disturbed.jpg
Disturbed

 

É uma banda americana de heavy metal. O guitarrista Dan Donegan, o baterista Mike Wengren e o baixista Steve "Fuzz" Kmak estavam na banda Brawl com o vocalista Erich Awalt. Antes de mudar seu nome para Brawl, no entanto, Donegan mencionou no DVD da banda, Decade of Disturbed, que o nome originalmente seria Crawl, mas eles mudaram para Brawl, devido ao nome já ser usado por outra banda. Awalt deixou a banda logo após a gravação de uma fita demo. Os outros três membros postaram um anúncio na Illinois Entertainer em Chicago. David Draiman respondeu ao anúncio depois de ir a vinte outras audições naquele mês. Draiman então se juntou à banda em 1996 e a banda foi renomeada como Disturbed. A banda gravou duas fitas demo de três faixas. A arte foi composta pelo mascote recém-criado da banda, The Guy. A banda acabou assinando com a Giant Records em agosto de 1999 e estreou abrindo para o Ministry no Riviera Theatre de Chicago. O seu primeiro álbum, The Sickness, foi lançado em 2000, que lançou a banda ao estrelato. Em 4 de junho de 2002, o Disturbed lançou um DVD documentário, MOL, sobre a banda, que mostrava alguns dos momentos mais pessoais da banda no estúdio e durante as turnês, e diversos videoclipes e apresentações ao vivo. O seu segundo álbum, Believe, foi lançado em 17 de setembro de 2002, que estreou no topo na Billboard 200. Em 2003, a banda mais uma vez participou da turnê Ozzfest e deu início a sua turnê Music as a Weapon II. Depois que o Disturbed terminou a turnê, Steve Kmak foi demitido pela banda por causa de diferenças de personalidade. Ele foi substituído por John Moyer. Na noite em que Moyer se tornou o novo baixista da banda, o Disturbed tocou ao vivo no House of Blues em Chicago.

 

O seu terceiro álbum, Ten Thousand Fists, foi lançado em 20 de setembro de 2005. O álbum estreou no topo na Billboard 200. O Disturbed participou do Ozzfest 2006. No final de 2006, o Disturbed encabeçou a sua turnê Music as a Weapon III.  Em julho de 2007, a canção "This Moment" foi lançada na trilha sonora do filme Transformers. O seu quarto álbum de estúdio, Indestructible, foi lançado em 3 de junho de 2008 e se tornou a terceira estreia consecutiva número 1 da banda na Billboard 200. O Disturbed fez seu primeiro show online ao vivo no dia 29 de maio de 2008. Em 30 de setembro de 2008, a banda lançou o álbum ao vivo, Live & Indestructible, exclusivo no iTunes. A banda começou uma turnê pela Europa, começando em Londres em outubro de 2008 e terminando em novembro de 2008 em Helsinque. Em novembro e dezembro de 2008, a banda fez uma turnê nos EUA. A canção "Inside the Fire" foi indicada ao Grammy Awards de 2009 na categoria de Melhor Performance de Hard Rock. O seu quinto álbum, Asylum, foi lançado em 31 de agosto de 2010, e estreou no topo na Billboard 200. Em janeiro de 2011, o Mayhem Festival anunciou que o Disturbed seria a atração principal do festival junto com Godsmack e Megadeth naquele verão. Em fevereiro de 2011, a banda foi adicionado ao Download Festival daquele verão. A banda foi co-headliners do Rock on the Range Festival em Columbus, Ohio em maio de 2011. A banda entrou em um hiato em outubro de 2011. O Disturbed lançou uma compilação do lado b, The Lost Children, em 8 de novembro de 2011. Em 21 de abril de 2012, para comemorar o Record Store Day, o Disturbed lançou o box set, The Collection, com os cinco álbuns de estúdio completos da banda em vinil.

 

No dia 20 de junho de 2015, na página e site do Disturbed no Facebook, foi postado material sugerindo uma possível volta da banda. O novo logotipo do Disturbed também foi postado em sua página oficial do Facebook, junto com o vídeo de seu mascote Guy. Em 23 de junho de 2015, o Disturbed anunciou oficialmente o fim de seu hiato e a chegada de seu sexto álbum, Immortalized, que foi lançado em 21 de agosto de 2015. John Moyer não se apresentou no álbum devido a trabalhar em outros projetos. Moyer continua a ser um membro da banda. No dia do lançamento do álbum, a banda fez seu primeiro show em quatro anos no House of Blues em Chicago. A banda lançou um álbum ao vivo, Live at Red Rocks, em 18 de novembro de 2016. A banda foi anunciada como um suporte direto para o Avenged Sevenfold em sua turnê pelo Reino Unido e Europa durante janeiro e março de 2017. A banda foi a atração principal do Rock Fest 2018, junto com Godsmack e Incubus. O seu sétimo álbum, Evolution, foi lançado em 19 de outubro de 2018. Em apoio ao álbum, a banda anunciou a Evolution World Tour, que aconteceu no início de 2019. Devido à pandemia de COVID-19, a banda adiou a turnê para 2021. Em 12 de março de 2021, foi anunciado que a turnê do 20º aniversário foi oficialmente cancelada.  Após uma pausa, a banda fez seus primeiros shows ao vivo da era da pandemia. O primeiro foi em 25 de setembro de 2021, como um dos headliners do festival Louder Than Life em Louisville, Kentucky. A banda também tocou no início de novembro no festival Welcome to Rockville no Daytona International Speedway em Daytona Beach, na Flórida.