The Human League

É uma banda britânica de New Wave/Synthpop. Na cidade inglesa de Sheffield, dois jovens programadores de computadores, Martyn Ware e Ian Craig Marsh, resolveram montar uma banda, inspirados no Kraftwerk. Após alguns meses de economia, compraram um antigo teclado Korg e começaram a estudar o equipamento, já que não entendiam nada de música. Eles formaram a banda The Dead Daughters, Nessa época, o cantor era Adi Newton. O grupo mudou de nome para The Future e viajaram para Londres, na esperança de conseguirem algum contrato. Adi saiu e foi substituído por Phil Oakey que também não tinha muita experiência musical, pois era enfermeiro. Novamente mudaram o nome da banda para The Human League, nome tirado de um jogo de ficção-científica chamado Star Force. Acabaram conseguindo um contrato com a gravadora escocesa Fast Records lançaram o single "Being Boiled". O single atraiu a atenção e teve ótimo apoio da crítica. O grupo resolveu fazer seu primeiro show, o que aconteceu no dias 12 de junho de 1978 no Bar 2. A apresentação foi traumática, em parte pela precariedade dos equipamentos e pela pouca técnica dos músicos. 

O medo de tocar ao vivo acabou sendo solucionado quando apareceu Adrian Wright, que mexeu na parte visual da apresentação, colocando telões no palco, mostrando trechos de séries de televisão e filmes. O grupo acabou aceitando um convite para abrir os shows do Siouxsie and the Banshees. A banda assinou contrato com a Virgin Record em 1979. O seu  primeiro álbum, Reproduction, foi lançado em outubro de 1979. O álbum ficou na posição 34 na UK Albums Charts. No dia 15 de maio, o grupo começou uma turnê pelo Reino Unido. Adrian Wright era agora um membro do Human, convertido a um quarteto. Nesse mesmo mês é lançado o seu segundo álbum, Travelogue, que estreou na posição 16 na UK Albums ChartsIan e Martyn deixaram o Human League. Phil convidou duas jovens dançarinas para integrarem a nova formação. Ele as encontrou na boate Crazy Daisy em Sheffield. Joane Catherall e Susan Sulley eram as novas caras da banda. Oakey teve então a idéia de agregar mais dois músicos ao grupo, Ian Burden e Jo Callas. O sucesso começou a chegar quando a canção "Love Action", alcançou a posição 3 das paradas de singles no Reino Unido. 

 

A banda lançou o quarto single do álbum, "Don't You Want Me", que alcançou o topo das paradas na Inglaterra e o Human League se tornou a grande sensação do ano. É uma das 25 canções mais bem sucedidas da história do rock. O álbum, Hysteria, foi lançado em 1984 e alcançou a posição 3 na UK Albums Charts. O seu quinto álbum, Crash, foi lançado em 8 de Setembro de 1986. O primeiro single do álbum, "Human", tornou-se o segundo número um da banda na Billboard Hot 100 dos EUA e seu primeiro hit no Top 10 do Reino Unido  Após uma grande turnê, Ian Burden anunciou que estava de saída e a banda sumiu durante o ano de 1987. Em 1990 lançaram o seu sexto álbum, Romantic?, que foi um fracasso comercial. Eles ficaram cinco anos sem lançar um trabalho e acabaram dispensados pela Virgin em 1992, o que arrasou o trio. Em 1994, a East West Record assinou com a banda e em 1995 eles lançaram o seu sétimo álbum, Octopus, depois de cinco anos. O oitavo álbum de estúdio da banda, Secrets, foi lançado em 2001 pela Papillon Records. Em 2005, a banda se apresentou no Brasil. O seu nono álbum, Credo, foi lançado digitalmente nos Estados Unidos em 16 de agosto de 2011, com um lançamento físico uma semana depois. No final de 2012, a banda realizou a XXXV Tour na Europa e no Reino Unido, para comemorar 35 anos de existência da banda.

 Rockdigital