Herva Doce

Foi uma banda de Hard Rock brasileira. A banda foi formada em 1982, durante o carnaval, quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram uma fita demo com quatro canções "Volta Meu Bem", "Ganhei um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido". Como "Volta Meu Bem" estava sendo bem executada na Rádio Cidade, Marcelo e Renato foram chamados pela EMI-Odeon para uma entrevista, posteriormente sendo contratados, mas com a condição de que fosse formada uma banda com eles. O primeiro baterista Sérgio Della Mônica era da banda de apoio de Ney Matogrosso, que participou da gravação do primeiro single do Herva Doce, "Volta Meu Bem" e "Ganhei Um Avião". Com a saída de Della Mônica, devido às suas obrigações com Ney Matogrosso, a banda foi reformulada com Paul De Castro inicialmente no baixo, depois guitarra, Roberto Lly no baixo e Pena  na bateria.

 

Em novembro de 1982 lançaram o seu álbum de estreia, Herva Doce, agora com Paul de Castro na guitarra. A canção de maior sucesso desse álbum foi "Erva Venenosa" versão de "Poison Ivy", uma canção de 1959 do conjunto The Coasters. O seu segundo álbum, Herva doce, foi lançado em 1983, com pouco sucesso na midia. Em 18 de junho de 1983, a banda abriu o show do Kiss no estádio do Maracanã, e no Maracanazinho, o Herva Doce também abriu para o Van Halen. A banda assinou um contrato com a gravadora RCA. Nessa época, a formação da banda era Renato Ladeira nos teclados e vocais, Fred Maciel na bateria e vocais, Roberto Lly no baixo e vocais, e Marcelo Sussekind na guitarra e vocais. Em 1985, o Herva Doce e a banda Roupa Nova, lançaram o compacto promocional.

 

O compacto foi lançado pela RCA em parceria com o Bob's. O seu segundo álbum, Amante Profissional, foi lançado em 1985. A faixa-título "Amante Profissional", foi um grande sucesso. Em 1986, lançaram o seu terceiro e último álbum de estúdio, Desastre Mental, O álbum também não gerou nenhuma musica de sucesso. A banda gravou o single, "Faz parte do meu show", escrita por Renato Ladeira em parceria com Cazuza. a banda encerrou suas atividades no ano seguinte. No dia 12 de agosto de 2015, Renato Ladeira morreu, devido a uma parada cardiorrespiratória. No dia 1 de dezembro de 2016, o baixista Roberto Lly morreu aos 57 anos.

 

 Rockdigital