Dishwalla
É uma banda americana de Rock Alternativo. A banda foi formada em 1993, em Santa Barbara, na Califórnia, pelo guitarrista Rodney Browning Cravens, o vocalista JR Richards, o baixista Scot Alexander, o tecladista Greg Kolanek e o baterista George Pendergast. O nome da banda vem de um termo hindi para uma pessoa que fornece TV via satélite para um bairro. Em uma entrevista à Vox, Cravens afirmou que a banda tirou o nome de um artigo da revista Wired. Em 1994, a banda gravou a canção "It's Going to Take Some Time" no álbum tributo, If I Were a Carpenter, que apresentava versões cover de músicas do The Carpenters. No ano seguinte, Kolanek saiu da banda. O seu primeiro álbum, Pet Your Friends, foi lançado em 1995 pela A&M Records. O single "Counting Blue Cars", subiu para a posição 15 na Billboard Hot 100 e liderou a Modern Rock Tracks, trazendo sucesso mainstream à banda. A faixa rendeu a eles um prêmio Billboard de Melhor Canção de Rock em 1996, bem como dois prêmios ASCAP de Faixa de Rock do Ano em 1996 e 1997. Em 1996, o tecladista Jim Wood foi contratado. O seu segundo álbum, And You Think You Know What Life's About, foi lançado em 11 de agosto de 1998 pela A&M Records. Pendergast saiu em 1998, e foi substituído pelo baterista Pete Maloney.
Em 1999, a banda apareceu em um episódio do seriado Charmed, na temporada 2, episódio 4. Eles fizeram um show como eles mesmos no P3, uma boate fictícia, durante o episódio. O seu primeiro EP, Gems, foi lançado em 2001. O seu terceiro álbum, Opaline, foi lançado em 23 de abril de 2002 pela Immergent Records. O seu primeiro álbum ao vivo, Live... Greetings from the Flow State, foi lançado em 12 de agosto de 2003 pela Immergent Records. O seu segundo EP, Santa Claus Lane, foi lançado em 2003. No ano seguinte, foi lançado o seu terceiro EP, Santa Claus Lane II. O seu quarto EP, Southeast Asia, foi lançado no mesmo ano. O seu quarto álbum, Dishwalla, foi lançado em 15 de março de 2005 pela Orphanage Records. Foi o último álbum da banda com o vocalista original JR Richards. Após decidir fazer uma pausa em 2005, a banda se reformou e começou a excursionar em 2008 com uma formação modificada, consistindo dos membros originais, o baixista Scot Alexander, o guitarrista Rodney Cravens, o tecladista Jim Wood e o retorno do baterista George Pendergast. A formação contou com o amigo de longa data, Justin Fox, vocalista da banda Tripdavon de Santa Barbara, como vocalista convidado.
Em 15 de março de 2009, a Dishwalla foi convidado para fazer um show beneficente para as vítimas do incêndio de Tea, Lance e Carla Hoffman, que sofreram queimaduras graves nos incêndios que atingiram Santa Barbara em novembro de 2008. Em setembro de 2012, a Dishwalla deixou claro que JR Richards havia sido substituído permanentemente por Justin Fox. Desde então, Richards seguiu carreira solo. Em 2013 e 2014, a banda fez uma extensa turnê pelos EUA e por diversos países. O ano de 2015 foi o 20º aniversário do lançamento do seu primeiro álbum. Para comemorar o evento, a banda regravou uma edição de 20º aniversário de seu hit "Counting Blue Cars" com o novo vocalista Justin Fox. O seu quinto álbum de estúdio, Juniper Road, foi lançado em 14 de julho de 2017 pela Pavement Music, marcando o primeiro lançamento de estúdio completo da banda em 12 anos. Durante o verão de 2017, a banda se juntou à turnê Rockin' Road Trip '17, dividindo o palco com vários artistas. Suas datas de verão incluíram uma aparição no Santa Barbara Bowl em 18 de setembro de 2017 com o Tears for Fears. O seu quinto EP, Alive, foi lançado em 2022.