top of page
gentle.jpg
Gentle Giant

Foi uma banda britânica de Rock Progressivo. Os irmãos Phil, Derek e Ray Shulman eram descendentes de judeus escoceses. Phil e Derek nasceram em Gorbals, uma área de favela de Glasgow, na Escócia. A família se mudou para Portsmouth, na Inglaterra, onde Ray nasceu. O pai deles era um músico do exército que se tornou trompetista de Jazz, e encorajou seus filhos a aprender vários instrumentos, e eles se tornaram multi-instrumentistas. Durante o início dos anos 1960, Derek e Ray se interessaram em tocar Rhythm and Blues e formaram uma banda. Phil atuou como gerente, e depois se tornou um membro da banda. Em 1966, a banda foi inicialmente chamada de Howling Wolves, Road Runners e depois Simon Dupree and the Big Sound com um som mais Soul / Pop. Como vocalista e frontman, Derek Shulman assumiu o pseudônimo de Simon Dupree. A banda teve brevemente Elton John como pianista. Eles assinaram um contrato com a EMI Records. A banda produziu vários singles sem sucesso antes do seu empresário e da gravadora alterar a direção da banda para um som psicodélico. O seu single, "Kites" alcançou o Top 10 do Reino Unido no outono de 1967. O seu primeiro e único álbum, Without Reservation, foi lançado em 1967. Em 1969, os irmãos Shulman dissolveram a banda para escapar do ambiente da música Pop que os frustrava. O Gentle Giant foi formado em 1970 quando os irmãos Shulman se juntaram a dois outros multi-instrumentistas, Gary Green e Kerry Minnear, além do baterista Martin Smith, que já havia tocado bateria para a Simon Dupree and the Big Sound. A nova banda também contou com três vocalistas principais. Derek, Phil e Minnear.

 

O seu primeiro álbum, Gentle Giant, foi lançado em 27 de novembro de 1970 pela Vertigo Records. De acordo com um encarte que acompanhava o primeiro álbum, o nome da banda era uma referência a um personagem fictício, um gigante gentil que se depara com uma banda de músicos e se encanta com sua música. O seu segundo álbum, Acquiring the Taste, foi lançado em 16 de julho de 1971. Após o lançamento do álbum, Martin Smith deixou a banda, aparentemente por causa de desentendimentos com Ray e Phil Shulman. Ele foi substituído por Malcolm Mortimore.O seu terceiro álbum, Three Friends, foi lançado em 14 de abril de 1972, e alcançou a posição 197 na Billboard 200. Este foi o primeiro álbum conceitual da banda. Em março de 1972, Mortimore se feriu em um acidente de motocicleta. O Gentle Giant contratou John "Pugwash" Weathers. A banda optou por substituir Mortimore por Weathers no final da turnê de abril. O seu quarto álbum, Octopus, foi lançado em 1 de dezembro de 1972, e alcançou a posição 170 na Billboard 200. Foi o álbum de Rock mais pesado da banda até hoje. Antes de embarcar na turnê, a banda tocou em vários shows, abrindo para o Black Sabbath. Na maior parte da apresentação, eles foram vaiados. Após a turnê, Phil Shulman deixou a banda após desentendimentos com seus irmãos. Derek assumiu todos os vocais principais para shows ao vivo, e se tornou o vocalista principal. Como um quinteto, o seu quinto álbum, In a Glass House, foi lançado em 21 de setembro de 1973 como um álbum conceitual. O álbum nunca foi lançado nos EUA. O seu sexto álbum, The Power and the Glory, foi lançado em 22 de setembro de 1974, e alcançou a posição 78 na Billboard 200. Esse foi o terceiro álbum conceitual da banda. A banda assinou contrato com a Chrysalis Records, com quem ficariam pelo resto de sua carreira. O seu sétimo álbum, Free Hand, foi lançado em 22 de agosto de 1975, e alcançou a posição 48 na Billboard 200. O seu oitavo álbum, Interview, foi lançado em 23 de abril de 1976, como um álbum conceitual. O álbum não repetiu o sucesso de seu antecessor, e alcançou a posição 137 na Billboard 200. A essa altura, o Gentle Giant havia se tornado uma banda bem estabelecida na América e na Europa.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Playing the Fool - The Official Live, foi lançado em 18 de janeiro de 1976, e foi gravado durante a turnê europeia do álbum Interview. Nos dois anos seguintes, a banda abandonou gradualmente muitos de seus estilos para tentar escrever música Pop mais simples e tentar criar singles de sucesso. O seu nono álbum, The Missing Piece, foi gravado na Holanda e lançado em 26 de agosto de 1977. O álbum alcançou a posição 81 na Billboard 200. O seu décimo álbum,  Giant for a Day!, foi lançado em 11 de setembro de 1978, em que todos os antigos estilos de Rock Progressivo foram eliminados em favor do Soft Rock. Em 1979, o Gentle Giant mudou seu centro de operações para Los Angeles para gravar o seu décimo primeiro álbum, Civilian, que foi lançado em 3 de março de 1980. No verão de 1980, a banda se desfez. O Gentle Giant fez seu último show no Roxy Theatre em West Hollywood, na Califórnia, em 16 de junho de 1980. O baterista original da banda, Martin Smith faleceu em 2 de março de 1997. Nesse mesmo ano, a base de fãs do Gentle Giant tentou, sem sucesso, persuadir os membros a realizar um show de reunião. Em 2005, para comemorar o 35º aniversário da banda, foi lançado uma série de CDs remasterizados digitalmente. Em 2008, uma reunião parcial do Gentle Giant envolveu a criação de uma nova banda chamada Rentle Giant, para tocar o material do Gentle Giant. Esta banda apresentava ex-membros guitarrista Gary Green e baterista Malcolm Mortimore, e recrutaram três músicos. Em março de 2009, Green e Mortimore se juntaram a Kerry Minnear e mudaram o nome da banda para Three Friends. Após uma curta turnê, foi anunciado que Minnear estava deixando a banda por motivos pessoais, e que o Three Friends planejava continuar como um sexteto. Em 2015, a banda era composta por Green, Mortimore, Glasson, Neil Angilley e Jonathan Noyce. Eles não se apresentaram ao vivo desde então. Ray Shulman faleceu em Londres no dia 30 de março de 2023, após lutar contra uma longa doença.

bottom of page