fats.jpg
Fats Domino

Antoine Dominique Domino nasceu em Nova Orleans no dia 26 de fevereiro de 1928. Foi um cantor americano, compositor e pianista de rock e R&B. Domino freqüentou a Howard University, e saiu para começar a trabalhar como ajudante de um entregador de gelo. Ele aprendeu a tocar piano por volta de 1938 com seu cunhado, o guitarrista de jazz Harrison Verrett. Aos 14 anos, Domino estava se apresentando em bares de Nova Orleans. Em 1947, Billy Diamond, um líder de banda local, aceitou o convite para ouvir o jovem pianista se apresentar em um churrasco no quintal. Domino tocou bem o suficiente para que Diamond o convidasse para se juntar à sua banda, a The Solid Senders, no Hideaway Club em Nova Orleans. Diamond o apelidou de Fats, porque Domino o lembrava dos renomados pianistas Fats Waller e Fats Pichon, mas também por causa de seu grande apetite. Domino assinou um contrato com a Imperial Records em 1949, para receber royalties com base nas vendas em vez de uma taxa para cada música. Ele e o produtor Dave Bartholomew escreveram "The Fat Man", uma versão atenuada de uma canção sobre viciados em drogas chamada "Junker Blues". O álbum vendeu um milhão de cópias em 1951. A canção é considerada o primeiro disco de rock-and-roll a atingir este nível de vendas. Domino entrou no mainstream pop com "Ain't That a Shame", que alcançou o Top 10. O seu primeiro álbum, Rock and Rollin 'with Fats Domino, foi lançado em março de 1956, com singles da Imperial Records de 1950 a 1956. 

 

O seu terceiro álbum, This Is Fats Domino!, foi lançado em dezembro de 1956 pela Imperial Records. A primeira faixa do álbum, "Blueberry Hill", é uma composição clássica dos anos 1940, foi o número 1 na parada de R&B por 11 semanas. Foi seu maior sucesso. O seu quarto álbum, Here Stands Fats Domino, foi lançado em março de 1957 pela Imperial Records. Em novembro, Domino apareceu no The Ed Sullivan Show. O seu décimo segundo álbum, Let the Four Winds Blow, foi lançado em julho de 1961 pela Imperial Records, e foi o seu primeiro registro em estéreo. Ele fez uma turnê pela Europa em 1962 e conheceu os Beatles. Depois de retornar aos EUA, ele tocou a primeira de suas muitas apresentações em Las Vegas. A Imperial Records foi vendida no início de 1963, e Domino deixou o selo. Ele se mudou para a ABC-Paramount Records em 1963. O selo ditou que ele gravasse em Nashville, Tennessee, ao invés de New Orleans. Domino deixou a ABC-Paramount em meados de 1965 e gravou para a Mercury Records, onde entregou um álbum ao vivo e dois singles. Um álbum de estúdio foi planejado, mas estagnou com apenas quatro faixas gravadas. Ele mudou para o selo Broadmoor que ele teve um single seu no Top 100, um cover de "Lady Madonna" dos BeatlesDomino apareceu no especial de TV dos Monkees33⅓ Revolutions per Monkee, em 1969. Em 1971, ele estreou com Ike & Tina Turner no Carnegie Hall. Em 1986, Domino foi um dos primeiros músicos a ser incluído no Rock and Roll Hall of Fame

 

Ele também recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award em 1987. O seu último álbum de estúdio, Christmas Is a Special Day, foi lançado em novembro de 1993. Domino fez apresentações anuais no New Orleans Jazz & Heritage Festival e em outros eventos locais. Sua última turnê foi na Europa, por três semanas em 1995. Depois de ficar doente durante a turnê, Domino decidiu que não iria mais deixar Nova Orleans. Em 1998, o presidente Bill Clinton concedeu-lhe a Medalha Nacional de Artes. Quando o furacão Katrina se aproximou de Nova Orleans em agosto de 2005, Domino escolheu ficar em casa com sua família, em parte porque sua esposa, Rosemary, estava com a saúde debilitada. Sua casa ficava em uma área fortemente inundada. A CNN relatou que Domino havia sido resgatado por um helicóptero da Guarda Costeira. O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, declarou o dia Fats Domino Day in New Orleans e o presenteou com uma declaração assinada. Domino voltou aos palcos em 19 de maio de 2007, no Tipitina's em Nova Orleans. Essa foi sua última apresentação pública. Em setembro de 2007, Domino foi incluído no Louisiana Music Hall of Fame. Em 21 de agosto de 2016, Domino foi incluído no National Rhythm and Blues Hall of Fame. Sua canção "The Fat Man" entrou no Grammy Hall of Fame em 2015. Domino faleceu no dia 24 de outubro de 2017, em sua casa em Harvey, Louisiana, aos 89 anos, de causas naturais, de acordo com o escritório do legista.