Etta James
Jamesetta Hawkins nasceu no dia 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles, na Califórnia. Foi uma cantora americana de Blues, R & B, Soul, Rock and Roll, Jazz e Gospel. Em 1950, sua mãe adotiva morreu e a sua mãe biológica a levou para o distrito de Fillmore, em San Francisco, lá Ela começou a ouvir Doo-Wop e formou um grupo de garotas, The Creolettes. Aos 14 anos, ela conheceu o músico Johnny Otis que ajudou as Creolettes a assinarem um contrato com a Modern Records, logo em seguida mudaram o nome do grupo para Peaches. Otis também deu a ela seu nome artístico, transpondo Jamesetta para Etta James. James registrou a versão, para a qual foi creditada como co-autora, em 1954, e o single foi lançado no início de 1955 como "The Wallflower (Dance with Me, Henry)". Em fevereiro daquele ano, a canção alcançou o número um no Hot Rhythm & Blues. Elas abriram os shows na excursão nacional de Little Richard. Depois de deixar o Peaches, ela teve outro hit R&B com "Good Rockin 'Daddy". Em 1960, ela assinou um contrato com a Chess Records. Seu primeiro hit solo foi "All I Could Do Was Cry", que foi um hit número 2 na Billboard R&B. O seu álbum, At Last!, foi lançado no final de 1960. No início de 1961, Etta lançou o single "At Last", que alcançou o número 2 na Billboard R&B e número 47 na Billboard Hot 100. James seguiu com "Trust in Me", que também incluiu instrumentos de cordas. O seu segundo álbum de estúdio, The Second Time Around, foi lançado em 14 de dezembro de 1961.
Etta James começou a adicionar elementos de Gospel em sua música no ano seguinte, lançando "Something's Got a Hold on Me", que alcançou o quarto lugar na Billboard R&B. Em 1963, ela teve outro grande sucesso com "Pushover" e lançou o seu primeiro álbum ao vivo, Etta James Rocks a House, foi lançado em 1964. O álbum foi gravado no New Era Club em Nashville, Tennessee. O seu sétimo álbum, Tell Mama, foi lançado em 1968 pela Cadet Records. James aventurou-se no Rock e Funk com o seu décimo álbum, Etta James, que foi lançado em 1973 pela Chess Records. O seu décimo terceiro álbum, Deep in the Night, foi lançado em 1978 pela Warner Bros. Records, e incorporou mais Rock em seu repertório e naquele mesmo ano, ela abriu os shows dos Rolling Stones e se apresentou no Montreux Jazz Festival. Em 1984, James se apresentou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984 e em 1987 ela interpretou "Rock & Roll Music" com Chuck Berry no documentário Hail! Saudar! Rock 'n' Roll. Em 1992, gravou o álbum The Right Time e Etta James foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 1993. Etta assinou com a Private Music Records em 1993 e gravou o seu décimo oitavo álbum, Mystery Lady: Songs of Billie Holiday. O álbum ganhou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Jazz Vocal Performance Feminina em 1994. Em 1998, com o lançamento do seu vigésimo primeiro álbum, Life, Love & the Blues, foi lançado em 30 de junho de 1998. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard's Top Blues Albums. James adicionou seus filhos, Donto e Sametto como parte de sua banda de turnê.
Em 2001, ela foi introduzida no Blues Hall of Fame e no Rockabilly Hall of Fame pelas suas contribuições. Em 2003, recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award. Em seu lançamento de 2004, Blue Gardenia, voltando a um estilo de jazz e seu álbum Let's Roll, lançado em 2005, ganhou o Grammy Awards para Melhor Álbum de Blues Conteporâneo. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou-a na posição de número 62 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Em 2008, ela foi retratada por Beyoncé Knowles no filme Cadillac Records, um relato fictício da Chess Records. Em abril de 2009, aos 71 anos, Etta James fez sua última aparição na TV, apresentando "At Last" no programa Dancing with the Stars. Ela continuou em turnê, mas em 2010 teve que cancelar as datas de concertos por causa de sua saúde gradualmente falhando, depois que foi revelado que ela estava sofrendo de demência e leucemia, e durante sua hospitalização, seu filho Donto revelou que ela tinha sido diagnosticada com a doença de Alzheimer no ano de 2008. O seu vigésimo nono álbum de estúdio, The Dreamer, foi lançado em 8 de novembro de 2011 como seu último álbum por causa de sua batalha contra a leucemia na época e lançado mais de dois meses antes de sua morte. Ela anunciou que este seria seu álbum final. A sua leucemia se tornou terminal e ela faleceu no dia 20 de janeiro de 2012, em Riverside, Califórnia. Sua morte ocorreu 3 dias depois da morte de Johnny Otis.