Jane's Addiction

É uma banda americana de metal alternativo. A banda nasceu na Califórnia, em 1985, após a desintegração da banda anterior de Perry Farrell, a Psi Com. A banda foi formada por Farrell no vocal, Eric Avery no baixo e Dave Navarro na guitarra. Após a entrada do baterista Stephen Perkins, eles começaram a fazer pequenos concertos na região e rapidamente chamou a atenção. A banda lançou o seu álbum de estreia, Jane’s Addiction, pela Triple XXX. O álbum foi gravado ao vivo em um concerto no Roxy Theatre, em Los Angeles. A banda assinou um contrato com a  Warner Bros. O seu primeiro álbum de estúdio, Nothing's Shocking, foi lançado em 23 de agosto de 1988. O álbum alcançou a posição 103 na Billboard 200. O single "Jane Says" alcançou a posição 6 na Billboard Modern Rock Tracks. O seu terceiro álbum, Ritual de lo Habitual, foi lançado em 21 de agosto de 1990. Farrel se desdobrava para participar da turnê e dar conta da organização do festival de rock itinerante Lollapalooza. Além disso, o grupo enfrentava problemas com drogas e os conflitos entre Navarro e Farrel ficaram insuportáveis. O Jane's Addiction tocou seus últimos shows na Austrália e no Havaí antes de se separarem. Cada integrante seguiu o seu caminho.

 

Foram seis anos separados, até que a gravação de uma canção para a trilha sonora do filme O Rei da Rádio os uniu novamente. Em 1997, o Jane’s Addiction estava oficialmente de volta com a turnê It’z My Party, nos Estados Unidos e Canadá. Como Eric Avery não participou do retorno da banda, o baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers assumiu a função. A banda lançou o álbum, Kettle Whistle, com versões ao vivo das canções de maior sucesso da carreira e algumas demos nunca gravadas.  pararam novamente e todos voltaram a se dedicar a outros projetos. Em 2001, mais uma tentativa da volta da banda. Farrel e Perkins foram os primeiros a se reunir, depois Dave Navarro se juntou ao grupo com o novo baixista Chris Chaney. Eles entraram em estúdio para a gravação do terceiro álbum, Strays, lançado em 22 de julho de 2003. O álbum alcançou o topo no ranking de álbuns alternativos da Billboard. A banda passou o ano de 2003 em uma extensa turnê mundial, incluindo uma turnê nos EUA do Lollapalooza. O Jane's Addiction mais uma vez se separou no final do ano depois de cancelar várias apresentações.

No dia 23 de Abril de 2008, houve mais uma reunião da banda. Desta vez em Los Angeles, para receber o prêmio NME Awards, com a presença de Eric Avery que não tocava com a banda desde 1991. O prêmio do Jane's Addiction foi o Godlike Genius, sendo homenageada por seu destaque no cenário do Heavy Metal alternativo. O Jane's Addiction se apresentou no Voodoo Fest no City Park em Nova Orleans, Louisiana, durante o fim de semana de Halloween em 2009. O concerto foi filmado e um ano depois foi lançado o álbum, Live Voodoo DVD. A banda começou a trabalhar com o baixista Duff McKagan do Guns N 'Roses. Em abril de 2010, a banda se apresentou no Rock in Rio, em Madri, na Espanha. Em setembro de 2010, McKagan deixou a banda. O quarto álbum de estúdio, The Great Escape Artist, foi lançado em 18 de outubro de 2011. O álbum é o primeiro desde a sua reunião 2008, e apresenta o multi-instrumentista Dave Sitek no baixo, ao lado de Chris Chaney, que voltou para a banda durante a gravação. Um ano antes da gravação do álbum, Duff Mckagan, se juntou à banda por nove meses e ajudou a banda compondo algumas das canções contidas neste álbum.

 Rockdigital