar pelo selo Arkive.