

The Sisters of Mercy
É uma banda britânica de Rock Gótico. A banda foi formada em Leeds, Inglaterra, em 1980 por Gary Marx e Andrew Eldritch, movidos pelo desejo de se ouvirem no rádio. Formada por Eldritch na bateria e Marx na guitarra, Keith Fuller nos vocais e Claire Shearsby nos teclados. Essa formação se desfez, e apenas Marx e Eldritch permaneceram, ambos assumindo os vocais. Jon Langford tocou teclado na banda, mas saiu devido à pouca frequência aos ensaios. O nome da banda foi inspirado no filme McCabe & Mrs. Miller, de Robert Altman de 1971, que apresentou a música "Sisters of Mercy" de Leonard Cohen. No final de 1980, o single "Damage Done/Watch/Home of the Hit-men" foi lançado. A banda se reagrupou com Craig Adams no baixo, e a bateria de Eldritch foi substituída por uma drum machine, permitindo que ele se concentrasse apenas nos vocais. A drum machine foi chamada de Doktor Avalanche, um título que continuou com seus numerosos sucessores. Essa formação foi reconhecida como a primeira formação definitiva da banda. A sua primeira apresentação foi no Riley Smith Hall, no Leeds University Union no início de 1981. Como a data exata permanece sem registro, para fins históricos, tanto a banda quanto os fãs costumam comemorar o aniversário do show em 16 de fevereiro de 1981 no Alcuin College, York, que marcou a segunda apresentação da banda. Durante esse tempo, os guitarristas Tom Ashton e Dave Humphrey, foram adicionados. Em 1981, Ben Gunn foi recrutado como o segundo guitarrista. O seu primeiro EP, Alice, foi lançado em março de 1983 de forma independente pela Brain Eater Records.
O seu segundo EP, Reptile House, foi lançado em maio de 1983 de forma independente pelo selo próprio da banda, a Merciful Release. Suas apresentações iniciais ao vivo incluíam muitas versões cover. No final de 1983, após o single de grande sucesso "Temple of Love", a banda assinou um contrato com a WEA. Logo em seguida, Gunn saiu da banda, e foi substituído por Wayne Hussey. A turnê Black October UK de 1984, solidificou o status de culto underground da banda. O seu primeiro álbum, First and Last and Always, foi lançado em 11 de março de 1985 pela Merciful Release. O álbum alcançou a posição 14 na UK Albums Chart. Marx saiu da banda no meio de uma turnê de apoio. A apresentação final da turnê foi no Royal Albert Hall de Londres em 18 de junho de 1985. Adams e Hussey deixaram a banda, e foram substituídos pela baixista americana Patricia Morrison. Hussey e Adams formaram a banda Sisterhood. Eldritch protestou contra o uso do nome Sisterhood por ser muito semelhante ao Sisters of Mercy. Em uma tentativa de parar a banda de Hussey, Eldritch lançou o single "Giving Ground" de sua própria banda, a Sisterhood. A banda de Hussey logo se autodenominou The Mission. Eldritch reativou o Sisters of Mercy, e o seu segundo álbum, Floodland, foi lançado em 16 de novembro de 1987 pela Merciful Release, e alcançou a sexta posição na UK Albums Chart. A próxima encarnação do Sisters of Mercy, apresentou um guitarrista alemão Andreas Bruhn, o baixista Tony James e o guitarrista Tim Bricheno. O seu terceiro álbum, Vision Thing, foi lançado em 22 de outubro de 1990 pela Merciful Release e East West Records.
Em 1991, eles organizaram uma polêmica turnê norte-americana em um ato duplo com o Public Enemy. Temendo um conflito entre os fãs predominantemente brancos do Sisters e os seguidores principalmente negros do Public Enemy, várias cidades proibiram as apresentações, levando ao cancelamento da turnê no meio do caminho. No final de 1991, o baixista James deixou o grupo para seguir carreira solo. Em junho de 1992, Eldritch demitiu Boyd Steemson, que foi o empresário da banda por 10 anos. Bricheno saiu no final do ano e foi substituído em 1993 por Adam Pearson. Bruhn deixou a banda em 1993. Os associados de Eldritch abordaram Gary Marx, para escrever faixas para um novo álbum de estúdio. Marx então se encontrou com Eldritch, que desistiu do projeto sem dizer uma única palavra. Em 1996, a banda foi revivida para vários shows apoiando os Sex Pistols. Em 2005, The Sisters of Mercy recrutou Chris Catalyst como guitarrista, seguido pela adição de Ben Christo na guitarra em 2006. No mesmo ano, a banda embarcou em uma turnê mundial pela América do Norte, Europa e América do Sul. Em 2011, a banda comemorou o seu 30º aniversário tocando em toda a Europa, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Catalyst anunciou em junho de 2019 que ele havia deixado a banda. Pouco depois, o guitarrista australiano Dylan Smith foi recrutado. Em 2023, Smith foi demitido no primeiro dia de sua turnê europeia de outono, e, Kai foi rapidamente recrutado no meio da turnê como novo guitarrista. No mesmo ano, Chris Catalyst voltou a se juntar à banda, assumindo o papel do operador do Doktor Avalanche. Em 2024, o The Sisters of Mercy saiu em turnê no outono, com apresentações nos EUA e Canadá.