top of page
genX.jpg
Generation X

 

Foi uma banda inglesa de Punk Rock. Durante o movimento Punk Rock em Londres no final de 1976, o guitarrista William Broad, o baterista John Towe e o baixista Tony James, responderam a um anúncio colocado no Melody Maker por John Krivine, dono de uma loja de roupas Acme Attractions na King's Road em Chelsea, procurando músicos para formar uma nova banda no oeste de Londres em torno do vocalista/frontman Gene October. Depois de algumas semanas de ensaios a banda ficou conhecida como Chelsea, e começou fazendo alguns shows de apoio no oeste de Londres e Manchester. Em novembro, Broad e James, juntamente com Towe, abandonaram o Chelsea, deixando October no palco no meio de um show, e formaram a banda Generation X. A nova banda foi inicialmente gerenciada por Andrew Czezowski, contador da Acme Attractions. Com sua aparência fotogênica e egoísmo inerente, Broad se denominando com um pseudônimo Punk de Billy Idol, que abandonou a guitarra para ser o líder e vocalista da banda. Quando o guitarrista Bob "Derwood" Andrews foi recrutado, a Generation X se apresentou pela primeira vez na Central School of Art and Design no dia 10 de dezembro de 1976. A banda fez seu segundo show quatro dias depois no recém-inaugurado The Roxy, que Czezowski também havia começado a administrar. A Generation X foi a primeira banda a tocar no local. No início de 1977, a gestão da banda passou de Czezowoski, para uma gestão dupla de Stewart Joseph, um promotor de fanzines da Rough Trade Records, com o jornalista Jonh Ingham da Sounds, que começou a se aproximar das gravadoras para garantir um contrato de gravação. 

 

Em meados de abril de 1977, John Towe foi convidado a deixar a banda, e foi substituído na bateria por Mark Laff. Em meados de julho, a banda assinou um contrato de gravação com a Chrysalis Records. A banda tocou no programa de variedades da tarde, Mar, usando os instrumentos do estúdio de Manchester da Granada Television na apresentação, fugiram com a bateria, e foram banido pela Granada por 10 anos. Em setembro de 1977, a Generation X foi uma das primeiras bandas punk a aparecer no programa de música pop mainstream da BBC, a Top of the Pops. No final de 1977, Jonh Ingham renunciou à gestão da Generation X, deixando Stewart Joseph no comando. O seu primeiro álbum, Generation X, foi lançado em 17 de março de 1978 pela Chrysalis Records. O álbum alcançou a posição 29 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Valley of the Dolls, foi lançado em 26 de janeiro de 1979,  que viu a banda mudar para um estilo de Rock Mainstream. O álbum alcançou a posição 51 na UK Albums Chart.. Em janeiro de 1979, o single "King Rocker", se tornou o ponto alto da carreira comercial da banda, e alcançou a posição 11 na UK Singles Chart.. A banda foi expulsa do palco por um ataque de uma multidão de fãs da banda UK Subs, durante um show no Lyceum Ballroom em Londres em fevereiro de 1979, como parte de uma tendência violenta contínua que perseguia as aparições ao vivo da banda. As divergências internas veio à tona no final de 1979, depois que a banda retornou de sua primeira turnê no Japão. Andrews saiu da banda pouco antes do Natal. Mark Laff também foi convidado a deixar a banda algumas semanas depois, e a banda se separou. A última apresentação ao vivo da Generation X foi no Gloucester's Jamaican Club em 30 de novembro de 1979. Idol e James recrutaram Terry Chimes como baterista substituto. James também encontrou o empresário Bill Aucoin para a nova formação.

 

Essa nova formação se re-intitulou como Gen X. O seu terceiro álbum, Kiss Me Deadly, foi lançado em 23 de janeiro de 1981. A produção do álbum foi problemática. Apesar da inovação de seu som como parte do movimento New Wave na música Pop, o álbum falhou nas paradas. Um pré-lançamento sem brilho em outubro de 1980 da música "Dancing with Myself", alcançou apenas a posição 62 na UK Singles Chart. A última apresentação pública da banda foi no show gravado ao vivo pela BBC Radio no Paris Theatre em Londres em 7 de janeiro de 1981. Depois de receber a notificação de que o Idol estava disposto a abandonar a banda, a Chrysalis Records rescindiu o contrato, e a Gen X se separou em fevereiro de 1981. O ex-empresário Bill Aucoin, aconselhou o Idol a se mudar de Londres para Nova York. James passou a formar e se apresentar com a banda Sigue Sigue Sputnik. Idol deixou a Inglaterra com um contrato de artista solo da Chrysalis Records para começar a sua carreira solo nos EUA. Em 20 de setembro de 1993, durante a etapa inglesa da turnê No Religion do Idol, a Gen X do final da década de 1970 se reformou para uma apresentação única no Astoria Theatre, no West End de Londres. O quarto álbum da banda, KMD - Sweet Revenge, foi lançado em 14 de abril de 1998. O álbum foi gravado no Olympic Studios em Barnes em 1979, e nunca foi concluído devido à Generation X se separar no final do ano. Em 30 de outubro de 2018, Billy Idol e Tony James, juntamente com Steve Jones e Paul Cook, ex-Sex Pistols, realizaram um show no The Roxy em Hollywood, Los Angeles, na Califórnia, sob o nome Generation Sex, tocando um conjunto combinado do material das duas antigas bandas. 

bottom of page