ffdp.jpg

É uma banda americana de heavy metal. A banda foi criada em 2005 em Las Vegas, no Nevada pelo baixista Zoltan Bathory e pelo baterista Jeremy Spencer. Zoltan deriva o nome da banda Five Finger Death Punch do clássico cinema de artes marciais. O baixista Matt Snell entrou no início de 2006. Mais tarde naquele ano, Bathory contatou o vocalista Ivan Moody, e pediu para que ele fizesse um teste para a posição de vocalista. Moody voou de sua casa em Denver, Colorado, para Los Angeles e rapidamente começou a gravar material com a banda. Em 10 de julho de 2007, eles lançaram um EP, Pre-Emptive Strike, exclusivamente através da iTunes Store. O seu primeiro álbum, The Way of the Fist, foi gravado e totalmente produzido por eles mesmos, foi lançado em 31 de julho de 2007. Depois de procurar um segundo guitarrista, eles encontraram Caleb Bingham, que fez alguns shows com a banda, mas foi mais tarde substituído por Darrell Roberts. A banda assinou um contrato com a Firm Music. O álbum entrou na posição 199 na Billboard 200. De 30 de julho a 2 de setembro de 2007, a banda fez seu primeiro grande ciclo de turnê como uma das bandas de apoio na Korn's Family Values Tour. Eles também foram a banda de apoio da turnê norte-americana Bitch We Have a Problem do Korn de 22 de setembro a 27 de outubro de 2007. Eles apoiaram o Disturbed em seu Indestructible Tour pelos EUA de abril a maio de 2008.

 

Em janeiro de 2009, Darrell Roberts foi demitido e foi substituído pelo guitarrista Jason Hook. O seu segundo álbum, War Is the Answer, foi lançado em 22 de setembro de 2009. O álbum estreou na posição 7 na Billboard 200. Durante março de 2010, a Five Finger Death Punch viajou para o Iraque e fez 10 shows para as tropas americanas. Bathory, Snell e Spencer foram detidos pela polícia alemã por supostas violações internacionais de armas. Depois de reconhecer o evento como um mal-entendido, a polícia alemã libertou os membros da banda e eles apareceram no Rock im Park em 4 de junho de 2010 e no Rock am Ring em 6 de junho, conforme programado. A banda também tocou no Palco Principal Maurice Jones no Download Festival de 2010 em 12 de junho de 2010. Eles tocaram no palco principal no Mayhem Festival 2010 com o Korn, Rob Zombie e Lamb of God de 10 de julho a 14 de agosto de 2010. O baixista Matt Snell saiu da banda em dezembro de 2010, e em junho de 2011, Chris Kael foi anunciado como o seu substituto. O seu terceiro álbum, American Capitalist, foi lançado em 11 de outubro de 2011, e alcançou o terceiro lugar na na Billboard 200. O seu quarto álbum, The Wrong Side of Heaven e the Righteous Side of Hell, como o Volume 1, foi lançado em 30 de julho e o Volume 2, o seu quinto álbum, foi lançado em 19 de novembro de 2012, e alcançou a segunda posição na Billboard 200. A sua US Spring headline Tour começou no dia 25 de abril e foi até 9 de maio de 2015.

 

O seu sexto álbum, Got Your Six, foi lançado em 4 de setembro de 2015, e alcançou o segundo lugar na na Billboard 200 e alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart. A banda se apresentou no palco principal como parte do Download Festival 2015. Durante um show na Holanda, Moody não apareceu para tocar a primeira música, que foi cantada por Tommy Vext que também cantou uma segunda música durante o set no final da noite, enquanto Moody saía do palco. Durante o show, todos os membros deixaram o palco por longos períodos em várias ocasiões, e Hook também jogou sua guitarra no chão e saiu do palco em um ponto. Moody posteriormente se internou na reabilitação e ficou de fora pelo resto da turnê. Tommy Vext substituiu Moody enquanto ele procurava tratamento. Em 19 de agosto, Ivan Moody voltou ao palco no Illinois State Fair, embora poucos dias antes ainda não se soubesse se ele iria subir ao palco. O seu sétimo álbum de estúdio, And Justice for None, foi lançado em 18 de maio de 2018. Em 18 de dezembro, foi anunciado que Spencer havia deixado a banda permanentemente. O seu oitavo álbum, F8, foi lançado em 28 de fevereiro de 2020. Em 4 de fevereiro de 2020, foi anunciado que Jason Hook foi forçado a perder os shows restantes da turnê europeia devido a problemas de saúde. Andy James foi nomeado guitarrista substituto pelo resto da turnê. Em 12 de outubro de 2020, Hook oficialmente deixou a banda, e foi substituído por James.  

Five Finger Death Punch