Billy Idol

 

William Albert Michael Broad nasceu em Stanmore, Middlesex no dia 30 de novembro de 1955.  É um músico britânico. Iniciou sua carreira musical como integrante do Bromley Contingent, um grupo de seguidores do Sex Pistols, que incluía membros do The Clash e Siouxsie and the Banshees. Idol se uniu a Tony James que depois foi para o Sigue Sigue Sputnik e Sisters of Mercy, ambos faziam parte da primeira formação da lendária e famosa banda punk Chelsea, e logo depois saíram e formaram a banda Generation X que estourou em Londres em 1979. A Generation X foi uma das primeiras bandas punk a aparecer no programa de música Top of the Pops da BBC. A Generation X assinou com a Chrysalis Records e lançou três álbuns e se apresentou no filme DOA de 1980, e se separaram. Idol se mudou para Nova York em 1981 e se tornou um artista solo. O seu primeiro EP Don't Stop, foi lançado em 1981, que incluía a canção da Generation X "Dancing with Myself", originalmente gravada para seu último álbum Kiss Me Deadly. O seu primeiro álbum, Billy Idol, foi lançado em 16 de julho de 1982 pela Chrysalis Records. Idol fez parte da Segunda Invasão Britânica conduzida pela MTV dos EUA em 1982 com "White Wedding" e "Dancing with Myself".

 

O seu segundo álbum, Rebel Yell, foi lançado em 10 de novembro de 1983, e alcançou a sexta posição na Billboard 200. O seu terceiro álbum, Whiplash Smile, foi lançado em 20 de outubro de 1986. Idol se envolveu em um grave acidente de motocicleta, que quase lhe custou uma perna, em 6 de fevereiro de 1990 em Hollywood. Uma haste de aço foi colocada em sua perna. O seu quarto álbum, Charmed Life, foi lançado em maio de 1990. Em 19 de janeiro de 1991, Billy Idol fez a sua primeira apresentação no Brasil, na segunda edição do Rock In Rio. O seu quinto álbum, Cyberpunk, foi lançado em 29 de junho de 1993. O álbum demorou dez meses para ser feito. As edições especiais do álbum foram lançadas com um disquete que continha um protetor de tela. Foi um dos primeiros álbuns que listou o seu e-mail, idol @ well.sf.ca.us, agora inativo, em seu encarte. Idol fez uma turnê pela Europa e tocou em um show de reunião da Generation X em 1993. Em 1994, Idol desabou do lado de fora de uma boate de Los Angeles devido a uma overdose da droga GHB, que era uma droga legal na época e usada principalmente por levantadores de peso. Em 1996, Idol apareceu em uma versão ao vivo do Quadrophenia do The Who. A VH1 exibiu Billy Idol - Behind the Music em 16 de abril de 2001.

 

O seu sexto álbum, Devil's Playground, foi lançado em março de 2005, foi o seu primeiro novo álbum de estúdio em quase 12 anos. O álbum foi gravado com a banda inteira tocando em uma sala, ao invés de cada pessoa gravando sua parte separadamente. Idol tocou em alguns shows na Vans Warped Tour de 2005, no Download Festival em Donington Park, no Voodoo Music Experience em Nova Orleans e no Rock am Ring. Em 2006, como seu único show no Reino Unido, ele apareceu como atração principal no GuilFest. Em julho de 2009, ele se apresentou no Congress Theatre de Chicago para a série de TV americana Soundstage. Essa performance foi lançada em DVD / Blu-ray como In Super Overdrive Live, no dia 17 de novembro de 2009. Em 16 de fevereiro de 2010, Idol se apresentou no Download Festival em Donington Park, Inglaterra em 2010 e no Bonnaroo em 2013. O seu oitavo álbum de estúdio, Kings & Queens of the Underground, foi lançado em outubro de 2014. A sua autobiografia intitulada Dancing with Myself, foi publicada em 7 de outubro de 2014 e se tornou um best-seller do New York Times. Em 30 de outubro de 2018, os ex-membros da Geração X, Idol e Tony James se juntaram a Steve Jones e Paul Cook, ex-membros do Sex Pistols, para fazer um show gratuito no Roxy em Hollywood, Los Angeles, sob o nome de Generation Sex, tocando um conjunto combinado do material das duas bandas. 

 Rockdigital