top of page
Human League - Don't You Want Me
00:00 / 00:25
The Human League

É uma banda britânica de New Wave Synthpop. Na cidade inglesa de Sheffield, Martyn Ware e Ian Craig Marsh, jovens programadores de computador, resolveram montar uma banda, inspirados no Kraftwerk. Após alguns meses de economia, compraram um antigo teclado Korg e começaram a estudar o equipamento, já que não entendiam nada de música. Eles formaram a banda The Dead Daughters, com o vocalista Adi Newton. A banda mudou de nome para The Future e viajaram para Londres, na esperança de conseguirem algum contrato. Adi saiu e foi substituído por Phil Oakey que também não tinha muita experiência musical, pois era enfermeiro. Novamente mudaram o nome da banda para The Human League, nome tirado de um jogo de ficção-científica chamado Star Force. Eles conseguiram um contrato com a gravadora escocesa Fast Records e lançaram o single "Being Boiled". O single atraiu a atenção e teve ótimo apoio da crítica. O seu primeiro show foi no dias 12 de junho de 1978 no Bar 2. A apresentação foi traumática, em parte pela precariedade dos equipamentos e pela pouca técnica dos músicos. O medo de tocar ao vivo acabou sendo solucionado quando apareceu Adrian Wright, que mexeu na parte visual da apresentação, colocando telões no palco, mostrando trechos de séries de TV e filmes. A banda ceitou um convite para abrir os shows do Siouxsie and the Banshees, e assinou um contrato com a Virgin Record em 1979.

 

O seu  primeiro álbum, Reproduction, foi lançado em 5 de outubro de 1979. O álbum ficou na posição 34 na UK Albums Chart. No dia 15 de maio, a banda começou uma turnê pelo Reino Unido. Adrian Wright era agora um membro da Human, convertido a um quarteto. O seu segundo álbum, Travelogue, foi lançado em 16 de maio de 1980, que estreou na posição 16 na UK Albums ChartIan e Martyn deixaram o Human League. Phil convidou duas jovens dançarinas para integrarem a nova formação. Ele as encontrou na boate Crazy Daisy em Sheffield. Joane Catherall e Susan Sulley eram as novas caras da banda. Oakey teve então a idéia de agregar os músicos, Ian Burden e Jo Callas nos sintetizadores. O seu terceiro álbum, Dare, foi lançado em 16 de outubro de 1981. A canção "Love Action (I Believe in Love)", alcançou a terceira posição na UK Singles ChartA banda lançou o quarto single do álbum, "Don't You Want Me", que alcançou o topo na UK Singles Chart e o Human League se tornou a grande sensação do ano. É uma das 25 canções mais bem sucedidas da história do Rock. O seu quarto álbum, Hysteria, foi lançado em 7 de maio de 1984, e alcançou a terceira posição na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Crash, foi lançado em 8 de Setembro de 1986. O primeiro single do álbum, "Human", se tornou o segundo número 1 da banda na Billboard Hot 100.

 

Após uma grande turnê, Ian Burden anunciou que estava de saída e a banda sumiu durante o ano de 1987. O seu seu sexto álbum, Romantic?, foi lançado em 17 de setembro de 1990, que foi um fracasso comercial. Eles ficaram 5 anos sem lançar um trabalho e acabaram dispensados pela Virgin em 1992Em 1994, a East West Record assinou com a banda. O seu sétimo álbum, Octopus, foi lançado em 23 de janeiro de 1995, e alcançou a sexta posição na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum de estúdio, Secrets, foi lançado em 6 de julho de 2001 pela Papillon Records, composto por Oakey, Catherall e Sulley e Neil Sutton nos teclados. Em 2005, a banda se apresentou no Brasil. O seu nono álbum, Credo, foi lançado em 21 de março de 2011 pela Wall of Sound. No final de 2012, a banda realizou a XXXV Tour na Europa e no Reino Unido, para comemorar 35 anos de existência da banda. Em 2016, a banda realizou a sua turnê A Very British Synthesizer Group pela Europa e Reino Unido. No inverno de 2018, eles realizaram uma extensa Red Tour pela Europa e Reino Unido. O seu décimo terceiro álbum de compilações, Essential, foi lançado em 5 de junho de 2000 pela Universal Music, de seus anos na Virgin Records, como um álbum triplo. O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart..

bottom of page