The Sisters of Mercy

É uma banda britânica de rock gótico. O jovem Andrew Eldritch conheceu Gary Marx e decidiram formar uma banda em 1980. O nome The Sisters of Mercy foi escolhido a partir da música Sisters of Mercy de Leonard Cohen. Inicialmente, a banda era formada apenas pela dupla Andrew e Gary. Com esta formação, de modo precário e com poucos recursos financeiros, a dupla gravou o seu primeiro single "The Damage Done". No início de 1981, Andrew assume o vocal da banda e coloca uma bateria eletrônica, com o famoso Doktor Avalanche. Além disso, o baixista Craig Adams é convidado para integrar a banda e iniciar as apresentações ao vivo. A primeira apresentação ocorreu no mês de fevereiro. No final do ano, Benn Gun é recrutado como segundo guitarrista. O seu primeiro EP Alice, foi lançado em março e o segundo EP The Reptile House, foi lançado em maio de 1983 pela gravadora da própria da banda, Merciful Release. A banda inicia uma turnê européia e o primeiro show nos Estados Unidos. Os singles "Anaconda" e "Temple of Love" são lançados sem álbum. 

 

O seu primeiro álbum, First and Last and Always foi lançado em 1985. Na turnê de divulgação do disco, Gary e Andrew desentendem-se e Gary abandona a formação. Na última data da turnê, no show do Royal Albert Hall, em Londres, Andrew despede-se do público e tudo indica que, naquele momento, terminava a trajetória do The Sisters of Mercy. Após este fato, transcorreram-se cinco anos de rivalidade e disputas jurídicas. Em princípio ambas as partes concordaram que não usariam o nome The Sisters Of MercyHussey e o baixista Graig Adams deram continuidade na carreira com o nome, The Sisterhood que também era o nome do fã clube do The Sisters of Mercy. Assim, Andrew rapidamente registrou o nome e em seguida lançou o single "Givin Ground", e o álbum, Gift. A disputa pelo nome terminou nos tribunais e a dupla Hussey e Graig teve de batizar sua nova banda como The Mission. A banda The Sisters of Mercy com sua nova formação, com Andrew, a baixista Patricia Morrison e Doktor Avalnche, voltou à ativa em 1987, com o seu terceiro álbum, Floodland, foi lançado em 13 de novembro de 1987.

Com um estilo diferenciado dos anteriores, esse álbum emplacou clássicos como "Dominion", "Mother Rússia" e "This Corrosion". O álbum alcançou a posição 101 na Billboard 200Andreas Bruhn se juntou ao grupo. Tony James substitui Patricia Morrison Tim Bricheno é contratado. O seu quarto álbum, Vision Thing, Foi lançado em 22 de outubro de 1990. Logo após o lançamento do álbum e a turnê, o The Sisters of Mercy entra em conflito com a gravadora. Em 1997 foi gravado um álbum, que foi propositalmente mal feito com a intenção de cumprir e encerrar o contrato com a gravadora EastWest, depois que a empresa concordou em aceitar material gravado sem ouvi-lo primeiro. As gravações nunca foram lançadas oficialmente. Em 2005, Adam Pearson saiu e , com Chris Catalyst entrou no seu lugar. Em 2006, a banda viajou pela Europa e América do Norte com seu novo guitarrista, Ben Christo. Em 2011, a banda comemorou seu 30º aniversário tocando em toda a Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Catalyst anunciou em junho de 2019 que ele havia deixado a banda.

 Rockdigital