James Taylor

James Vernon Taylor nasceu em Boston no dia 12 de março de 1948. É um músico americano. Em 1963, James entrou na Milton Academy, uma escola preparatória em Massachusetts. No primeiro verão ele conheceu Kootch Kortchmar, enquanto morava em Martha's Vineyard, e os dois formaram uma dupla country. James abandonou a escola com 16 anos e, junto a seu irmão, Alex, formou um conjunto. James sofreu de depressão ainda jovem e teve que se internar no McLean Psychiatric Hospital em Massachusetts. Após ter alta, foi para Nova York e em 1966 formou seu novo conjunto, The Flying Machine, junto a Kortchmar e Joel O'Brien. Eles tocaram em Greenwich Village e conseguiram um contrato com uma pequena gravadora, Rainy Days Records. Eles conseguiram lançar um single. O disco não teve bons resultados e o conjunto se dissolveu no ano seguinte. Em 1968, Taylor se mudou para Londres e foi contratado pela Apple Records após ter dado uma demo a Peter Asher que trabalhava para os Beatles e tinha mostrado a fita a Paul McCartney que gostou da música, e o seu primeiro álbum, James Taylor foi lançado em 6 de dezembro de 1968. O álbum foi produzido por Paul McCartney. Em 1969, a Apple entrou num período de dissolução.

 

Peter Asher se mudou para a Califórnia e James seguiu seus passos para gravar seus próximos dois projetos. James assinou um novo contrato com a Warner WEA. Com vocais serenos, naturais, introduziu o que foi chamado nos anos 1970 de Sweet beat folk. O seu segundo álbum, Sweet Baby James, foi lançado em fevereiro de 1970. O seu terceiro álbum, Mud Slide Slim and The Blue Horizon, foi lançado em abril de 1971 e a canção de Carole King, "You’ve got a Friend", que ganhou o Grammy Award  Melhor Performance Vocal Pop Masculina  e Carole King ganhou pela Canção do Ano. O seu sexto álbum, Gorilla, foi lançado em maio de 1975. O Sucesso foi instantâneo com a canção, "Mexico". O seu sétimo álbum, In the Pocket, foi lançado em junho 1976. O maior sucesso do álbum foi a canção, "Shower the People" que James Canta com Carly Simon. O álbum chegou ao Top 20. O seu oitavo álbum, JT, foi lançado em junho de 1977, e chega a Top 5 na Billboard 200. O single "Handy Man" alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100, e recebe outro Grammy Award de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. Em setembro de 1979, James e Carly Simon se apresentaram no Madison Square Garden no concerto No Nukes, contra armas nucleares. O seu décimo primeiro álbum, That's Why I'm Here, foi lançado em outubro de 1985.

 

James Taylor protagonizou um dos momentos mais emocionantes da primeira edição do Rock in Rio 1 no Brasil. O seu décimo segundo álbum, Never Die Young, foi lançado em janeiro de 1988. Durante os próximos anos James continua dar concertos pelo mundo e o seu décimo-terceiro álbum, New Moon Shine, foi lançado em 24 de setembro de 1991. O álbum ficou nas paradas quase um ano. O seu primeiro álbum ao vivo, LIVE, foi lançado em agosto de 1993 como álbum duplo. O seu décimo quarto álbum, Hourglass, foi lançado em 20 de maio de 1997, e chega no Top 10 nos EUA. No dia 25 de fevereiro de 1998, James recebe o Grammy Award de Melhor Pop Álbum do ano. James participou da terceira edição do Rock in Rio no Brasil em 2001. O seu décimo quinto álbum, October Road, foi lançado em 13 de agosto de 2002. De 28 a 30 de novembro de 2007, James, acompanhado por Carole King, foi a atração principal de uma série de seis shows no Troubadour. As apresentações marcaram o 50º aniversário do local. O seu décimo nono álbum, Before This World, foi lançado em 16 de junho de 2015 pela Concord Records. Após uma espera de 45 anos, James ganhou seu primeiro álbum em primeiro lugar na Billboard 200. O seu vigésimo álbum, American Standard, foi lançado em 28 de fevereiro de 2020, e estreou na quarta posição na Billboard 200.

 Rockdigital